Futebol, em sua essência, é um jogo que integra. Atrás da bola, em busca do gol, diferenças ficam de lado e só colocar a redondinha na rede importa. Esse poder agregador da modalidade pode ser sentido na tarde desta quarta, no Ginásio da SEL.
Na disputa do futebol da Semana Paralímpica, a troca de experiências e a vibração a cada bela jogada ou gol deram o tom. Atletas do JF Paralímpico, da Escola Estadual Maria do Rosário, da Escola Estadual Ali Halfeld e do CAIC Santa Cruz entraram em quadra e ganharam muito mais do que jogos.
CONVITE
Veja também fotos e vídeos de nossas coberturas em nossas redes sociais. O Toque de Bola é Portal (site), Fanpage (página no facebook), Instagram, Twitter e Youtube.
Integração
Na plateia, alunos da Escola Estadual Professo José Eutrópio, vizinha ao ginásio, e em quadra também alunos do JF Esporte e Cidadania. Assim, a integração foi completa, cumprido um dos objetivos da Semana Paralímpica.
“O objetivo da Semana é justamente a troca de experiências, a inclusão, a integração dos alunos com deficiência. Também promover a autoestima deles enquanto atletas, praticantes de uma modalidade esportiva ou descobridores de uma”, explica a supervisora de esporte adaptado da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), Karla Belgo.
Poder da bola
Presente ao evento também com alguns de seus alunos do JF Esporte e Cidadania, o professo de futebol da SEL, Léo Lima, destaca o poder da modalidade. “Dias como esse mostram o poder que o futebol tem. Ele é contagiante, motivante e apaixonante. É para todos. Não tem distinção entre quem tem ou não tem deficiência. Faz parte do aprendizado, do crescimento desses jovens que precisam dessa experiências de integração”, acredita.
O torneio foi disputado em sistema de festival, com atletas jogando por equipes diferentes, e alternando equipes em quadra para manter a motivação geral. No fim, não que seja o mais importante, a EE Maria das Dores venceu o JF Paralímpico I, por 2 a 1, e do JF Paralímpico II, por 3 a 2. O JF Paralímpico Amarelo venceu o JF Paralímpico Vermelho, por 4 a 2, e o CAIC Santa Cruz/EE Ali Halfeld empatou em 3 a 3 com o JF Paralímpico III. Todos os participantes foram premiados com medalhas.
Confira imagens do futebol da Semana Paralímpica (clique na imagem para ampliar)
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Fotos: Toque de Bola