Palmeiras desembarcou em Volta Redonda, com o objetivo de voltar para São Paulo com três pontos na bagagem. Para a missão dar certo, Valdivia pintou como novidade na lista de relacionados do técnico Luiz Felipe Scolari. Além do meia, Gerley, recém-chegado ao clube, também figurou entre os convocados.
Para o duelo, o Verdão não contou com Gabriel Silva, Lincoln, Pierre e Wellington Paulista. Com uma vitória, o time palmeirense assumiria a terceira colocação do Campeonato Brasileiro, ultrapassando o São Paulo.
Com Marcos, Valdivia e Kleber juntos após 10 meses, o Palmeiras não conseguiu superar o Fluminense em Volta Redonda e retornou para São Paulo com uma derrota na bagagem. Em 11 jogos disputados, essa foi apenas a segunda derrota do Palmeiras no Campeonato Brasileiro.
A partida começou com um lance perigoso contra o Palmeiras. Logo aos 2min, após cobrança de falta, Fred cabeceou em direção ao gol de Marcos, que fez um milagre e impediu que o placar fosse aberto. Mais tarde, aos 18min, Edinho, ex-Palmeiras, quase fez o dele com um chute de fora da área, que Marcos defendeu.
Apesar dos sustos no início do jogo, o Verdão jogava com calma e tentava, aos poucos, construir as jogadas ofensivas. Aos 25min, Valdivia fez jogada individual e protagonizou o primeiro ataque perigoso do time alviverde. Diego Cavalieri, também ex-Palmeiras, agarrou a bola. Aos 27min, o juiz Heber Roberto Lopes marcou falta de Maurício Ramos, mas deu cartão amarelo para o lateral Rivaldo, que ficou sem entender nada.
Quatro minutos depois, que perigo! Maikon Leite invadiu a área do Fluminense e chutou por cima do goleiro Diego Cavalieri. A bola passou raspando o travessão da meta do time carioca. E Maikon Leite queria mais. Aos 37min, o camisa 7 recebeu passe, disparou em direção ao gol e encheu o pé. O goleiro do Fluminense defendeu e afastou o perigo. Ótimo ataque do Palmeiras.
Porém, o primeiro tempo não causou maiores emoções aos torcedores. Aos 47min, Heber Roberto Lopes apitou e pôs fim a primeira etapa. Tudo igual no Rio de Janeiro.
A volta para a segunda etapa não foi muito empolgante. O duelo se manteve sem grandes jogadas ofensivas e mostrou duas equipes precavidas na hora de atacar. Os times se estudavam e buscavam o momento certo de achar uma ‘brecha’. Aos 14min, a chance do Palmeiras veio por meio da bola parada de Marcos Assunção. O camisa 20, como sempre, fez ótima cobrança e deu trabalho para Diego Cavalieri, que defendeu em dois tempos.
Aos 21min, Valdivia sofreu uma falta grosseira do zagueiro do time carioca e o árbitro Heber Roberto Lopes disse que não foi nada. Seria uma ótima chance para Marcos Assunção. Quatro minutos depois, o Fluminense chegou ao primeiro gol, mas foi anulado pela arbitragem. Um susto para a torcida alviverde.
Depois do lance polêmico, quando o relógio marcava 27min, Felipão sacou o atacante Maikon Leite do time e colocou o meia Patrik. Dois minutos após a substituição, uma infelicidade para os palmeirenses. Marquinho, que havia feito o gol anulado, cabeceou e fez o primeiro gol da partida. 1 a 0 para o Fluminense.
Após o time carioca abrir o placar, Valdivia saiu de campo e deu lugar para o atacante Dinei. A partir daí, o duelo não rendeu grandes inspirações para o torcedor palestrino. Não houve boas oportunidades alviverdes e a segunda derrota do Verdão no Campeonato Brasileiro parecia cada vez mais próxima de acontecer.
O time comandado por Luiz Felipe Scolari havia perdido somente uma vez neste Brasileiro. E aos 48min, o árbitro apitou o final da partida e sacramentou a vitória do Fluminense.
O próximo jogo do Palmeiras será no dia 27 de julho contra o Figueirense, às 21h50, em Florianópolis.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 1 x 0 PALMEIRAS
Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Data: 24 de julho de 2011, domingo
Hora: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR)
Assistentes: Gilson Bento Coutinho e José Carlos Dias Passos (ambos do PR)
Cartão Amarelo: Márcio Rosário, Deco, Edinho e Fred (Flu); Rivaldo, Thiago Heleno, Cicinho,Márcio Araújo e Maurício Ramos (Pal)
GOL: FLUMINENSE: Marquinho, aos 29 minutos do segundo tempo
FLUMINESE: Diego Cavalieri; Mariano, Gum, Márcio Rosário e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Marquinho (Valencia), Souza (Ciro) e Deco (Rafael Sobis); Fred
Técnico: Abel Braga
PALMEIRAS: Marcos; Cicinho, Mauricio Ramos, Thiago Heleno e Rivaldo; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Valdivia (Dinei) e Luan; Maikon Leite (Patrick) e Kleber
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Texto: site oficial do Palmeiras