Na lanterna do Campeonato Mineiro 2020, o Tupynambás concentra esforços para se manter na elite do Estadual. Mas, vê a primeira competição nacional de sua história se aproximar e a diretoria já inicia os preparativos para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro.
A tabela básica da competição foi divulgada na noite de terça, dia 3, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Assim, o Baeta conheceu seus adversários na primeira fase e as prováveis datas de seus confrontos. O detalhamento com os dias certos, horários e locais dos jogos ainda será feito pela entidade máxima do futebol brasileiro. A estreia do Tupynambás na competição está prevista para o dia 23 ou 24 de maio, contra o Bahia de Feira de Santana, em Juiz de Fora.
Análise
No caminho do Leão do Poço Rico (veja tabela) na Quarta Divisão do nacional estão os mineiros Patrocinense – curiosamente o próximo adversário no Estadual, sábado, dia 7, às 16h, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio – e Caldense. Também equipes do Centro Oeste, como Gama-GO e Palmas-TO, e os baianos Bahia de Feira e Atlético de Alagoinhas. Uma oitava equipe ainda irá compor a chave e sairá do confronto em mata-mata entre Brasiliense-DF e Tocantinópolis-TO.
“Pegaremos Patrocinense e Caldense, que já conhecemos do Campeonato Mineiro, e as equipes baianas e do Centro Oeste, que sempre montam equipes fortes. O Bahia de Feira é mais tradicional em seu estado, vem há mais tempo frequentando a elite do Baiano. É uma chave difícil, mas se conseguirmos dar uma estabilidade para o time, temos chance de buscar uma vaga entre os quatro que se classificam para a segunda fase”, acredita o vice-presidente e homem forte do futebol do Baeta, Cláudio Dias.
Reformulação
Por enquanto, nem o treinador, Karmino Colombini, está confirmado para a competição nacional, apesar da aprovação da diretoria. “Gostei muito dele, pessoa fácil de lidar, o treinamento é muito bom. O mais importante: os atletas gostaram muito também. Se tudo der certo, permanece para a Série D também. Mas, a princípio, nosso contrato com ele é pra o Mineiro.”
Mesmo em meio à luta contra o rebaixamento no Estadual e sem a certeza da permanência do comandante, Dias afirma que a reformulação do elenco para a Série D já está em pauta. “Nosso foco principal é escapar no Mineiro. Mas já estamos projetando para a próxima competição. Posso dizer que a reformulação no elenco será grande. Alguns contratos vão até o fim do ano, como o dos garotos que subiram da base e os zagueiros Adriano e Diego. Serão mantidos. Vamos conversar com que achamos que nos ajudou. Mas iremos mudar bastante”, prevê o dirigente.
No clube, o diagnóstico é que o perfil do elenco precisa mudar. “Identificamos na disputa do Campeonato Mineiro que falta intensidade e manutenção da mesma durante os jogos. Assim, procuraremos corrigir isso. Em um clube de menor investimento, temos que ter 95% do elenco voltado para imposição física e 5% mais qualificado. Não há como fugir. Vamos fazer as coisas nesse sentido”, explica Dias.
Modificada em relação a 2019, a Série D 2020 começa um uma fase preliminar que envolve equipes dos oito piores estados no Ranking da CBF (AM, DF, MS, ES, TO, RO, AP e RR). Esta epata começa dia 2 de maio. Os vencedores desse primeiro mata-mata se juntam aos outros clubes classificados, formando oito chaves de oito clubes cada.
Após a primeira fase, que terá 14 rodadas com início em 23 de maio, as quatro melhores equipes de cada grupo avançam para o início dos mata-matas decisivos. A competição segue neste sistema até a final. Os quatro clubes que se classificarem para as semifinais garantem acesso para a Série C em 2021. A decisão da Quarta Divisão está prevista para o dia 22 de novembro.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Fotos: divulgação CBF; e Facebook Tupynambás FC
Arte: Toque de Bola com informações da CBF