Semifinais da Superliga começam na quinta. Veja tabela

 

Taubaté x Sesi: reencontro paulista aponta um dos finalistas da Superliga 2016/17

Saiu nesta sexta-feira, 31, um dia após o fim das quartas de final, a tabela das semifinais da Superliga masculina de vôlei 2016/2017. De acordo com a programação, o primeiro duelo da nova fase será entre Funvic Taubaté (SP) e Sesi-SP, na próxima quinta-feira, 6, no ginásio do Abaeté, em Taubaté (SP), às 22h, com transmissão da RedeTV e do SporTV. No sábado, 8, será a vez de Sada Cruzeiro (MG) e Vôlei Brasil Kirin (SP) se enfrentarem pela primeira rodada, às 20h30, no ginásio do Riacho, em Contagem (MG), também com SporTV. As duas séries serão em melhor de cinco jogos.

Os quatro times que chegam as semifinais foram os quatro primeiros colocados na fase classificatória: Sada Cruzeiro, Funvic Taubaté, Sesi-SP e Vôlei Brasil Kirin, nesta ordem. Todos eliminaram seus adversários em três jogos na série melhor de cinco pelas quartas de final. O time cruzeirense passou pelo Lebes/Gedore/Canoas (RS), o Taubaté pelo JF Vôlei (MG), a equipe do Sesi-SP pelo Minas Tênis Clube (MG) e a equipe de Campinas (SP) eliminou o Montes Claros Vôlei (MG).

Para as semifinais, os técnicos das equipes que abrem a nova fase, Cezar Douglas e Marcos Pacheco, sabem que não haverá facilidade. “Esperamos por uma série com muito equilíbrio, mais competitividade ainda do que nas fases anteriores, e duas equipes extremamente motivadas. São dois times com o mesmo objetivo, de passar a série e seguir adiante na competição, e com condições para isso”, disse Cezar, treinador do Funvic Taubaté.

“Os times se conhecem muito bem depois de terem disputado a Copa São Paulo, Paulista e Copa Brasil, é um duelo forte e precisamos nos preparar bem. Taubaté passou bem pelas quartas, nos também fechamos em 3 a 0, e é um confronto aberto, extremamente equilibrado, As equipes se conhecem e, além disso, os jogadores se conhecem muito bem. São adversários agora, mas passam muito tempo como colegas de seleção, onde muitas coisas se descobrem. Vai ser uma série dura, dificilmente decidida em três jogos”, concluiu Pacheco, técnico do Sesi-SP.

SEMIFINAIS SUPERLIGA MASCULINA 16/17

Primeira rodada

06.04 (QUINTA-FEIRA) – Funvic Taubaté (SP) x Sesi-SP, às 22h, no ginásio do Abaeté, em Taubaté (SP) – REDETV E SPORTV

08.04 (SÁBADO) – Sada Cruzeiro (MG) x Vôlei Brasil Kirin (SP), às 20h30, no Riacho, em Contagem (MG) – SPORTV

Segunda rodada

13.04 (QUINTA-FEIRA) – Vôlei Brasil Kirin (SP) x Sada Cruzeiro (MG), às 22h, no Taquaral, em Campinas (SP) – REDETV E SPORTV

15.04 (SÁBADO) – Sesi-SP x Funvic Taubaté (SP), às 21h30, no ginásio Lauro Gomes, em São Caetano (SP) – SPORTV

Terceira rodada

21.04 (SEXTA-FEIRA) – Funvic Taubaté (SP) x Sesi-SP, às 21h, no ginásio do Abaeté, em Taubaté (SP) – SPORTV

22.04 (SÁBADO) – Sada Cruzeiro (MG) x Vôlei Brasil Kirin (SP), às 21h30, no Riacho, em Contagem (MG) – SPORTV

Quarta rodada (se necessário)

27.04 (QUINTA-FEIRA) – Sesi-SP x Funvic Taubaté (SP), às 19h30, no ginásio Lauro Gomes, em São Caetano (SP) – SPORTV

27.04 (QUINTA-FEIRA) – Vôlei Brasil Kirin (SP) x Sada Cruzeiro (MG), às 22h, no Taquaral, em Campinas (SP) – REDETV

Quinta rodada (se necessário)

01.05 (SEGUNDA-FEIRA) – Funvic Taubaté (SP) x Sesi-SP, às 19h, no ginásio do Abaeté, em Taubaté (SP) – SPORTV

01.05 (SEGUNDA-FEIRA) – Sada Cruzeiro (MG) x Vôlei Brasil Kirin (SP), às 21h30, no Riacho, em Contagem (MG) – SPORTV

 

Assim como Taubaté x JF Vôlei, os outros três duelos terminaram com o mesmo resultado na série de jogos. Todas as equipes que terminaram entre as quatro primeiras colocadas não sofreram derrotas para os times que terminaram da quinta à oitava colocação. Brasil Kirin superou Montes Claros, Sesi eliminou o Minas e o principal favorito e líder na pontuação em toda a competição, Sada Cruzeiro, avançou diante do Canoas.

 Confira como foram as partidas que encerraram a fase quartas-de-final, com informações da Confederação Brasileira de Voleibol.

Brasil Kirin encerrou a série contra Montes Claros nesta quinta

BRASIL KIRIN 3 x 0 MONTES CLAROS

Saiu o último semifinalista da Superliga masculina de vôlei 2016/2017 e é o Vôlei Brasil Kirin (SP). A equipe de Campinas (SP) passou pelo Montes Claros Vôlei (MG) e enfrentará o Sada Cruzeiro (MG) na próxima fase. Na noite desta quinta-feira (30.03), o time jogou em casa, no ginásio do Taquaral, e, com o apoio da torcida, venceu por 3 sets a 0 (26/24, 25/21 e 26/24), em 1h31, depois de uma primeira vitória na casa do adversário e a segunda também em seus domínios.

O time campineiro contou com boa atuação do oposto Rivaldo, que foi o jogador mais votado no site do Vôlei Brasil (Confederação Brasileira de Voleibol). Através da votação popular, Rivaldo foi eleito o melhor em quadra e premiado com o Troféu VivaVôlei, programa de responsabilidade social da entidade que atende crianças de 7 a 14 anos por meio de escolinhas de vôlei.

Assim que recebeu o prêmio, o oposto passou o troféu ao técnico Horacio Dileo, aniversariante do dia. “Entreguei o VivaVôlei a ele não só pelo aniversário. A comissão técnica fez um trabalho brilhante durante a temporada. Começamos com um time modesto em relação ao do ano passado e temos que homenagear toda essa comissão. Aqui é uma equipe mesmo”, comentou Rivaldo, elogiando sua equipe.

“Agora, temos um ou dos dias para comemorar essa classificação, que foi muito suada, e daí para frente temos que nos preparar. Sabemos da qualidade da equipe do Sada Cruzeiro, mas vamos entrar dando o nosso melhor para quem sabe fazer uma final”, complementou o oposto do Brasil Kirin, já pensando na próxima fase.

Após a partida, o oposto do Montes Claros Vôlei, Luan Weber, falou sobre o momento que estava vivendo. “É uma mistura de emoções pela temporada que nosso time fez. Tivemos um turno quase impecável, ganhamos de equipes montadas para ser campeãs e a nossa chave contra o Brasil Kirin era a mais equilibrada. Existe um grande respeito pelas equipes, foi uma série muito nivelada e o time deles está de parabéns, assim como o nosso”, concluiu Weber.

Apesar da derrota do seu time, o central Robinho terminou o jogo como o maior pontuador depois de marcar 14 vezes.

O JOGO

Temponi abriu o placar do jogo. Bob respondeu. Com ritmo forte, o Vôlei Brasil Kirin abriu boa vantagem com ace de Rivaldo: 5/1. Marcelinho Ramos pediu tempo. Na volta, Vini pontuou na bola de xeque e o time da casa fez 6/1. O Montes Claros Vôlei passou a pontuar e reduziu a diferença para 4/7. A equipe mineira passou a pontuar mais e quando encostou em 8/9 foi a vez de Dileo parar o jogo. No erro do adversário, Montes Claros chegou ao ponto de empate: 10/10. Com um bloqueio e um ponto de saque, os visitantes marcaram 13/11. No bom saque de Rodriguinho, o Brasil Kirin empatou em 17/17. Outro empate em 20/20. Quando o placar estava 24/23 para o seu time, Dileo pediu tempo. No final, o Brasil Kirin fechou em 26/24.

O Montes Claros Vôlei saiu na frente, mas no bloqueio de Vini, o Brasil Kirin fez 2/1. Com Diogo, o time da casa abriu dois de vantagem em 6/4 e depois em 8/6. A equipe mineira pontuou três vezes seguidas com Jonatas, uma no ataque e dois no saque, e marcou 9/8. No bloqueio de Vini, o Brasil Kirin fez 13/11 e Marcelinho Ramos pediu tempo. Em combinação de bola rápida de Rodriguinho com Maurício Souza, o time paulista fez 16/13. Rivaldo ainda fez 17/13 e o técnico do Montes Claros parou o jogo. O Brasil Kirin seguiu com boa vantagem em 21/15. Em boa passagem de Salsa pelo saque, o Montes Claros marcou 18/21 e foi a vez de Dileo pediu tempo. No final, com Baiano, o Brasil Kirin fechou em 25/21.

O Montes Claros Vôlei começou melhor no terceiro set e fez 4/2. O time mineiro ainda chegou a 7/4 e Horacio Dileo pediu tempo para conversar com seus atletas. O Brasil Kirin encostou em 6/7. Montes Claros voltou a abrir dois em 12/10. Embalado pela força da torcida, o time da casa reagiu, passou a pontuar mais e, quando chegou a 17/15 no marcador, Marcelinho Ramos pediu tempo. Na volta, no bloqueio de Maurício Souza, 18/15. Rivaldo explorou o bloqueio adversário e o Brasil Kirin fez 20/18. Luan deixou tudo igual no placar: 20/20. A equipe campineira voltou a abrir e no saque de Temponi marcou 22/20. O Montes Claros empatou em 22/22 e depois marcou 24/23. O Brasil Kirin voltou a pontuar e fez 25/24. Com Maurício Souza, 26/24.

EQUIPES

VÔLEI BRASIL KIRIN – Rodriguinho, Rivaldo, Vini, Maurício Souza, Diogo e Temponi. Líbero – Tiago Brendle. Entraram: Jotinha, Baiano. Técnico: Horacio Dileo

MONTES CLAROS VÔLEI – Murilo Radke, Luan Weber, Salsa, Robinho, Bob e Jonatas. Líbero – Gian. Entraram: Alê, Vanderson Índio. Técnico: Marcelinho Ramos

 

Sesi-SP não deu chances ao Minas nas quartas-de-final, vencendo as três partidas

SESI-SP 3 x 0 MINAS

Depois de classificação do Sada Cruzeiro (MG) na noite do último sábado (25.03), neste domingo (26.03), foi a vez do Sesi-SP assegurar a vaga na próxima fase da Superliga masculina de vôlei 2016/2017. A equipe dirigida pelo técnico Marcos Pacheco levou a melhor sobre o Minas Tênis Clube (MG) vencendo três jogos em sequência na série melhor de cinco. Na vitória de hoje, a equipe de São Paulo venceu por 3 sets a 0 (25/22, 25/20 e 25/22), em 1h26 de partida disputada no Sesi Vila Leopoldina.

Nesta tarde, o central Lucão, do Sesi-SP, foi quem mais se destacou para os torcedores. Na votação popular, realizada no site da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), ele foi o que mais somou votos e recebeu o Troféu VivaVôlei, programa de responsabilidade social da entidade que atende crianças de 7 a 14 anos por meio de escolinhas de vôlei.

Feliz com a vitória e a classificação, o central falou sobre o bom desempenho deste domingo. “Talvez tenha sido nossa partida mais equilibrada em todos os fundamentos. O Murilo contribui muito, deixa o passe na mão para o Bruno jogar”, comentou Lucão, que também comentou sobre a série de imprevistos enfrentados pelo seu time nesta temporada.

“Está sendo um ano complicado de lesões para a nossa equipe. Primeiro foi o Sidão, depois o Murilo, tivemos problemas de caxumba, dengue, agora por último o Douglas, mas acho que o time cresce com isso, além de abrir outras funções, como é o caso do Alan, que está jogando bem de ponteiro. Acredito que tudo isso só faz a equipe ainda mais forte”, complementou Lucão.

Apesar de eliminado da Superliga 16/17, o levantador Gelinski, um dos mais experientes do jovem time do Minas Tênis Clube, demonstrou todo o seu orgulho em defender o clube.

“É um prazer vestir essa camisa do Minas, um clube gigantesco que nos deu toda a estrutuura e investe na base, colocando os meninos para decidir na frente de campeões olímpicos. O Sesi-SP é um time muito grande, muitos que estão ali são nossos ídolos, e viemos lutar de igual para igual. Hoje eles foram melhores o jogo inteiro, tem seus méritos e estão de parabéns”, concluiu Gelinski.

O JOGO

O começo do set foi de equilíbrio. As equipes foram trocando pontos e estiveram empatadas em 9/9. Lucão colocou o Sesi-SP em vantagem em 15/14. Na sequência, a equipe paulista abriu dois em 17/15 e depois em 19/17. Riad bloqueou e o Sesi-SP marcou 21/18. No erro do time da casa, o Minas encostou em 21/22. Lucão esteve efetivo na reta final de set e o Sesi-SP fechou em 25/22.

O time da casa seguiu melhor no começo da segunda parcial, abrindo 4/2. O Minas buscou e deixou tudo igual em 4/4 e depois assumiu o comando do marcador em 8/7. Quando o Sesi-SP marcou 12/10, Nery Tambeiro pediu tempo. No bloqueio de Pétrus, o time mineiro empatou em 14/14. Com dois grandes saques de Riad, o grupo da casa fez 17/14. No saque de Théo, o Sesi-SP fez 23/19. No final, Théo fechou em 25/20.

O oposto do Sesi-SP também foi responsável por colocar o Sesi-SP no comando do marcador em 5/4. O time da casa fez 7/4 e Nery Tambeiro pediu tempo. Os donos da casa ainda abriram 10/7. Contando com muitos erros de saque do Minas, o Sesi-SP chegou a 13/10. A equipe visitante passou a pontuar melhor e reduziu um pouco a diferença no placar em 16/18. O time paulista marcou 20/17 e o técnico adversário pediu tempo. No ace de Lucão, 22/17. Ace de Bisset e o Minas fez 20/22. No final, 25/22.

EQUIPES

SESI-SP – Bruno, Théo, Lucão, Riad, Alan e Murilo. Líbero – Serginho. Entraram: Pureza, Letzke, Rafa. Técnico: Marcos Pacheco

MINAS TÊNIS CLUBE – Gelinski, Felipe, Flávio, Pétrus, Bisset e Tiago Mão. Líbero – Rogerinho. Entraram: Willian, Thiago Vanole, Carísio, Abouba. Técnico: Nery Tambeiro

 

Sada Cruzeiro passou pelo Canoas e segue em busca de mais um título

SADA CRUZEIRO 3 x 1 CANOAS

O Sada Cruzeiro é o primeiro semifinalista da Superliga masculina de vôlei 2016/2017. A equipe mineira, atual campeã da competição, fechou a série melhor de cinco jogos pelas quartas de final na noite deste sábado (25.03) com três vitórias. No resultado positivo desta noite, o time dirigido pelo técnico Marcelo Mendez venceu por 3 sets a 1 (25/16, 25/18, 21/25 e 25/19), em 1h50 de partida disputada no ginásio do Riacho, em Contagem (MG).

Nos dois primeiros jogos, o Sada Cruzeiro havia vencido por 3 sets a 0, em casa, e por 3 a 1, de virada, na partida realizada em Canoas (RS).

Nesta noite, o central Simón foi eleito o melhor jogador da partida. Com atuação que chamou atenção dos torcedores, o cubano foi o mais votado no site da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e recebeu o Troféu VivaVôlei, programa de responsabilidade social da entidade que atende crianças de 7 a 14 anos por meio de escolinhas de vôlei.

“Trabalhamos bem na fase anterior, mas teremos muita dificuldade agora, principalmente pelo cansaço do time. Estamos bem e é importante jogar da melhor forma possível a semifinal. É uma fase mais difícil vamos tentar ganhar para chegar a final. Hoje, jogamos com menos garra e não deveria ter sido assim. Devíamos tentar ganhar de 3 a 0 para descansar mais, mas o importante é que construímos a vitória e nos momentos decisivos soubemos jogar bem”, disse Simón.

Outro jogador que se destacou foi o oposto do Sada Cruzeiro, Evandro. O campeão olímpico foi o maior pontuador da partida decisiva, marcando 17 vezes no total.

O jovem time do Lebes/Gedore/Canoas está eliminado da competição. Um dos destaques do grupo gaúcho, Alison Bastos falou sobre o resultado do seu time. “Nossa missão era chegar aos playoffs. Focamos bastante nisso e quando classificamos foi muita alegria. Sabíamos que, contra o Sada Cruzeiro, seria pedreira. Eles são campeões mundiais e tem muitos méritos. Nós fomos com tudo, sem responsabilidade, e tentamos fazer o nosso melhor”, concluiu Alison Bastos.

O JOGO

Alison Bastos abriu o placar da partida a favor do Lebes/Gedore/Canoas. Simón respondeu para o Sada Cruzeiro. O central seguiu pontuando bem e o time da casa abriu 6/3. Com Evandro, o Sada chegou a 8/4 e Marcelo Fronckowiak pediu tempo. No bloqueio de SImón, os donos da casa aumentaram a vantagem para 12/6 e o treinador do Canoas parou o jogo mais uma vez. Em uma chutada de meio de William com Isac, o Sada Cruzeiro marcou 16/10. Com dois bloqueios seguidos, o time da casa fez 18/10. A equipe cruzeirense seguiu em vantagem e, sem enfrentar muitas dificuldades, fechou em 25/16.

Simón começou o segundo set pontuando para o Sada Cruzeiro. No ace de Evandro, o Lebes/Gedore/Canoas virou para 2/1. No erro do time gaúcho, o mineiro marcou 4/3. O Canoas voltou a passar a frente em 5/4. Com Filipe, o Sada deixou tudo igual em 7/7. No ace de William, 11/9 e tempo pedido por Fronckowiak. No bloqueio, o Sada fez 16/12. Na sequência, os donos da casa chegaram 18/13 e, no bloqueio de SImón, 19/13. Mais uma vez com o central cubano, o Sada Cruzeiro marcou 21/14. No bloqueio de Filipe, fim de segundo set: 25/18.

O Lebes/Gedore/Canoas entrou com maior disposição para a terceira parcial. No ace de Thomaz, o time gaúcho marcou 4/1. Também com o oposto, a equipe visitante ainda fez 5/1. Com Alisson Melo, o Canoas marcou 7/3. O Sada Cruzeiro reagiu e encostou em 8/9. No erro do time da casa, o grupo gaúcho fez 11/9. O placar esteve igual em 12/12. No bloqueio de Alisson Melo, o Lebes/Gedore/Canoas voltou a ter dois de vantagem (16/14). A equipe gaúcha ainda chegou a 18/15. Neste momento, Marcelo Mendez pediu tempo. O Canoas seguiu em vantagem (20/17) e, depois em 22/20. No ace de Evandro, o Lebes/Gedore/Canoas fez 24/21. Alisson Melo fechou em 25/21.

No começo da quarta parcial foi a vez do Sada Cruzeiro abrir vantagem ao abrir 4/1. No bloqueio de Simón, o time da casa fez 8/4 e Marcelo Fronckowiak pediu tempo. Contando com erro do adversário, o time mineiro abriu cinco pontos de vantagem em 13/8. No bom saque de Ialisson, o Lebes/Gedore/Canoas fez 11/14. No ace de Evandro, o Sada Cruzeiro chegou a 17/12 e o técnico do Canoas pediu mais um tempo. Depois de um levantamento de William com o pé, Evandro pontuou e time cruzeirense fez 19/12. Simón marcou 21/15. Filipe deu números finais ao jogo em 25/19.

EQUIPES

SADA CRUZEIRO – William, Evandro, Simón, Isac, Leal e Filipe. Líbero – Serginho. Entraram: Alan, Fernando, Éder Levi. Técnico: Marcelo Menfez

LEBES/GEDORE/CANOAS – Evandro, Alison Bastos, Giovanni, Ialisson, Composto e Alisson Melo. Líbero – Thales. Entraram: Thomaz, Felipe, Gabriel, Palocci. Técnico: Marcelo Fronckowiak

 

Textos e informações enviados ao Toque de Bola pela Confederação  Brasileira de Voleibol

Fotos: Renato Araújo – Divulgação Sada Cruzeiro), Helcio Nagamine/Sesi-SP), João Neto/Vôlei Brasil Kirin, Wander Roberto/Inovafoto/CBV

Edição: Toque de Bola

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário