Após quatro meses, o Campeonato Brasileiro já tem data, local e horário dos jogos das dez primeiras rodadas.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quarta, dia 22, a tabela detalhada da Série A 2020 com início nos dias 8 e 9 de agosto, conforme decisão conjunta da entidade e dos clubes participantes.
Assim como foi definido no Conselho Técnico, realizado no dia 27 de fevereiro, a ordem dos confrontos para cada time foi mantida.
Pontos debatidos
Segundo a nota emitida pela Diretoria de Competições da CBF, os confrontos das dez primeiras jornadas de cada equipe foram desmembrados e, após revisão para ajustar a competição às medidas de segurança impostas pela pandemia, o Brasileiro tem previsão de encerramento em fevereiro de 2021.
As cidades e estádios definidos são usualmente os utilizados pelos clubes mandantes das partidas. Em reunião conjunta com a CBF, as vinte agremiações concordaram em jogar fora de suas cidades ou estados, caso isso seja necessário, em razão de restrições sanitárias ainda vigentes por conta da pandemia.
Os destaques
A primeira partida do campeonato será disputada no sábado, dia 8, entre Fortaleza e Athletico, às 19h, na Arena Castelão. Ainda no sábado, às 19h30, o Coritiba recebe o Internacional no Couto Pereira e o Sport encara o Ceará na Ilha do Retiro às 21h30.
Atual campeão, o Flamengo terá o novo Atlético-MG, de Jorge Sampaoli. A bola rola no domingo, dia 9, às 16h, no Maracanã. No mesmo dia e horário, na Vila Belmiro, uma das novidades da temporada: o campeão da Série B, Red Bull Bragantino, visita o Santos.
Palmeiras e Vasco fecham a primeira rodada ainda no domingo, às 19h45, no Allianz Parque, em jogo que promete ser quente nos bastidores.
Transmissão
A definição da transmissão dos jogos segue, segundo a CBF, “o ordenamento legal vigente no país, em decorrência da Medida Provisória 984/2020, que concede ao clube mandante os direitos de transmissão das partidas. A CBF não é signatária dos contratos individuais entre clubes e emissoras, cabendo à entidade o estrito cumprimento das determinações legais em vigor”.
A Rede Globo, dona dos direitos de transmissão da competição, emitiu uma nota oficial sobre o posicionamento da entidade máxima do futebol brasileiro.
Segundo a emissora, a tabela prevê transmissões na TV fechada pelo canal TNT, da empresa americana Turner, que não poderiam ser exibidos até a publicação da MP 984.
Nesse caso, logo na primeira rodada, está prevista a transmissão de Palmeiras e Vasco. O jogo não seria transmitido na TV fechada, pois o alviverde assinou contrato com a Turner, enquanto o cruzmaltino está vinculado à Globo.
No total, 13 jogos nas dez rodadas iniciais, que não teriam transmissão na fechada, foram afetados pela MP 984.
Com isso, a Globo promete tomar medidas legais para impedir as transmissões de partidas que não poderiam ser exibidas pela Turner. A emissora também espera que a Turner não transmita os jogos, apesar da legislação provisória.
Leia abaixo o posicionamento da Globo na íntegra:
“A Globo reitera seu entendimento de que a medida provisória 984, ainda que seja aprovada pelo Congresso Nacional, não modifica contratos já assinados, que são negócios jurídicos perfeitos, protegidos pela Constituição Federal.
No caso do Campeonato Brasileiro, a Globo é detentora dos direitos exclusivos de transmissão de todos os jogos dos clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro 2020, em todas as mídias, e vem pagando por isso, com exceção dos jogos do Bragantino e, apenas na TV por assinatura, dos clubes que firmaram contrato com a Turner: Santos, Bahia, Ceará, Fortaleza, Coritiba, Internacional, Palmeiras e Athletico Paranaense (em relação a este último, a Globo também não detém os direitos de PPV).
Por isso, a Globo enviou notificação ao Bragantino e à Turner, com cópia para os clubes que têm contrato com aquela empresa e para a CBF, deixando claro que está pronta para tomar medidas legais cabíveis para proteção de seus direitos exclusivos, caso haja tentativa de violá-los com a transmissão de jogos de clubes que negociaram seus direitos com a empresa, ainda que na condição de visitantes. Da mesma maneira, a Globo respeitará os contratos firmados e não exibirá jogos na TV por assinatura em que os clubes que assinaram a Turner sejam visitantes, ainda que os mandantes sejam clubes que têm contrato com a Globo para a mesma plataforma. E também não exibirá jogos do Bragantino.
A Globo confia em que a Turner, integrante de um grupo econômico com larga experiência na produção e exibição de conteúdos audiovisuais, protegidos pelo direito autoral, não desejará associar seu nome e reputação à violação desses mesmos direitos. Como parceira e incentivadora do futebol brasileiro há muitas décadas, acreditamos que o futebol só será capaz de vencer seus desafios com planejamento e segurança jurídica para aqueles que investem altas quantias nesse negócio tão importante para o Brasil e para os brasileiros”.
Texto: Toque de Bola – Pedro Sarmento, com informações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e supervisão Ivan Elias