Foram definidos, em rodada disputada no sábado, dia 29, os clubes que disputarão as finais da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. Ocorre que somente um dos finalistas disputará o Módulo 2 no ano que vem.
Garantiram vaga na final o North Esporte Clube, de Montes Claros, e o Coimbra, de Contagem.
Mas as duas equipes que conquistaram o acesso ao Módulo 2 de 2023 foram o North e o Itabirito. O North conseguiu subir após vencer o Valério Doce por 1 a 0, na partida de volta da semifinal, garantindo também vaga na decisão da Segunda Divisão (na ida, o resultado foi um empate sem gols).
Já o Itabirito, apesar de não ter avançado para a final, conquistou o acesso porque o Coimbra não pode subir de divisão. Segundo a Federação Mineira de Futebol, a FMF, a equipe está jogando a Segunda Divisão com seu time B, pois o time principal disputou o Módulo II em 2022 e foi rebaixado. Nos encontros das semifinais entre as duas equipes, o Coimbra levou a melhor em casa (3 a 1) e houve empate (2 a 2) na partida de volta.
Na fase quartas de final o Itabirito teve como adversário o Esporte Clube Villa Real, único representante juiz-forano na disputa.
Datas das finais
O jogo de ida entre North Esporte Clube e Coimbra está marcado para sexta-feira, dia 4 de novembro, às 14h30, no Estádio Flávio Guimarães, em Contagem.
A grande decisão está reservada para o dia 12 de novembro, às 15h, no Estádio José Maria Melo, em Montes Claros, com mando do North Esporte Clube.
De acordo com o regulamento, as duas equipes classificadas na fase final vão jogar no sistema de ida e volta, cada um exercendo seu mando. O time com a segunda melhor campanha faz o primeiro jogo em casa e decide fora. O campeão será o clube com maior número de pontos ao final das duas partidas.
Se ambas terminarem empatadas, vence quem tem o maior saldo de gols na fase final ou quem teve a melhor classificação na primeira Fase (o North somou 16 pontos na primeira fase, no Grupo A, enquanto o Coimbra totalizou 13 pontos, na Chave C).
Texto: Toque de Bola, com informações da Federação Mineira de Futebol – FMF
Artes: redes sociais e site FMF