O Tombense até fez a sua parte, mas a combinação dos outros resultados da rodada não foi suficiente para que o clube mineiro avançasse às quartas de final da Série C. A equipe bateu a Portuguesa por 2 a 0 em casa na tarde de domingo, 18 – resultado que rebaixou a Lusa para a Série D – mas com a vitória do Juventude sobre o Mogi Mirim acabou ficando de fora dos quatro classificados. Alex abriu o placar para o Tombense aos 29 minutos do primeiro tempo. Bileu fez o segundo aos 24 minutos da etapa complementar.
A equipe de Tombos precisava vencer e contar pelo menos com empates de Ypiranga-RS e Juventude. O Ypiranga-RS até empatou com o Guarani em 2 a 2, mas o Juventude bateu o Mogi Mirim fora de casa por 2 a 1 e garantiu a última vaga restante do Grupo B para as quartas de final. Os outros classificados são Guarani, Botafogo-SP e Boa Esporte.
O técnico Moacir Júnior, citado como um dos candidatos ao posto de Estevam Soares no Tupi, não sabe se será o treinador da equipe em 2017, mas uma continuidade não está descartada. Em entrevista ao globoesporte.com, Moacir disse que “o Tombense sai muito mais respeitado do que entrou na Série C”. A meta da equipe era fazer 29 pontos, marca que foi atingida. Essa pontuação foi suficiente para a classificação de outras equipes no ano passado. Mas em 2016, o Tombense ficou a um ponto da classificação.
Tabela das quartas
As quartas de final começam no próximo dia 30, e definirão os quatro classificados para a próxima edição da Série B, em 2017. A Diretoria de Competições da CBF definiu as datas dos jogos de ida e volta dos quatro duelos da segunda fase. Confira as datas dos jogos abaixo:
30/9
19h – Botafogo-SP x ABC-RN – Santa Cruz, Ribeirão Preto (SP) – jogo de volta dia 7/10, às 19h, em Natal.
21h – Botafogo-PB x Boa Esporte-MG – Almeidão, João Pessoa – jogo de volta dia 9/10, às 11h, em Varginha.
1º/10
19h – ASA-AL x Guarani-SP – Coaracy Fonseca, Arapiraca (AL) – jogo de volta dia 8/10, às 19h, em Campinas.
3/10
19h15 – Juventude-RS x Fortaleza-CE – Alfredo Jaconi, Caxias do Sul (RS) – jogo de volta dia 9/10, às 19h, em Fortaleza.
Boa passeia
Outro mineiro do grupo, o Boa Esporte já estava classificado e se despediu da primeira fase com uma goleada sobre o Guaratinguetá fora de casa: 4 a 0. A equipe agora enfrenta o Botafogo-PB nas quartas de final.
Lusa de mal a pior
O destaque negativo da competição foi a Portuguesa. Após o polêmico rebaixamento para a Série B em 2013, a equipe entrou em queda livre, chegando agora a disputar a Série D em 2017. Nesse tempo também houve rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Paulista. Além da Lusa, o Guaratinguetá também foi rebaixado no Grupo B. Márcio Ribeiro, técnico da Portuguesa, falou ao Esporte Interativo após a partida e acredita num plano de recuperação para o clube inspirado no que fez o Santa Cruz: “Renascer uma nova Portuguesa, assim como o Santa Cruz fez: se reuniu no momento mais difícil e hoje está na Série A. Por que o Santa Cruz pode e a Portuguesa não pode? Não nos faltou nada extracampo. Desde que cheguei aqui a diretoria tem atendido todos os nossos pedidos. Não é difícil salvar a Portuguesa. Pela dimensão da Portuguesa, por tudo que ela tem de estrutura, pelo que ela representa para o futebol brasileiro. Se fosse uma equipe que tivesse começado ontem, eu diria: é muito difícil. Mas a Portuguesa não. Basta simplesmente sacudir a poeira, se reunir todo mundo, conversar, acabar com as vaidades, fazer um planejamento para se começar em novembro, já para a Série A2 (do Campeonato Paulista) visando a Série A1. Esse planejamento se estendendo para a Série D para voltar para a C. A Portuguesa chegou ao fundo do seu poço. Agora é só subida. Basta que se unam para conseguirem os acessos que precisam”.
Na noite do domingo, 19, torcedores conseguiram entrar no Canindé e quebraram a sala da presidência. O presidente José Luiz Ferreira ainda tem que se preocupar com o leilão do estádio do Canindé, que está marcado para novembro por conta de um recurso na justiça.
Confira os resultados da 18a rodada do Grupo B:
Ypiranga-RS 2 x 2 Guarani
Mogi Mirim 1 x 2 Juventude
Tombense 2 x 0 Portuguesa
Guaratinguetá 0 x 4 Boa Esporte
Macaé 1 x 1 Botafogo-SP
Veja a classificação final do Grupo B:
No Grupo A
O grupo que conta com equipes do Norte, Nordeste e Centro-Oeste já tinha Fortaleza e ABC garantidos nas quartas. O Botafogo-PB poderia até perder, mas empatou em 0 a 0 com o Fortaleza e se classificou. O ASA empatou com o ABC por 2 a 2 e só se classificou porque o Remo também não venceu: 0 a 0 com o América-RN, resultado que rebaixou a equipe potiguar.
O final de partida entre Remo e América foi para lá de dramático. O árbitro deu seis minutos de acréscimo. Se os anfitriões fizessem um gol, conquistariam a vaga. Caso o time potiguar conseguisse o tento, evitaria o rebaixamento. A rede não balançou e as duas torcidas ficaram frustradas.
Drama americano
Após o empate sem gols contra o Remo, o jogador Thiago Potiguar se mostrou muito triste em entrevista ao Esporte Interativo, mas ressaltou a boa vontade do presidente Beto Santos: “Se fosse possível, hoje eu tinha morrido pelo América. Hoje eu tinha dado a minha vida. Eu amo o América, eu sou torcedor, todo mundo sabe. Se fosse para dar a vida eu tinha dado. Criticaram o presidente do América. Mas faz muitos anos que eu jogo bola e nunca vi igual. Tem que tirar o chapéu para ele. Porque ele paga em dia, está sofrendo, ralando, sozinho para pagar nós jogadores. A gente vai levar para o resto da vida isso que aconteceu. Ele não tem culpa de nada. O torcedor critica ele mas não sabe o rombo que tinha o América. Ninguém sabe. Só sabe o jogador que está lá dentro”.
Na parte de baixo
Além do América-RN, o River-PI já estava matematicamente rebaixado antes da rodada começar. Ameaçados pela degola, Confiança e Salgueiro se enfrentaram em Aracaju. O vencedor se salvaria. A vitória do Confiança por 2 a 1 poderia rebaixar o Salgueiro, que só escapou porque o América-RN não venceu.
Confira os resultados da 18a rodada do Grupo B:
Confiança 2 x 1 Salgueiro
Remo 0 x 0 América-RN
ABC 2 x 2 ASA
River-PI 0 x 0 Cuiabá
Botafogo-PB 0 x 0 Fortaleza
Veja a classificação final do Grupo A:
Texto: Toque de Bola, com informações complementares do site da CBF.
Fotos: Dorival Rosa/Portuguesa e Créditos: Deborah Cynthia/Fortaleza
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br