O Botafogo é o primeiro clube da Série B a garantir o acesso para a elite do futebol brasileiro em 2016. Na noite desta terça-feira, 10, o Alvinegro derrotou o Luverdense por 1 a 0 no Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde (MT), confirmando o retorno à primeira divisão nacional. Buscando o mesmo destino, o América atropelou o Vitória, concorrente direto na parte de cima da tabela, e pode subir já na próxima rodada. Quem também venceu foi o Sampaio Corrêa, do técnico Leo Condé, ex-Tupi, subindo para a quinta posição da Série B.
“O Bota subiu”
O encontro no estádio Passo das Emas terminou com o grito de “O Bota subiu”. Com a liderança isolada na Série B, o Glorioso conquistou o triunfo após bela assistência de Daniel Carvalho para o atacante Ronaldo, que concluiu, de primeira, para o fundo das redes do Luverdense aos 42 minutos da etapa inicial. Neilton ainda perdeu um pênalti no último lance do confronto. Nada que evitasse o tão demorado acesso ao torcedor alvinegro.
Com 68 pontos conquistados, o Botafogo tem cinco de vantagem para o segundo colocado, América, o que o coloca muito perto também do título da competição a três rodadas do término da competição.
Coelho a um pulo
O Vitória foi dominado na Arena Independência na noite da terça-feira pela jovem dupla Marcelo Toscano e Richarlison. O América, do zagueiro ex-Tupi, Wesley Matos, goleou o Rubro-Negro por 4 a 0 com gols de Diego Lorensi, Marcelo Toscano, Richarlison e Pablo. O atacante baiano, Rhayner, ainda foi expulso.
O triunfo levou o América aos 63 pontos, na vice-liderança, três a mais que o Vitória, terceiro lugar, e seis de diferença para o Sampaio, primeiro fora do G4.
Se os mineiros vencerem o Paraná na próxima rodada e o Sampaio for derrotado pelo Bragantino em São Paulo, o Coelho garante matematicamente o acesso.
Ex-carijós na porta do G4
Na quinta colocação da Série B, com 57 pontos, está o Sampaio Corrêa, que derrotou o Atlético-GO por 2 a 0, com gols de Válber e Douglas Oliveira, que defendeu as cores do Tupi no fim da Série C de 2014. A Bolívia Querida, uma das alcunhas da equipe do Maranhão, tem seis ex-Tupi no elenco. E todos com participação ativa na campanha tricolor.
Além do atacante Douglas, que anotou um dos gols no triunfo sobre o Atlético-GO nesta terça, o Sampaio trouxe para seu grupo o treinador Léo Condé, o preparador físico Luis Augusto Alvim, o goleiro Rodrigo, o lateral e zagueiro Marcelinho e o volante Leo Salino, todos com passagem em 2014 pelo Galo juiz-forano.
O quarto colocado, Santa Cruz, possui apenas um ponto a mais que os maranhenses. Logo, a disputa pelo G4 promete ir até a última rodada da competição.
ABC rebaixado no centenário
O ano do centenário de um clube de futebol é cercado de grandes expectativas e projeções. Títulos, grandes contratações, acessos para divisões superiores, entre outras ambições costumam fazer parte dos planos de dirigentes, jogadores e torcedores. Esperar o melhor nesse momento tão marcante é comum, mas nem sempre as metas são alcançadas.
Nesta terça, o ABC, do Rio Grande do Norte, teve seu rebaixamento sacramentado para a Série C após empatar com o Bahia. O clube completou 100 anos de existência em junho.
Além do potiguar, Mogi Mirim e Boa Esporte também sofreram a queda. O Macaé, atualmente, ocupa a primeira posição do Z4, mas o último rebaixamento de um clube na Série B só deve ser selado na última rodada.
Classificação (se preferir, clique sobre a imagem para ampliar)
Confira mais fotos de Mourão Panda da goleada do América sobre o Vitória na Arena Independência:
Texto com informações da CBF
Fotos: Mourão Panda/Gazeta Press, Vitor Silva/SS Press/BFR e Frankie Marcone/ABC FC
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br