Série B: veja resultados do complemento da rodada. Tupi segue a dois pontos de escapar da degola

Duas partidas completaram, nta terça-feira, 16, a 19ª rodada, última do primeiro turno, da Série B do Campeonato Brasileiro. Ambas  começaram às 20h30: na Arena Fonte Nova, em Salvador, Bahia 1 x 1 Atlético-GO; e no Castelão, em São Luiz do Maranhão, Sampaio Corrêa 0 x 0 Goiás.

As contas carijós

O  Tupi, que só volta a atuar no sábado, 20, em Goiana, contra o Goiás, está em 18º lugar, com 18 pontos, dois a menos que o Bragantino, 20, primeiro time fora do Z-4. Com o empate do Goiás, o Tupi mantém essa distância para fugir  da zona de rebaixamento. Se a equipe  treinada pelo ex-carijó Leonardo Condé vencesse, no entanto, passaria a somar 22 pontos. Já o Sampaio Corrêa segue na lanterna, agora com 13  pontos. Por enquanto, não ameaça a posição carijó.

   Classificação

Confira, abaixo, a classificação da  Série B do Campeonato Brasileiro, atualizada.

Classificação 19ª rodada

Giancarlo comemora perto da torcida o primeiro gol da vitória sobre o Partaná
Giancarlo comemora perto da torcida o primeiro gol da vitória sobre o Partaná

 Boa vitória

Em sua última  apresentação, o Tupi deu esperanças ao torcedor que pode cumprir campanha melhor no returno da Série B. O time derrotou o Paraná por 2 a 0, gols assinalados no primeiro tempo pelo contestado atacante Giancarlo, mostrando oportunismo, e pelo lateral-esquerdo Luiz Paulo, em bela cobrança de falta. Ainda na etapa inicial, Giancarlo acertou a trave após escanteio da direita, no que seria o terceiro gol. Na etapa complementar, o Tupi conseguiu administrar a vantagem e teve oportunidade de ampliar nos contra-ataques.

 

28114984564_f9f27bde36_k

Luiz Paulo corre para festejar seu belo gol de falta. Bola bateu no travessão e quicou dentro do gol, tirando qualquer possibilidade de defesa
Luiz Paulo corre para festejar seu belo gol de falta. Bola bateu no travessão e quicou dentro do gol, tirando qualquer possibilidade de defesa

 

Aprender a jogar fora

Após a partida, Giancarlo e o treinador Estevam Soares reconheceram que, consolidando bons  resultados diante do torcedor – em casa, o retrospecto do time com Estevam é muito bom – quatro vitórias e dois empates, falta ao time trazer mais pontos nos jogos disputados fora de casa, para escapar do fantasma do descenso – no turno, foram oito derrotas e um empate como visitante. . O  período  sem jogos também foi apontado pelo treinador como importante na busca de um melhor condicionamento físico,  principalmente entre aqueles que chegaram em meio à disputa da competição – alguns vinham de longa inatividade, como o lateral Luiz Paulo.

Ex-jogador em campo

O treinador disse que Giancarlo é um exemplo para todo o grupo de jogadores.Sobre o período que optou por não escalar o atacante, justificou: “Quando o vi nos primeiros jogos, cheguei a pensar que era um ex-atleta, com 33 anos. Estava jogando fora de suas condições físicas”. E completou: “Sei o que é isso porque joguei até os 37 anos. A cabeça pensa, mas o corpo não faz”.
Giancarlo, que falou antes do treinador, disse que voltou ao time num momento melhor da equipe, e as chances estão aparecendo mais agora do que no período em que foi sacado e chegou a fazer trabalho a parte, sem ser sequer relacionado em algumas partidas.

Auxiiar Júlio Cirico e treinador Estevam Soares observam atentamente o coletivo no Estádio Mário Helênio
Auxiliar Júlio Cirico e treinador Estevam Soares observam atentamente o coletivo no Estádio Mário Helênio

  Treino no Dia dos Pais tem Hiroshi e Henrique

  O Dia dos Pais foi de muito trabalho no Tupi. Após aprimorar as partes física e técnica ao longo da semana, a comissão técnica do Carijó reservou a manhã de domingo, 14, para uma atividade especial. Com dificuldade para encontrar adversário para realizar jogo-treino, a saída foi promover coletivo com dois tempos de 45 minutos no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio para simular uma partida a fim de dar ritmo aos jogadores. O treinamento ocorreu debaixo de muito sol e contou com as participações de Hiroshi e Henrique, que se contundiram contra o Avaí, em 25 de junho, e desde então desfalcam o Alvinegro. Eles agora estão à disposição do técnico Estevam Soares.

   O treinador testou diferentes formações ao longo da atividade e o placar foi o que menos importou. Os dois times terminaram com formações completamente diferentes das escaladas para o início do coletivo. Atletas da base do Tupi também entram em campo, mas ao final do treino. Ao longo dos 90 minutos, Estevam cobrou intensidade dos jogadores, orientando também a parte tática, que receberá atenção especial ao longo da semana que se inicia.

  “A avaliação que fazemos do coletivo é muito boa. Conseguimos dar um bom volume ao trabalho, que simulou um jogo. Depois de uma semana de treinamentos conseguimos chegar com todos inteiros, além da volta de dois jogadores importantes: o Hiroshi e o Henrique. Acho que o saldo foi muito positivo. Nesta segunda retomamos para a semana final, quando vamos organizar a parte tática para a partida contra o Goiás”, comentou Estevam, que não contava com os dois jogadores desde a partida contra o Avaí, em 26 de junho, quando ambos se contundiram.

   O Tupi volta a campo pela Série B do Campeonato Brasileiro no próximo sábado, 20, às 21 horas, contra o Goiás, no Serra Dourada. A partida é considerada um confronto direto na luta pelo rebaixamento, já que a equipe esmeraldina está um ponto à frente do Galo Carijó na tabela de classificação, mas tem um jogo a menos que a equipe juiz-forana.

  14010033_1219422221455413_1440379726_n
 

  Como foi a rodada

Veja  como foram os jogos da 19ª rodada da Série B.

Brasil-RS 3  x 0 Avaí

Com um primeiro tempo arrasador, o Brasil-RS não deu chances para o Avaí no Bento Freitas, em Pelotas, e venceu por 3 a 0. Com gols dois gols de Leandro Camilo e um de Ramon na etapa inicial, os donos da casa emendaram a segunda vitória seguida na Série B e somam 30 pontos.

  Criciúma 0  x 3 Paysandu

Também pelo placar de 3 a 0, o Paysandu surpreendeu em Santa Catarina e superou o Criciúma no Heriberto Hulse. O Papão saiu na frente aos 27 minutos da primeira etapa com Lucas. Aproveitando o contra-ataque, o volante pegou a sobra da zaga e abriu o caminho da vitória. Na volta do intervalo, os visitantes contaram com um golaço de falta de Tiago Luís, aos 15 minutos, e um de Leandro Cearense, nos acréscimos, para garantir o triunfo como visitante e se afastar do Z-4. Com a derrota, o Tigre se manteve com 26 pontos.

Vila Nova 2 x 1 Joinville

No confronto direto contra o Z-4, o Vila Nova levou a melhor para cima do Joinville e respirou na Série B. Jogando em casa, no OBA, em Goiânia, o time goiano superou o tricolor catarinense por 2 a 1 e, com 25 pontos, se afastou da zona de rebaixamento. Após o primeiro tempo terminar empatado em 1 a 1, com gols Joãozinho (Vila) e Danrlei (Joinville), os donos da casa conseguiram o gol da vitória na etapa final, aos 42 minutos, com Moisés de pênalti, 2 a 1.

    Londrina 2 x 0 Bragantino 

Outro mandante que fez o dever de casa foi o Londrina. No estádio do Café, o time paranaense decidiu a partida nos primeiros 45 minutos. Com gol de Keirisson, aos 7, e Luizão, aos 27, o Tubarão bateu o Bragantino por 2 a 0 e entrou na luta pelo G-4, com 28 pontos. Já a equipe paulista se mantém na 16ª posição, com 20 pontos, e precisa torcer por uma derrota do Goiás diante do Sampaio Corrêa, no dia 16 de agosto, para terminar o turno fora da zona de rebaixamento.

Se nos duelos de 19h15 (de Brasília) da Série B do Campeonato Brasileiro desta terça-feira (2) houve uma chuva de gols, nos quatro confrontos das 21h30 (de Brasília), os times foram econômicos. Apenas o Tupi-MG balançou a rede e conquistou os três pontos diante do Paraná. O Galo Carijó não só tirou o zero do placar como venceu o Tricolor paranaense por 2 a 0 em Juiz de Fora (MG) e ganhou força na luta contra o rebaixamento. O equilíbrio falou mais alto nos outros três jogos do mesmo horário e, pela 19ª rodada, Ceará e Vasco, Oeste e Naútico e Luverdense e CRB terminaram empatados em 0 a 0.

 Ceará 0 x 0 Vasco

No Castelão, no duelo entre primeiro e segundo colocados, o equilíbrio prevaleceu e o placar ficou em 0 a 0. Com o empate, o Vasco segue na ponta da tabela, com 39 pontos, e o Ceará logo atrás, com 35.

Mais dois empates sem gols

O resultado foi o mesmo do confronto do Passo das Emas, entre Luverdense e CRB, e da Arena Barueri, para Oeste e Náutico. O Verdão do Norte chegou a 24 pontos. Os regatinos seguem no G-4, na terceira colocação, com 33 pontos. O Rubrão de Itápolis (SP) foi a 25 e continua em 11º, enquanto o Timbu chegou a 28, descendo para a 6ª posição.

 

 

Texto com informações do Toque de  Bola, do Tupi e do site da CBF

Artes: Toque de Bola

Fotos: Tupi

O Toque de  Bola é  administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br

Deixe seu comentário