Quem busca uma vaga na maior festa do esporte mundial tem que fazer certos sacrifícios. Assim, este ano, nada de folia para o atleta da natação do Clube Bom Pastor, Gabriel Araújo, no Carnaval.
O jovem paratleta nascido em Corinto, na região central de Minas Gerais, e que se mudou para Juiz de Fora em busca de realizar o sonho de disputar a Paralimpíada de Tóquio 2020 estará em viagem para competir.
Gabriel nada na etapa de Lignano Sabbiadoro, na Itália, da Para Swimming World Series, a Série Mundial de Natação Paralímpica, entre 27 de fevereiro e 1º de março.
Ensaio geral
Esta é a última competição internacional antes da abertura da janela para a validação de índices visando a Paralimpíada, grande sonho do atleta do Bom Pastor.
Assim, Gabriel vai usar a etapa italiana como ensaio geral antes de colocar de vez o bloco na rua, no Open de São Paulo, no entre 25 e 28 de março. Na capital paulista, o nadador radicado em Juiz de Fora terá a primeira chance de conquistar o tão sonhado índice para ir à Tóquio 2020.
“Na Itália, será uma competição para analisar algumas coisas que devem ser ajustadas. Acertar tudo que tem que acertar para chegar no Open de São Paulo, fazer a melhor prova da vida e concretizar essa vaga paralímpica, que é o meu sonho”, deseja o nadador.
Já tem a marca
Antes de embarcar para a Itália no Sábado de Carnaval, dia 22, Gabriel passou por um período de trabalho no Centro de Treinamento da Confederação Paralímpica, em São Paulo. Ao lado dele, o técnico Fábio “Fabinho” Antunes, que lembra que seu pupilo já nadou abaixo do índice paralímpico este ano.
Segundo o treinador, agora é a fase final de testes para a confirmação da marca. “Na Itália, a meta é ter mais experiência em competições internacional, fazer ajustes e testar algumas coisas na prova 200m livre para estar tudo mapeado para a etapa de São Paulo. Até porque, se ele fizer o índice, não será valido. No Regional de Brasília, ele nadou para 4min34s, e o que precisa é 4min52s. Então, na verdade, ele já tem o tempo. Precisa validá-lo no Open de São Paulo”, explica Fabinho.
Companheiros na água
Enquanto Gabriel estará na Itália, seus companheiros de equipe no Bom Pastor terão uma rotina diferente, mas se manterão em treinamento. “Vamos manter os treinos, na parte da manhã no sábado e terça. Nos outros dias, vamos dar uma variada nos trabalhos para os atletas mudarem a rotina em função do Carnaval”, diz Antunes, que não estará ao lado de Gabriel na Europa e coordenará os trabalhos no clube juiz-forano.
No calendário, a principal prova no horizonte é o Open de São Paulo, para o qual, além de Gabriel, estão classificados Gabriel Schumann e Manuela Ribeiro pelo Bom Pastor.
“Depois vem a primeira etapa do Nacional (Circuito Caixa Paralímpico), para a qual vamos com sete atletas. O calendário oficial da natação olímpica sera definido após o Carnaval, em reunião nos dias 28 e 29 de feveriro, na Federação Aquática Mineira, em Belo Horizonte. Estamos com metas audaciosas para o olímpico também. Queremos medalhas nos brasileiros de categorias e convocações para a competição internacional das categorias infantil e juvenil que será realizada em Mococa (interior de São Paulo) este ano”, projeta Fabinho.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Fotos: divulgação CBDA; e divulgação Clube Bom Pastor