Muitos testes, mudanças e novidades marcaram o treino do Tupi na manhã desta quinta-feira, 15, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O treinador Felipe Surian comandou uma atividade em campo reduzido, e posteriormente, com a utilização de praticamente todo o gramado, utilizou o meia Danilo na vaga de Luizinho, que deixou o clube. Outro atleta que vinha sendo testado no time titular e não participou da atividade com o restante do elenco foi o meia Ulisses, que apontou um desconforto no tornozelo e foi poupado da atividade. Ygor foi o escolhido para substituí-lo e atuou pela primeira vez entre os titulares.
O técnico também anunciou que mais dois jogos-treino estão sendo programados além do que será realizado neste sábado, 17, contra o Atlético Rio, às 10h, no Estádio Municipal. No dia 21, o Carijó enfrentará o Tigres do Brasil, do Rio de Janeiro, fora de casa. Já no dia 24, o Alvinegro irá encarar o Bangu, a princípio em Juiz de Fora.
A equipe com colete na atividade foi formada por Gleysson; Paulo Roberto, Silvio, Mailson e Thiaguinho; Genalvo, Noé, Marco Goiano e Danilo; Ygor e Daniel Morais. Já no time teoricamente reserva atuaram Gonçalves; Osmar, Davi, Fabrício Soares e Felipe de Paula; Claudinei, Albert, Paulinho; Hugo Sanchez, Rafael Assis e Ademilson.
Na segunda metade, Surian fez algumas mexidas. Fabrício Soares e Ademilson entraram nas vagas de Mailson e Daniel Morais. Paulo Roberto assumiu o lugar de Genalvo e Osmar foi para a lateral. Marco Goiano foi testado pela segunda vez na semana na lateral esquerda. Paulinho ocupou sua posição no meio campo titular.
Surian, sobre Luizinho: “Fica quem realmente quiser”
Em relação ao desligamento de Luizinho, o comandante carijó afirmou que permanece no clube quem quer e que já está em negociações avançadas com um possível reforço para repor a saída do jogador: “O clube é muito aberto aos atletas desde o primeiro contato e eu deixei bem claro para eles que vai ficar quem realmente quiser. Eu recebi a notícia de que ele queria ir para outro lugar, não sei para onde, mas as portas eu sempre deixei aberta. Vão ficar aqui os que vestirão a camisa com garra e que darão o seu melhor pelo Tupi. Já entrei em conversa para tentar finalizar o negócio, mas o atleta tem que chegar a Juiz de Fora, passar por exames médicos, para ai sim anunciar a contratação”, disse Surian.
Luizinho foi anunciado já nesta quinta pelo Social, equipe que disputa o Módulo II do Campeonato Mineiro.
Disputa no ataque e volta do capitão
Sobre a opção por Danilo para a posição, Surian rasgou elogios ao atleta, mas garantiu que tanto ele, como Ygor, que atuou pela primeira vez como titular, terão que mostrar trabalho para permanecerem entre os 11: “O Danilo é um excelente jogador, não é à toa que foi o artilheiro do Módulo II, e com a saída do Luizinho ficou com o caminho livre para podermos melhor avaliá-lo. O Ygor eu já conhecia um pouco mais por ter trabalho comigo em 2013, mas os dois vão ter que trabalhar para buscar o seu espaço dentro da equipe porque eu estou dando oportunidade para todos”.
Danilo e Ygor formaram a dupla de ataque do Nacional de Muriaé na temporada passada, e o atacante Ygor comentou sobre o entrosamento dos dois e da briga pela vaga no ataque carijó: “Eu e Danilo temos uma combinação bem entrosada desde do Nacional e espero usar isso da melhor maneira possível para o Tupi. A disputa é sadia mas o que é legal é que lutamos pelo melhor. Sabemos que eu, Ulisses, Rafael Assis e todos os outros temos qualidade para ser titular, por isso temos que jogar bem mais, e isso ajuda o Tupi”.
Apesar dos inúmeros testes, chamou atenção também a volta de um dos símbolos da equipe alvinegra aos treinamentos. O zagueiro Fabrício Soares, que estava com um incômodo no calcanhar esquerdo, participou do coletivo e se mostrou confiante com o grupo formado, apesar do alto número de mudanças: “Estou fazendo tratamento e também treinando para manter o ritmo. Já fiz exame e o médico dará uma olhada nesta sexta. Treinar com dor é terrível mas até então a dor está suportável. A mudança de grupo como ocorreu é ruim, ficaram muito poucos, mas a rapaziada já está ajustando, o Felipe está dando muito treino com bola o que ajuda na adaptação e eu acredito que vamos nos dar bem esse ano”, concluiu o zagueiro.
Texto: Guilherme Fernandes
Fotos: Toque de Bola