Ao término da segunda rodada da Série C do Campeonato Brasileiro da Série C, o Grupo B, do qual o Tupi faz parte, é liderado por equipes do Rio de Janeiro: Macaé e Madureira têm 100% de aproveitamento. O time do Norte fluminense é o primeiro, já que tem melhor saldo de gols, sobretudo pela goleada na estreia sobre o Caxias, no Rio Grande de Sul. No último final de semana, a vitória sobre o Tupi confirmou que o Alvianil Praiano vem forte para lutar por uma das quatro vagas para para a segunda fase. Para isso, conta com um ataque eficiente: Zambi e Willian já marcaram quatro gols na competição. No próximo sábado, 14, o Macaé recebe o Oeste.
O Madureira, próximo adversário do Tupi, estreou com vitória sobre o Brasiliense, no Rio de Janeiro, por 1 a 0, e ganhou do Duque de Caxias por 2 a 0 no domingo, 8. Neste jogo, o Tricolor Suburbano teve dois grandes destaques. O goleiro Márcio, que fez excelentes defesas, inclusive em um pênalti, e o volante Rodrigo, que marcou os dois gols da partida, ambos de falta. De olho neles, Carijó! Madureira e Tupi se enfrentam no sábado, 14, no Rio de Janeiro.
A Chapecoense (SC) chegou à terceira colocação da chave após um jogaço. Neste domingo, 8, a equipe catarinense recebeu o Vila Nova (GO) na Arena Índio Condá diante de três mil corajosos torcedores que enfrentaram o frio para apoiar a equipe. Depois de ter ido para o vestiário perdendo por 1 a 0, o Verdão voltou com tudo e conseguiu virar o jogo antes mesmo dos dez minutos da segunda etapa. Mas o Vila não desistiu e chegou ao empate aos 34, com Rafael Vaz cobrando pênalti. Dois minutos depois, Thuram marcou o gol da vitória. No domingo, 15, a Chapecoense enfrenta o Caxias, no Rio Grande do Sul.
Na primeira rodada, a Chapecoense empatou em 0 a 0 com o Santo André (SP), atual quarto colocado. Neste domingo, 8, a equipe paulista foi até Taguatinga enfrentar o Brasiliense e venceu por 2 a 1. Caihame e Fábio Santos marcaram os gols do Ramalhão. Na terceira rodada, o Santo André recebe o Vila nova (GO).
Mesmo com a derrota para a Chapecoense (SC), o Vila Nova (GO) ocupa a quinta posição na tabela, bem perto da zona de classificação, com três pontos, que foram conquistados na primeira rodada, jogando em casa, quando fez 4 a 1 no Oeste (SP), um dos lanternas da chave. Em Chapecó, o time goiano esteve perto de conquistar um bom resultado. Virou o primeiro tempo em vantagem, mas permitiu a virada. Depois, teve força para buscar o empate, mas acabou levando gol no final. Agora, o Vila tem outro desafio fora de casa: enfrentar o Santo André, em um confronto direto por uma vaga na zona de classificação.
Depois de derrotar o Tupi em Juiz de Fora, o Duque de Caxias foi derrotado pelo Madureira no Estádio Marrentão, em Xerém, e ocupa a sexta colocação do grupo. Dessa vez, debaixo de forte chuva, o time do atacante Charles Chad não conseguiu ser tão feliz nas finalizações como diante do Carijó. Perdeu várias chances de gol e até mesmo um pênalti. Por isso, em seu site oficial, o clube destaca que o resultado é para se esquecer. A ordem é focar na partida contra o Brasiliense, sábado, 14, em Taguatinga. Destaque negativo desta partida foi o público: apenas 150 pagantes. No jogo entre Macaé e Tupi, o estádio também ficou vazio: 262 pagantes.
A segunda rodada da Série C foi muito boa para o Caxias. O time gaúcho, que iniciou a competição sendo goleado dentro de casa por 4 a 0 pelo Macaé, mostrou em campo que o resultado não refletiu o que foi visto em campo. Sabendo da importância de um bom resultado, a equipe grená fez um primeiro tempo impecável: aos 16 minutos já vencia por 2 a 0. No final da partida, os donos da casa conseguiram descontar, mas a partida terminou com a vitória dos visitantes, resultado que fez com que o Caxias saltasse da décima segunda para a sétima colocação. O time treinado pelo técnico Mauro Ovelha, que mostrou forte poder de marcação, já está com a cabeça na terceira rodada, quando recebe a Chapecoense, no domingo, 15, partida que está sendo encarada como uma oportunidade para desfazer a péssima impressão deixada na estreia.
Os outros três times do grupo – Brasiliense, Oeste e Tupi – são os únicos que ainda não pontuaram na Série C. A situação do Brasiliense é um pouco melhor, já que é o oitavo por ter melhor saldo de gols que as outras duas equipes. O clima é tenso no clube após a derrota em casa e o técnico Luiz Carlos Barbieri está ameaçado no cargo.
Oeste e Tupi, os dois clubes do grupo que subiram da Série D, estão em situação complicada. Em dois jogos, duas derrotas. Para complicar ainda mais, os dois clubes têm pedreiras pela frente na terceira rodada: ambos enfrentam os líderes Macaé e Madureira, que têm 100% de aproveitamento. Os jogos serão no estado do Rio de Janeiro.
[wpfootball id_league=7 id_template=2]