Sobe? Técnico do Tombense quer os torcedores “firmes, convictos e com fé”

Técnico do Tombense Rafael Guanaes falou em entrevista ao Toque de Bola

A disputa intensa que marcou toda a Série C do Brasileiro está presente na reta final. Desde o início, o Tombense – único mineiro na competição – se manteve entre os candidatos a uma das quatro vagas na série B de 2022 – e pode alcançar o objetivo neste fim de semana.

Na quinta rodada da segunda fase, o time de Tombos enfrenta o Manaus, na Arena da Amazônia, no sábado, 30, às 17h. O trio de arbitragem será de Santa Catarina, comandado por Héber Roberto Lopes, com Kleber Lúcio Gil e Henrique Neu Ribeiro como auxiliares.

Em entrevista ao Toque de Bola, o técnico Rafael Guanaes analisou a preparação para o jogo deste fim de semana, como o grupo lida com a pressão de um momento decisivo. Além disso, deixou uma mensagem para o torcedor Carcará: “eles estejam firmes, convictos, com fé”.

Como está o grupo

Atualmente o Tombense é o líder do grupo D com 7 pontos, um a mais que Novorizontino, o segundo, e Manaus, o terceiro. O Ypiranga é o lanterna com 2 pontos. Todas as equipes estão com quatro jogos.

A vitória é o resultado perfeito para o time da Zona da Mata mineira. O empate é um bom resultado e a derrota não é desesperadora, porque na rodada final o Tombense enfrenta o Ypiranga em casa, em condições de garantir uma das duas vagas da chave.

Classificação grupo D série C antes da 5ª rodada da 2ª fase Imagem: CBF/reprodução

 

Meta: fazer um grande jogo

De acordo com o site de estatísticas Chance de Gol, as probabilidades do Tombense são 82.1% de conseguir o acesso à série B e 56.2% de chegar à final. O jogo contra o Manaus, em uma chave tão equilibrada, é mais um desafio-chave na competição.

O técnico Rafael Guanaes acredita que o trabalho é a alternativa para transformar as estatísticas em realidade. “Nós estamos nos preparando para fazer um grande jogo no fim de semana, independente daquilo que vá acontecer depois. Antes do resultado, existe a ação que nós temos em relação ao jogo de sábado e é isso que nós estamos concentrados para fazer”, respondeu ao Toque de Bola.

Conversa do técnico com jogadores em treino no Tombense

Estar perto do objetivo pode ser uma pressão a mais para o grupo. Na visão de Guanaes , é algo que faz parte da rotina de quem participa do Brasileiro e os jogadores do Tombense estão preparados para esta reta final da segunda fase.

“O objetivo nosso, desde o começo, foi lutar pela classificação que nos desse a possibilidade de estar lutando por este momento agora. A pressão é inerente ao jogo e ao futebol. De uma forma geral, tem que saber lidar com isso. ao mesmo tempo, nós aqui entendemos quais eram as nossas possibilidades dentro daquilo que a gente tinha de capacidade para a gente poder viver esse momento”, ressaltou.

Tombense no caminho do Manaus

As pretensões do time da capital do Amazonas passam por vencer o Tombense em casa. Com seis pontos, em terceiro no grupo, pelos critérios de desempate, só os três pontos interessam para entrar na briga e ter a chance de decidir diretamente contra o Novorizontino na rodada final da segunda fase. O time vai contar com a presença de público neste sábado.

O técnico Rafael Guanaes destacou o que representa, nas palavras dele, jogar “fora de casa, em um ótimo estádio, em um ótimo campo, em situações com torcedor contra e contra uma grande equipe”.

“São cenários para nós darmos mais passos nas nossas carreiras, tanto pensando coletivamente, pensando naquilo que estamos fazendo com o clube e individualmente também. São oportunidades de aprendizado, de experiências que a serem vividas que nos trazem um novo nível, uma nova capacitação. É isso que estamos focados em fazer: são 11 contra 11 dentro do campo, qual é o nosso plano de jogo, nossa preparação durante a semana e aquilo que temos que fazer para cumprir a missão”, afirmou

Mensagem do treinador para o torcedor

Mesmo longe da arquibancada neste fim de semana, o técnico Rafael Guanaes pede ao torcedor Carcará que tenha confiança no trabalho realizado, mantenha a fé e o apoio ao time.

“O meu pedido para o torcedor, mais uma vez, é o apoio mesmo à distância. Nos momentos que a gente tiver dificuldade que eles estejam firmes, convictos, com fé, valorizando aquilo que já foi feito com muita gratidão”.

Guanaes reforçou que todos estão unidos em busca do melhor para o Tombense e que esta energia faz diferença para o grupo.

“Nós estamos conseguindo colocar o nome da cidade, da região e do clube no cenário nacional. Nós queremos muito atingir esse objetivo, que é um objetivo do torcedor, do clube e nossos. Que nós estejamos na mesma tocada, que a gente esteja na mesma vibe, que independente do resultado, pode acontecer de tudo, a gente vai se preparar bem”.

O treinador encerrou lembrando que serão dois jogos importantes e a sexta rodada será no Almeidão. “A gente conta com o apoio deles em Tombos. Se a gente não conseguir resolver neste fim de semana, a gente vai ter mais uma oportunidade onde o apoio deles vai ser crucial. Fica aí o meu pedido de apoio e de muita fé de todos”, disse.

Série C

A terceira divisão do futebol brasileiro em 2021 começou com 20 clubes divididos em dois grupos – A e B – com 10 equipes. Os quatro melhores de cada chave avançaram para a segunda fase.

Os oito times foram foram redivididos em dois grupos – C e D -, com quatro clubes, que se enfrentam em turno e returno no sistema pontos corridos.

Ao final da segunda fase, os dois melhores de cada grupo garantem a vaga na série B. Os líderes de cada chave avançam para a terceira fase. Eles se enfrentam, também em ida e volta. Quem vencer, será o campeão da série C.

Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira
Fotos: @victorsouza_foto/Tombense; Tombense/Instagram; CBF/reprodução

Deixe seu comentário