Esporte pouco praticado no Brasil, o rugby foi incluído como modalidade olímpica novamente para 2016. Além da presença em um dos eventos esportivos mais importantes do mundo, ações com o intuito de promover o rugby no país vêm sendo realizadas. É o objetivo de Connor Fleming, treinador inglês da Premiership Rugby, liga inglesa da modalidade, que está em Juiz de Fora há mais de um mês e vem ajudando a comandar a iniciativa do Projeto Try Rugby, que terá lançamento realizado nesta sexta-feira, 15, às 15h, na Escola de Esportes do Sesi.
“Nós vamos tentar promover o esporte da melhor forma que pudermos. Vamos às escolas, convidamos crianças para as bases do SESI em Juiz de Fora para aumentar o número de participantes que já conseguimos em Minas, São Paulo e Santa Catarina nos últimos dois anos. Estas participações aumentaram muito e espero que aqui aconteça o mesmo”, projeta Connor, otimista.
Connor chegou ao Brasil em 22 de junho ao lado de outro professor, Nick. Trabalharam juntos nos Jogos Sesi Atletas do Futuro, em Betim, e se separaram, com destinos em cidades mineiras diferentes.
“Fui a Belo Horizonte num evento no Minas Tênis Clube, depois aos Jogos Sesi, em Betim, onde fiquei alguns dias e pude conhecer um pouco as crianças e de português. Estava com um outro treinador, Nick, mas tomamos caminhos separados. Vim a Juiz de Fora numa sexta-feira e ele foi para Uberlândia no mesmo dia”, conta.
O pouco tempo com os jovens atletas do Sesi já gerou satisfação a Connor. O treinador se mostrou surpreendido com a vontade das crianças e adolescentes aprenderem o rugby desde o evento em Betim.
“Tanto os meninos quanto as meninas são muito entusiasmados em tentar praticar o novo esporte e isso é muito bom. Esse entusiasmo em participar e jogar o que eu e o Nick propusemos no Sesi foi ótimo. As crianças brasileiras têm boas habilidades naturais para o rugby”, afirma Connor.
O treinador de rugby ainda destaca a receptividade dos juizforanos, tendo elogiado os colegas de trabalho e a forma com que tem sido tratado.
“Desde que cheguei aqui está sendo bem acolhedor. Me sinto muito bem vindo e vem sendo muito bom ficar aqui e ser convidado por todos que são muito legais e acolhedores. Eu me senti muito relaxado em casa e o professor Juan também está me ajudando muito e vem me mostrando a cidade”.
Lançamento
O Lançamento Oficial do Try Rugby vai reunir o Gerente de Lazer e Esportes da Fiemg, João Paulo Torchetti Nogueira Resende,oDiretor Educacional do British Council, Cláudio dos Anjos, o Gerente do SESI Gravatás Uberlândia, José Augusto Trani, a Gerente de Esportes Brasil – British Council, Amanda Lima, o Gerente de Clubes Sesi, José Antônio Bara Miguel, o treinador Premiership Rugby, Connor Fleming e o Supervisor de Lazer e Esportes do Sesi Juiz de Fora, Juan Rocha.
Estão previstas, na tarde desta sexta, uma apresentação técnica e uma aula prática da modalidade. “Teremos clínicas de iniciação e a programação se estende para o sábado, no Clube Campestre, com mais clínicas e jogos de exibição de equipes convidadas a partir das 13 horas”, informam os organizadores. O professor local do Sesi, Juan Rocha, esteve recentemente na Inglaterra para conhecer um pouco mais da modalidade por lá.
Jogos Sesi: última decisão sábado
Hiperrol e MRS decidem a partir de 9h30 deste sábado, 14, o futebol sete master, encerrando a 28ª edição dos Jogos Sesi Fase Municipal de Juiz de Fora, competição que, desde 30 de julho, reúne cerca de 2.500 atletas-trabalhadores de 37 indústrias locais, em 18 modalidades. A modalidade teria seu desfecho no último sábado, 9, mas acabou ficando para este final de semana em função de uma situação extra-campo já contornada pela coordenação.
Os dois campeões mais recentes dos Jogos foram a Votorantim, no futebol de campo e a Esdeva, no futsal, modalidades que tiveram suas finais disputadas normalmente no último final de semana, no Complexo Esportivo da UFJF e no Clube Campestre.
Na UFJF, a Esdeva conquistou o caneco do futsal ao superar Colchões Castor pelo placar de 7 a 3. No Clube Campestre, a Votorantim marcou 3 a 1 também sobre Castor para conquistar a taça.
Este ano, há uma motivação a mais para os participantes, uma vez que os campeões da Fase Municipal de Juiz de Fora estão automaticamente classificados para a fase Estadual da competição, que está programada também para a cidade, entre 13 e 16 de novembro.
Texto: Bruno Kaehler – Toque de Bola – assessoria Jogos Sesi
Foto: Toque de Bola