Um jovem juiz-forano está prestes de realizar o sonho da maioria dos jogadores de futebol do país, vestindo a camisa da Seleção Brasileira em um torneio oficial.
O meia-atacante Guilherme Silva, de 16 anos, filho do ex-atacante de Tupi e Sport na década de 80, Claudinho, está na Granja Comary, em Teresópolis, treinando com os convocados do Brasil sub-17.
A Seleção Brasileira sub-17 para nascidos no ano de 2003 foi convocada pelo técnico Dudu Patetuci no dia 28 de março. Foram chamados 20 atletas para o Torneio Internacional de Montaigu, na França, para onde o grupo embarca na quinta, dia 11.
Guilherme não estava nessa convocação inicial, mas foi escolhido para ser avaliado em Teresópolis, como explica o pai do atleta juiz-forano, Claudinho. Antes de defender o Botafogo, o atleta já vestiu, na base, as camisas de Vasco e Fluminense.
Pré-selecionado
“Ele está pré-selecionado. O treinador ainda está definindo os atletas que vão para a França. Existe uma base, já convocada, e ele esta em um período de avaliação por terem considerado que está no mesmo nível desses outros. Está treinando com o grupo, e vivemos a expectativa de que ele viaje”, observa o ex-ponta alvinegro.
Guilherme está na Granja Comary desde o dia 4 de abril, onde a Seleção fica até partir para a Europa. O jovem juiz-forano atua pelo Botafogo uma categoria acima de sua faixa etária “e, mesmo se não for à França, só a experiência atual já vale”, diz o pai.
“O mais importante é que ele foi chamado, e a gente percebe que está no mesmo nível. Tem feito bons campeonatos, jogando na categoria 2002 e ele é 2003. Estamos muito felizes com tudo que está acontecendo. É uma experiência, uma vivência enorme para ele”, comemora Claudinho.
Clique abaixo e veja matérias já publicadas pelo Toque de Bola sobre Guilherme
A conquista da Taça GB pelo Vasco
Tradicional
A Seleção sub-17 estreia no Torneio de Montaigu no dia 16, quando enfrentará o México, na abertura do Grupo A. Dois dias depois, pega a Espanha. O encerramento da primeira fase será no dia 20 de abril, contra os donos da casa. No grupo B estão o atual campeão Portugal, além de Argentina, Inglaterra e Costa do Marfim. O primeiro colocado de cada chave se classifica para a final da competição.
“É um torneio tradicional da Europa, com grandes seleções. Será muito importante para dar experiência a esses jogadores nascidos em 2003. Pelo nível dos enfrentamentos, é quase uma Copa do Mundo da categoria. Quanto mais oportunidades esses atletas tiverem de vestir a camisa da Seleção Brasileira internacionalmente, mais preparados eles estarão no futuro”, considera o técnico Dudu Patetuci.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos com informações da CBF
Fotos: arquivo pessoal Guilherme Silva