A participação do Sport Club no Campeonato Mineiro sub-20 está oficialmente descartada. A Federação Mineira de Futebol divulgou em seu site nesta segunda-feira, 29, os 13 clubes que irão disputar o torneio e o time juiz-forano não está entre eles. Amarílio Arrila, coordenador do projeto de futebol do Verdão, assume a responsabilidade pelo erro, mas garante a continuidade da parceria entre ele e o clube da avenida Rio Branco.
Logo após o Toque de Bola publicar o anúncio da participação do Sport no Campeonato Mineiro sub-20, entre os planos na retomada do futebol no clube, a Federação entrou em contato com a redação para desmentir categoricamente essa possibilidade.
Oficialmente fora
A publicação no site da Federação informa sobre a realização do Conselho Técnico para o Campeonato Mineiro Sub-20 de 2016, ocorrida na tarde desta segunda-feira, 29. A reunião contou com a presença dos 13 clubes que farão parte da competição desta temporada e discutiu questões pertinentes para a realização da edição deste ano.
Participam do torneio em 2016: América, Araxá, Arsenal, Atlético, Tricordiano, Cruzeiro, Coimbra, Betinense, Guarani, Jacutinga, Minas Boca, Santarritense e Villa Nova.
O campeonato começa em 26 de março. As equipes participantes jogarão em turno único, com todos os times se enfrentando ao menos uma vez. A primeira fase se encerra no dia 28 de maio e os seis melhores classificados avançam para a sequência do torneio.
Após uma pausa em decorrência do Campeonato Brasileiro Sub-20, as equipes voltam a campo pelo estadual no dia 30 de julho para a disputa do Hexagonal Final. Na fase decisiva do campeonato, os times jogam em dois turnos, sendo coroado o grande Campeão Mineiro Sub-20 aquele que obtiver melhor aproveitamento na segunda etapa da competição.
Posicionamento do clube
Walmir Evangelista dos Santos, diretor de esportes do Sport, confirmou que, apesar de enviar um representando do clube a reunião para tentar acertar o ingresso do clube na competição, a participação neste ano não será possível: “Realmente os erros acontecem, infelizmente. Quando nós fizemos essa parceria com o Arrila, houve alguns erros de comunicação, porque ele achou que nós do clube estávamos juntando a documentação, quando na realidade quem é encarregado disso são justamente as pessoas que estão à frente do projeto. Então, por conta de não conseguirmos mandar a documentação a tempo, fica inviável a participação no campeonato este ano. Nós até enviamos um representante no Conselho Técnico, o Cláudio Henrique Soares, que é do Santa Cruz, e nos representou através de procuração, mas por não ter nada por escrito do clube na Federação, não foi possível a inscrição. Eu até conversei com o Paulo Bracks e ele disse que se tivéssemos enviado as coisas antes poderíamos participar”, explica.
Amarílio Arrila, coordenador do projeto de futebol, assume a responsabilidade pela não participação do clube no estadual, mas garante a continuidade da parceria: “Eu assumo toda a responsabilidade pelo Sport não entrar no Campeonato Mineiro sub-20. O clube não tem nada a ver com isso. Eu estava calculando que este campeonato fosse começar em abril, mas começa agora no fim de março. A gente já estaria atrasado com a preparação da equipe e com a captação de patrocínios, o que também atrapalharia. Mas o projeto do futebol continua. Vamos estrear neste domingo, 6, na categoria adulta na Copa TV Alteroza/Zona da Mata, e continuaremos o trabalho no sub-20 visando a disputa deste mesmo torneio nesta faixa etária que será disputado em julho”, declarou.
Texto: Guilherme Fernandes, estagiário do Toque de Bola, com supervisão de Ivan Elias – Toque de Bola
Fotos: Toque de Bola
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br