Superliga B: JF Vôlei terá time mais jovem e nova casa em Juiz de Fora!

Após o título, JF Vôlei terá uma equipe jovem na Superliga B

O JF Vôlei já tem as datas do primeiro – e principal – compromisso de 2022. A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) divulgou a tabela da 11ª edição da Superliga B, que começa em 22 de janeiro. Dez times disputam as duas vagas na elite do vôlei nacional na temporada 2022/2023.

No caso do JF Vôlei, a novidade é voltar a jogar em Juiz de Fora. De acordo com a tabela divulgada pela CBV, a equipe vai mandar as partidas no Ginásio da Academia. Questionado pelo Toque de Bola, o JF Vôlei informou que deve informar em breve todos os detalhes sobre os jogos em casa.

Jogou fora

Por conta da pandemia, o time atuou fora de casa em todas as partidas da Superliga 2020/2021. Os jogos como mandante foram realizados no Ginásio do Riacho, em Contagem, inclusive a decisão contra o Brasília onde conquistou o campeonato inédito.

O Toque de Bola conversou com o gestor do projeto, professor Maurício Bara Filho, sobre a montagem do time, o novo peso da fase de classificação e as expectativas para mais uma temporada “dura” na competição nacional.

Os concorrentes

Na temporada 2021/2022, dez times disputam a competição. Confira abaixo quais são, os ginásios e as cidades e onde vão mandar as partidas, conforme a CBV divulgou na Tabela Oficial da Superliga Masculina 2021-2022.

  • JF Vôlei – Colégio Academia, Juiz de Fora (MG)
  • SMEL/ASPMA/Berneck – Rodrigo Pereira Gomes, Araucária (PR)
  • Vila Nova F.C./AEGB – Rio Vermelho, Goiânia (GO)
  • Vôlei Futuro/Araçatuba – Plácido Rocha, Araçatuba (SP)
  • Niterói Vôlei – Colégio Plínio Leite, Niterói (RJ)
  • Aprov Chapecó – Ivo Silveira, Chapecó (SC)
  • Instituto Cuca – Cuca José Walter, Fortaleza (CE)
  • Suzano Vôlei – Arena Suzano, Suzano (SP)
  • Uberlândia Vôlei/Praia Clube/ Sada – Ginásio Poliesportivo General Rubens Mário, Araguari (MG)
  • Minas Náutico – Arena Minas, Belo Horizonte (MG)
Tabela mostra Ginásio do Colégio Academia como local dos jogos do JF Vôlei na Superliga B 2021/2022 Imagem: CBV/Reprodução

 

O grupo possui o JF Vôlei, SMEL/ASPMA/Berneck, Vila Nova, Vôlei Futuro e Niterói Vôlei que disputaram a última temporada da Superliga B. E os “novatos” Aprov/Chapecó, Minas Náutico, Uberlândia Vôlei/Praia Clube/Sada, Suzano Vôlei e Instituto Cuca que conquistaram a vaga na disputa da Superliga C neste ano.

“Eu espero uma Superliga B muito dura, muito equilibrada. A gente não tem o mapeamento completo ainda, mas Superliga B sempre reserva alguma surpresa. A equipe que está mais preparada agora, nesse momento, talvez seria o Suzano por ter jogado o Campeonato Paulista junto com o Vôlei Futuro e classificou na Superliga C muito bem, tem três ex-jogadores nossos, o Gustavo, o Celestino e o Dayan. Mas o equilíbrio vai ser a tônica da Superliga B”, analisou Maurício Bara.

As novidades do regulamento

Na Superliga B, as equipes jogam entre si em turno único. A fase classificatória termina em 19 de março. As quatro melhores nos nove jogos avançam às semifinais, realizadas em melhor de três jogos, previstos para 26 de março, 2 de abril e, se necessário, 5 de abril. Assim como neste ano, a decisão é em jogo único, marcado para 9 de abril de 2022.

Em 2021, JF Vôlei e Niterói se enfrentaram nas 4ªs de final

O formato será diferente dos últimos anos: sem quartas de final, com quatro avançando às semifinais e quatro rebaixados para a Superliga C, como avaliou Maurício Bara ao Toque de Bola.

“Nesse ano, não vamos ter quartas de final, a gente avança com quatro equipes para as semifinais para disputar a vaga na Superliga. E as quatro últimas caem. Quatro vão brigar pelas semifinais, quinto e sexto se safam e o sétimo, oitavo, nono e décimo caem”.

Segundo o gestor do projeto , o novo formato deixa a fase classificatória ainda mais decisiva para as pretensões de todas as equipes envolvidas.

“Não vai ser anormal se chegar na última rodada, uma equipe em sexto ou em quinto, brigando para, se ganhar, ir para as semifinais ou se perder correr o risco de ser rebaixado. No ano passado, a gente colocou um peso muito grande de ficar em 1º ou 2º lugar e decidir em casa. Quando a gente sabia que não iria jogar mais aqui, decidir dentro de Minas Gerais. O peso na fase classificatória vai ser enorme. Cada jogo, mais que nunca, será uma grande decisão”, ponderou. 

O time

Após confirmar o comando do time na temporada será do treinador Daniel Schimitz, o JF Vôlei anunciou os três primeiros nomes da nova equipe nas redes sociais

Foi a confirmação da permanência de três jogadores da base que fizeram parte da equipe que venceu a Superliga B 2020/2021: o ponteiro Emerson Almeida (à esquerda), de 19 anos, o levantador Kolber Aguiar (ao centro), de 17 anos, e o líbero Yan Foresti, 19 (à direita).

Primeiros jogadores anunciados JF Vôlei Superliga B
Foto: JF Vôlei/Instagram

“Nós temos esses três garotos que já estavam com a gente, no entanto estão muito bem preparados para mais um ano, o Yan, o Kolber e o Emerson. A nossa categoria de base ainda não está preparada para enfrentar uma competição tão dura como a Superliga B. Outros atletas da categoria de base serão inseridos nos treinamentos”, explicou Maurício Bara.

Montagem do grupo

Sobre a montagem do grupo, o gestor do projeto não divulgou nomes. No entanto, destacou a responsabilidade que guia as escolhas e antecipou uma característica: a juventude. 

“A gente está trazendo reforços dentro da nossa capacidade financeira, um problema que a gente sempre teve e a gente vai se ajustando. Então nós vamos ter um grupo com boas novidades. Eu adianto que o grupo que será montado e anunciado nos próximos dias, será um grupo bem jovem, ainda mais jovem que o da temporada passada”, comentou. 

JF Vôlei na Fase Classificatória  

A equipe fará cinco jogos como mandante e quatro como visitante. As duas primeiras partidas serão em casa. Em compensação, a rodada decisiva será longe de Juiz de Fora. Confira a tabela: 

  • 22 de janeiro: JF Vôlei x Minas Náutico – Juiz de Fora
  • 29 de janeiro: JF Vôlei x Niterói Vôlei – Juiz de Fora
  • 05 de fevereiro: Uberlândia Vôlei x JF Vôlei – Araguari
  • 12 de fevereiro: JF Vôlei x Vôlei Futuro – Juiz de Fora
  • 19 de fevereiro: Suzano Vôlei x JF Vôlei – Suzano
  • 24 de fevereiro: JF Vôlei x Vila Nova – Juiz de Fora
  • 05 de março: Instituto Cuca x JF Vôlei – Fortaleza
  • 12 de março: JF Vôlei x SMEL/ASPMA/Berneck – Juiz de Fora
  • 19 de março: Aprov Chapecó x JF Vôlei – Chapecó

Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira, com informações da CBV e do JF Vôlei

Fotos: Fernando Pilan/Instagram; JF Vôlei/Instagram; CBV/Reprodução; @niteroivolei/reprodução

Deixe seu comentário