A noite desta quinta-feira, 4, definiu os campeões de mais três categorias na Copa Prefeitura Bahamas de Futsal 2013. No Infanto Juvenil Feminino, o Estrelas do Futuro venceu o Patrus, por 2 a 0, e ficou com o título, sem a necessidade de um segundo jogo. Entre os Veteranos, o Cascatinha derrotou o Grupo Rezato, pelo placar de 2 a 0, ficando com o primeiro lugar. No jogo mais esperado da noite, São Bernardo e Associação Sirius fizeram uma partida duríssima. Melhor para o São Bernardo, que venceu no fim por 4 a 3 e levantou a torcida presente no ginásio Francisco Queiroz Caputo, no Sport Club Juiz de Fora.
Nesta sexta-feira, 5, mais duas categorias terão seus campeões definidos:
19h – Juvenil – Clube Bom Pastor x BJúniors F8
19h45 – Infantil Feminino – Instituto Vianna Júnior x Belmiro Braga
_________________________________________________________________________________________
CATEGORIA INFANTO JUVENIL FEMININO
Estrelas do Futuro 2 x 0 Patrus
Arbitragem:
Antônio Carlos Reiff
Alfredo
Karine Godoy
Gols:
ESTRELAS DO FUTURO
9 – Tayara
10 – Priscila
Ritmo lento
A primeira parte da final da categoria Infanto Juvenil Feminino não foi empolgante. As equipes começaram o jogo em um ritmo muito lento, errando muitos passes e criando poucas chances de gol. De positivo, apenas a torcida do Estrelas do Futuro, com seu uniforme do Botafogo, que marcou presença no Francisco Queiroz Caputo, incentivando as jogadores.
Em quadra, as meninas pareciam nervosas e querendo decidir sozinhas a partida. A primeira investida foi do Patrus, com Josiane. A camisa 12 bateu cruzado, de perna esquerda, e viu a goleira Hannah se complicar para fazer a defesa e jogar para escanteio. Após sequência de quatro cobranças consecutivas, a defesa do Estrelas conseguiu afastar a bola do perigo.
O Estrelas respondeu e foi feliz. Priscila bateu de fora da área e a bola resvalou na defesa. Na sobra, Tayara foi mais esperta e conferiu de esquerda para abrir o marcador: 1 a 0.
Priscila destoava em quadra e quase ampliou em uma belíssima jogada. A camisa 10 avançou pelo lado direito, deu o drible em duas marcadoras e chutou cruzado. A bola explodiu na trave direita da goleira Iasmin, que apenas torceu para não entrar.
Show da 10
O segundo tempo foi mais movimentado, e assim como no início do jogo, o Patrus assustou primeiro. Iasmin faz defesa tranquila e aciona contra-ataque rápido com Josiane, que aparece sem marcação na esquerda, mas erra o chute, perdendo grande chance de empatar a partida.
A partir daí, Priscila comandou o jogo. A capitã do Estrelas recebeu de Tayara pelo lado direito, dá um drible desconcertante na marcadora, leva para o meio e finaliza de esquerda, com curva. A bola morre no canto direito, sem chances para Iasmin: 2 a 0.
E a camisa 10 queria mais. Se não fosse pela boa atuação de Iasmin, o Patrus poderia sair com resultado ainda pior de quadra. Em duas oportunidades, Priscila finalizou e a goleira estava atenta para evitar o gol. Em uma cobrança de falta de Priscila, a torcida novamente explodiu. A bola foi no ângulo direito, estufando a rede, mas o gol foi invalidado, pois as jogadoras do Estrela atrapalharam a visão da goleira.
Com a partida chegando no final, o Patrus já não tinha mais organização em quadra e apostava nas jogadas individuais de Josiane, que não surtiram efeito. Apito final: Estrelas campeão.
_________________________________________________________________________________________
CATEGORIA VETERANO
Cascatinha 2 x 0 Grupo Rezato
Arbitragem:
Alfredo
Rayan Camargo
Karine Godoy
Gols:
CASCATINHA
4 – Henrico
10 – Marcelo
Duelo de gigantes
Com jogadores experientes em quadra, a partida foi muito técnica, cadenciada, com muito toque de bola, procurando envolver o adversário. Mas os destaques foram os goleiros. Tanto Leandro, pelo lado do Cascatinha, quanto Reinaldo, defendendo as cores do Rezato, fizeram uma partida excepcional e foram decisivos no resultado com poucos gols.
O Rezato assustou na primeira oportunidade. Wanderson dominou já buscando a presença de Gilberto, que chegou pelo meio batendo forte. Leandro fez defesa espetacular, no alto, recebendo o aplauso dos torcedores presentes. No lance seguinte, o goleiro saiu nos pés de Gilberto, que fez bela jogada individual pela direita e tentou o drible no arqueiro, sendo anulado próxima à área.
O Cascatinha não estava morto no jogo e quase abriu o marcador com Henrico. Após excelente jogada de Marcelo no lado esquerdo, o camisa 4 apareceu na área, com liberdade, recebeu a bola, mas demorou para finalizar, sendo prensado pela marcação adversária. A bola foi no meio do gol e Reinaldo tirou com os pés.
Marcelo estava bem no jogo e mais uma vez levou perigo. O camisa 10 do Cascatinha pedalou na frente do marcador, puxou para o meio e bateu de perna direita. A bola foi venenosa mas o goleiro estava ligado para espalmar. E o Cascatinha ainda teve grande chance, com Alexandre, que recebeu lançamento do goleiro, matou no peito e girou, batendo de esquerda, sem deixar cair. Reinaldo foi no tempo certo da bola e segurou firme, sem deixar com que o Cascatinha abrisse o placar.
No detalhe
Na primeira jogada do segundo tempo, o Rezato quase marcou o primeiro. Irlan recebeu no meio, gingou na frente de Marcelo e fintou o camisa 10. Com espaço, bateu forte, de esquerda, e a bola passou tirando tinta da trave.
Na resposta, o Cascatinha novamente parou em Reinaldo. Marcelo foi lançado no pivô, girou para cima de dois marcadores e bateu de perna direita. Reinaldo fechou o canto esquerdo, salvando o Rezato. Mais inteiro em quadra, o Cascatinha foi pra cima, sempre com o camisa 10 Marcelo na criatividade das jogadas. Em uma bela triangulação, o camisa 10 abriu com Henrico na direita, que devolveu no meio. Marcelo fingiu o chute e rolou na esquerda para Emilio que bate de primeira. A bola desviou no marcador e ia encobrindo Reinaldo, que mesmo caído, salvou com um tapinha de mão esquerda.
Emilio teve outra boa chance. Henrico encontrou o camisa 9 livre pelo lado esquerda, que encheu o pé. A bola passou pelo goleiro Reinaldo, mas explodiu na trave.
Quando o jogo parecia se encaminhar para os pênaltis, um contra-golpe do Cascatinha foi fatal. Henrico recuperou a bola na quadra de defesa e lançou Emilio na direita. O camisa 9, com grande estilo, devolveu de primeira, com a bola ainda no alto, encontrando Henrico em velocidade, que avançou e deslocou Reinaldo: 1 a 0.
O gol desestruturou a marcação do Rezato, que partiu para cima tentando o empate, mas deixou brechas. Em uma delas, o goleiro Leandro repôs a bola na frente para Marcelo, que dominou de coxa, girando para a direita e bateu muito forte, matando o goleiro e dando números finais ao jogo: 2 a 0, Cascatinha campeão.
_________________________________________________________________________________________
CATEGORIA ADULTO
Associação Sirius Futsal 3 x 4 São Bernardo Tina Lanches
Arbitragem:
Rayan Camargo
Antônio Carlos Reiff
Karine Godoy
Gols:
ASSOCIAÇÃO SIRIUS FUTSAL
5 – Marcos (2)
4 – Victor
SÃO BERNARDO
20 – Francisco (2)
5 – Nilcinei
12 – Roniele
Digno de final
O jogo mais esperado da noite ficou para o final. Com as arquibancadas do ginásio do Sport Club Juiz de Fora com bom público, Sirius e São Bernardo fizeram uma final eletrizante, desde os primeiros minutos de partida.
Logo no primeiro ataque do Sirius, Romualdo esticou bola na frente no lado esquerdo e soltou bomba cruzada. O goleiro Jonas esticou o pé esquerdo e tirou com o bico da chuteira, salvando o São Bernardo.
As duas equipes mostravam grande qualidade técnica e um respeito tático elevado dentro de quadra. O Sirius era mais presente na quadra de ataque, mas foi São Bernardo quem abriu o placar. Edmar cobrou falta pela direita, a bola desviou na barreira e parou nos pés de Francisco, que teve o trabalho de escorar para o gol: 1 a 0.
Mas não deu tempo nem de o São Bernardo comemorar. Marcos pediu bola na direita, apostou na individualidade, foi à linha de fundo e chutou forte, pro meio da área. Nilcinei se jogou na bola para tentar o corte, mas mandou contra o patrimônio. O árbitro deu o gol para o camisa 5 do Sirius: 1 a 1.
A equipe do Sirius, que contou com a presença do campeão da Champions League, Leo Santana, no banco de reservas, seguia mais presente no ataque, mas parando no bom goleiro Jonas. Quem aproveitou foi São Bernardo, que voltou a estar na frente em uma cobrança de pênalti. Francisco ganhou na raça do marcador e foi derrubado dentro da área. Em cima do lance, o árbitro marcou a infração, convertida pelo próprio camisa 20, em um chute forte no meio do gol: 2 a 1.
Antes do fim do movimentado primeiro tempo, o Sirius deixou tudo igual. Marcos recebeu bela enfiada no meio, sobe para o ataque e desloca o goleiro com um toquinho rasteiro: 2 a 2.
Clima quente e taça na mão
O segundo tempo começou com a mesma pegada que terminou a primeira etapa. E São Bernardo tratou logo de ganhar a frente do marcador mais uma vez. Francisco, muito bem no jogo, tirou dois marcadores e rolou para o meio. Nilcinei bateu forte, de primeiro, e anotou o quarto: 3 a 2.
Empolgado com o gol no início, o São Bernardo foi pra cima e aumentou. Roniele correu na esquerda, driblou o goleiro e rolou para o gol: 4 a 2.
A partir daí, o clima esquentou. Francisco roubou bola no ataque e foi derrubado por Romualdo, que acabou expulso no lance, gerando muita polêmica. Minutos depois, a situação ficou ainda pior. Francisco foi fazer a reposição de bola e acabou empurrando o treinador Jarbas, do Sirius, que não gostou e começou uma discussão. A arbitragem expulsou o treinador e o camisa 20, de forma muito rigorosa. Os jogadores do São Bernardo ficaram transtornados dentro de quadra e foram para cima do árbitro, que acabou protegido pelos atletas do Sirius. Após muita confusão, a partida recomeçou, com São Bernardo desfalcado em quadra.
Atrás no placar, o Sirius tentou se aproveitar da vantagem numérica e conseguiu. Com goleiro linha, o time fez a bola rodar e marcou o terceiro com Victor. Mas a reação parou por aí. O São Bernardo segurou o jogo e ficou com o título, em um partida espetacular.
Texto: Igor Rodrigues
São Bernardo, Cascatinha e Estrelas campeões: A noite desta quinta-feira, 4, definiu os campeões de mais três… http://t.co/5ijXZ3kve5