Com mais uma derrota, sua oitava na competição, o Tupynambás se despediu da disputa do Campeonato Mineiro 2020. Desta maneira, o Baeta termina o Estadual sem vencer nenhum jogo, somando seus três pontos através de três empates.
A noite que marcou a despedida do Mineiro desta temporada foi em Varginha, onde o Leão do Poço Rico terminou derrotado por 1 a 0 pelo Boa Esporte.
O centroavante Gabriel marcou o único gol do jogo no Estádio Dilzon Melo. Agora, a esperança do Baeta de permanecer na elite do futebol de Minas Gerais fica para o tapetão.
O jogo
O Baeta teve a primeira boa chance. Após trama ofensiva aos quatro minutos, Sávio recebeu de frente para o gol do Boa Esporte, mas tocou cruzado para fora.
Em partida aberta, ambas as equipes criaram oportunidades até os 15 minutos, obrigando os goleiros Renan Rocha, dos donos da casa, e Bruno Hargreaves, do Tupynambás, a intervirem para manter o 0 a 0 no placar.
As escapadas em velocidade com Fabinho eram as melhores armas do Baeta. Já o Boa Esporte levava perigo nas bolas aéreas. Apesar do primeiro tempo movimentado, o placar foi em branco para o intervalo.
Boa fatura
Na volta para o segundo tempo, o Boa Esporte aumentou a pressão. Bruno continuou salvando o Tupynambás, que não conseguia mais sair. Mas aos 19 minutos, não deu.
O goleiro do Baeta não interceptou cruzamento da esquerda, e Gabriel escorou próximo à trave no segundo pau para fazer 1 a 0 para os donos da casa.
A reta final da partida não trouxe diferenças do que foi o segundo tempo. O Boa buscava o gol, e o Baeta, em clima de despedida de campeonato, se resumia a se segurar e tentar o contra-ataque. Assim, a vitória simples boveta permaneceu até o apito final.
Embaixo e em cima
Com os resultados da rodada, o Tombense conquistou a primeira colocação (veja imagem abaixo) da fase inicial do Mineiro e pega a quarta colocada, Caldense, na semifinal.
A outra vaga na decisão fica entre América, vice-líder, e Atlético, terceiro colocado. Todas as partidas dos “mata-mata” da reta final do Mineiro, a princípio, serão em Belo Horizonte por conta da homologação dos estádios para o uso do VAR.
Na zona da degola, a derrota por 2 a 1 para o Coimbra empurrou o Villa Nova para fazer companhia ao Baeta. Os dois leões agora tentam a reversão do rebaixamento em campo na Justiça desportiva.
Inconfidência
O quinto colocado Cruzeiro disputará o Troféu Inconfidência, enfrentando o oitavo Patrocinense. Do outro lado da chave, o sexto Uberlândia encara o sétimo Boa Esporte.
O torneio de consolação será definido em partidas únicas, tanto para a estabelecer os finalistas e como para a disputa do título.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Fotos: divulgação Tupynambás/Rise Up Midia; e divulgação/Boa Esporte
Artes: Toque de Bola com informação do Superesportes