Rio de Janeiro (RJ), 30 de outubro de 2011
Cariocas e paulistas começaram bem a 32ª rodada do Campeonato Brasileiro neste sábado, 29. Botafogo e Fluminense venceram e seguem em busca do título. O Santos também venceu, com mais uma grande atuação de Neymar.
No Engenhão, o Botafogo garantiu os três pontos bem ao seu estilo, com uma jogada rápida. Cortês lançou Elkeson na esquerda e este achou Loco Abreu na área, para marcar, de cabeça, no segundo tempo. Botafogo 1, Cruzeiro 0.
No Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, o início do Fluminense foi assustador. O zagueiro Márcio Rosário literalmente brigou com a bola e o atacante Felipe Azevedo entrou sozinho na área para tocar na saída de Diego Cavalieri. Ainda no primeiro tempo, Rafael Sóbis empatou, aproveitando excelente passe de Fred, que teve ótima atuação, em profundidade. O gol da vitória veio no segundo tempo, novamente com Sóbis, desta vez em contra-ataque iniciado por um passe muito bom do lateral Carlinhos.
No Pacaembu, Neymar marcou os quatro gols do Santos sobre o Atlético Paranaense, sendo dois de pênalti e dois em belas jogadas individuais. E ele ainda teve um gol anulado.
O complemento da 32ª rodada, neste domingo, 30, tem destaques como Vasco x São Paulo, Grêmio x Flamengo e Corinthians x Avaí, todos às 16h. Mais tarde, 18h, o Atlético Mineiro recebe o Palmeiras. Os resultados de sábado foram bons para o Galo, uma vez que Ceará e Atlético Paranaense, que também lutam para não cair, não pontuaram.
Neymar diz que não teria espaço no “Santos de Pelé”
Neymar vai se consolidando como ídolo do Santos a cada gol, a cada jogo que decide para o time da Vila Belmiro. Não por acaso, recebeu da torcida santista uma bandeira com seu retrato como homenagem na partida contra o Atlético-PR no sábado. Dentro de campo, fez valer o trabalho dos fãs com quatro gols na goleada de 4 a 1 sobre o time paranaense.
A fase é tão boa que surgem comparações até com o famoso time do Santos liderado por Pelé. Perguntado ainda no Pacaembu sobre o que achava de uma declaração de Pepe que considera que Neymar jogaria no esquadrão de mais de meio século atrás, o craque do momento preferiu se colocar em outro patamar. “Acho que não teria espaço naquele time fantástico”, respondeu.
O próprio Pelé não mede elogios ao jovem. O Rei disse inclusive que daria o prêmio de melhor jogador do mundo para o camisa 11 do Santos, pela grande temporada que fez não só com os títulos paulista e da Libertadores, mas também com a seleção brasileira. Enquanto isso, Neymar vai comemorando seus gols como o maior jogador da história de seu clube. “Tenho que inventar uma comemoração diferente, é parecida para parecer com ele”, admitiu depois de uma noite de mais socos no ar.
A cinco jogos do Mundial de Clubes da Fifa, porém, a decisão do Santos é de descansar o principal jogador. Da goleada em que foi protagonista, Neymar foi para uma folga de quatro dias – enquanto o elenco se reapresenta na terça-feira, ele só volta a treinar na quinta.
Procedimento normal segundo o auxiliar Tata, que está no comando do time enquanto Muricy Ramalho se recupera de problemas médicos. Tata que também se rendeu ao talento do jovem, colocando-o após a partida, “com sobras”, ao lado de Messi e Cristiano Ronaldo entre os melhores jogadores do mundo.
Brasil é ouro sobre Cuba
O Brasil poupou grande parte do time que já ganhou tudo no vôlei masculino. Poupou até o técnico Bernardinho, que nem foi a Guadalajara para comandar o time “B”. Mas ainda assim a seleção confirmou o favoritismo ao conquistar o bicampeonato pan-americano ao vencer Cuba por 3 sets a 1 (25-11, 26-24, 25-28 e 25-18).
Os Jogos Pan-Americanos terminam neste domingo, 30. O quadro de medalhas no início da manhã de domingo aponta o Brasil em terceiro lugar. Os Estados Unidos têm 92 medalhas de ouro e total de 234. Cuba soma 58 de ouro, total de 136. O Brasil aparece com 47 de ouro e total de 140.
O Brasil, assim, reafirma o título do evento no Rio de Janeiro, em 2007, o quarto de sua história. A equipe teve Rubinho, um dos assistentes de Bernardinho, como técnico, e seu jeito calmo e ‘nerd’ ajudou em momentos difíceis da final. Na linha de frente, Wallace e Lipe causaram estragos na defesa cubana.
A seleção masculina teve uma campanha invicta de cinco vitórias e, mesmo com a maioria de atletas que costumam ficar no banco, conseguiu se impôr diante dos adversários. A equipe brasileira passou pelo Canadá (3 a 0), Porto Rico (3 a 0), Estados Unidos (3 a 1) e Argentina (3 a 1).
A próxima missão da equipe nacional, que terá o retorno de Bernardinho ao comando, é a Copa do Mundo do Japão, entre 20 de novembro e 4 de dezembro, com três vagas nos Jogos Olímpicos de Londres no ano que vem em disputa.
A conquista do Brasil, além de firmar a soberania do país no esporte (ouro também no vôlei feminino), marca a 47ª medalha dourada neste Pan.
Texto Brasileirão: informações do SporTV
Textos Neymar e Pan: www.espn.com.br
[wpfootball id_league=3 id_template=2]