
A luta do Tupi contra o rebaixamento no grupo B da Série C do Campeonato Brasileiro vai ter mais um capítulo no sábado, dia 4, na penúltima rodada da primeira fase da competição nacional. O Carijó enfrenta o Volta Redonda, às 16h, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio em um confronto direto por posição na tabela no qual só a vitória interessa para ambas as equipes.
Uma derrota do Tupi para o Voltaço, combinada com uma vitória do Ypiranga-RS, que joga no mesmo dia e horário contra o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, rebaixa antecipadamente o time de Juiz de Fora para a Série D do Brasileiro em 2019. Desta maneira, o Carijó completaria o descenso, já que o Joinville caiu na última série de jogos.
Sem cair
Por conta desse risco de rebaixamento iminente, a ordem no time local é nem pensar em derrota, como pede o lateral-esquerdo Magalhães. “Não vai cair não. Não podemos nem imaginar uma situação de ser rebaixado no sábado. Esse pensamento tem que passar longe daqui. Entraremos com foco novamente em buscar um resultado positivo e sair de campo com a vitória”, garante.

O meia Rodrigo Dantas também garante dedicação e lembra que o rival também está ameaçado, por isso o confronto deve ser difícil. “Vamos fazer de tudo para não cair. Buscaremos a vitória do primeiro ao último minuto. Todos que entrarem vão dar o máximo para que o Tupi permaneça na mesma divisão. Vai ser um jogo truncado, já que o Volta Redonda também corre risco, mas faremos de tudo para permanecermos vivos pelo menos na competição.”
Clima ameno
Apesar da ameaça de queda, os treinos da semana no Tupi não foram tensos. A descontração em trabalhos de finalização foi, inclusive, incentivada pelo técnico Aílton Ferraz, buscando deixar o ambiente um pouco menos carregado. “Está bem solto, com responsabilidade, claro. Estou feliz em ver a evolução deles de um grupo que, quando cheguei, estava cabisbaixo. Agora eles estão confiantes. Isso nos deixa também para obtermos uma vitória no sábado”, explica o treinador.

Com relação ao time que vai a campo diante do Volta Redonda, Aílton não deve fazer mudanças. Com a ausência do lateral-direito Rodrigo Dias, diagnosticado com uma lesão na parte posterior da coxa direita instantes antes da vitória por 2 a 0 sobre o Joinville no dia 28 de julho, Fábio Henrique, que o substituiu na oportunidade, ganha a vaga.
Matemática carijó
Se vencer o jogo de hoje, o Tupi garante pelo menos a sobrevida até a última rodada da Série C. Com um empate a decisão do último rebaixado do grupo C também fica para a última rodada. Já se perder, o Carijó escapa de ser rebaixado caso o Ypiranga-RS não vença o Botafogo-SP em Ribeirão Preto.
Volta Redonda
Do outro lado desse confronto decisivo para o rebaixamento do grupo C estão velhos conhecidos do Tupi. O técnico Moacir Júnior comanda atualmente o Voltaço. O treiandor assumiu o time fluminense recentemente e não estava à frente da equipe no confronto com o Carijó no turno.
Já o goleiro Douglas Borges e o atacante Núbio Flávio estão na equipe desde o início da Série C. Ambos foram titulares no jogo entre Tupi e Volta Redonda na Cidade do Aço que terminou com vitória dos juiz-foranos de virada, por 3 a 2, nos acréscimos.

Reação interrompida
Sob o comando do Moacir, o Voltaço perdeu três jogos seguidos – Joinville, Operário-PR e Cuiabá – e só conquistou o primeiro ponto diante do Ypiranga-RS, em empate em 2 a 2, no dia 1º de julho. A partir daí, engatou uma sequência de vitórias – Botafogo-SP, Luverdense e Bragantino –, interrompida no último fim de semana com a derrota para o Tombense, por 2 a 0.
Tupi x Volta Redonda
Estádio Municipal Radialista Mário Helênio – 16h
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva
Tupi: Vilar, Fábio Henrique, Sidimar, Diogo e Magalhães; Marcel, Rodrigo Dantas, Diego Luís, João William e Potita; Reis. Técnico: Aílton Ferraz
Volta Redonda: Douglas Borges; Angel, Roger, Bruno Costa e Luís Gustavo; João Cleriston, Luiz Paulo e Marcelo; Rodrigo Andrade, Núbio Flávio e Dija Baiano. Técnico: Moacir Júnior
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Artes: Toque de Bola com informações da CBF
Fotos: Nina Proton/ Tupi FC e Facebook Voltaço FC