RTR Ultra Trail desafia corredores em Resende Costa!

2ª RTR Ultra Trail será no fim de semana em Resende Costa

Os corredores terão um grande desafio no fim de semana: é a segunda edição da RTR Ultra Trail, na zona rural de Resende Costa, no Campo das Vertentes.

No domingo, 31 de outubro, os atletas  vão disputar os três percursos 100% em trilha ou em estrada: os 54 km da ultramaratona, e os trajetos de 10 km e 20 km.

Inscrições

As inscrições serão realizadas pela internet, onde também está disponível o regulamento. O limite é de 120 participantes. Se sobrarem vagas, haverá inscrição no domingo no sítio Água Limpa, local da largada e da chegada da prova.

Os participantes da Ultramaratona saem às 6h30. Às 7h, é a largada dos corredores do percurso 20 km e às 7h30 largam os corredores para os 10 km.

A largada e a chegada serão no Sítio Água Limpa. Todos que concluírem vão receber medalha de participação. Os cinco primeiros no geral masculino e feminino além dos três primeiros em cada faixa etária vão ganhar troféus.

Um dos organizadores da prova, Wanderson Nascimento, conversou com o programa #GirandoaBola, da Webradio Nas Ondas do Toque, sobre as expectativas, os protocolos e o que os trajetos exigem dos participantes.

Cenário bonito

Wanderson Nascimento ressaltou que os três trajetos da RTR UltraTrail atendem a diferentes perfis de corredores. No entanto, todos terão que ter fôlego para vencer as subidas previstas no percurso da prova.

“Nós vivemos em uma região montanhosa, então tem bastante subida, tem bastante descida. No caso da ultramaratona, a gente tem um trecho que vai cruzar o Morro do Livro, também chamado de Serra da Bandeira. É um lugar muito bonito e com altitude bem elevada, com trilhas bem técnicas e desafiadoras”.

E os desafios serão ampliados se for confirmada a previsão do site Climatempo de que haverá pancadas de chuva à tarde e à noite entre sexta e domingo.

“Se o clima estiver úmido e estiver chovendo, vai dificultar um pouco mais porque tem lama e fica escorregadio, mas os atletas que gostam desse tipo de prova são atraídos exatamente por este desafio”, explicou Wanderson Nascimento.

Protocolos

O organizador da RTR Ultra Trail reforça que todos os envolvidos – organizadores e corredores – terão que respeitar as normas de segurança e proteção contra a covid-19 durante a prova.

“Enquanto o atleta tiver interagindo com outros atletas e com a organização, ele tem que usar máscara. No momento da largada e durante a corrida, ele não vai precisar usar máscara, é facultativo. No momento que ele chegou, também vai ter que fazer uso de máscara. Vai ter distribuição de álcool em gel para higienização das mãos. E a gente solicita sempre que os atletas mantenham uma distância de segurança para evitar qualquer tipo de contaminação”, enumerou.

Limitado

Um dos organizadores lembrou que cerca de 400 atletas participaram de provas na região antes da pandemia. Por questões de segurança, houve a redução e determinação do limite de 120 inscritos. O que não mudou foram as expectativas para o evento.

“A nossa expectativa é que a gente consiga preencher o máximo de vagas possível e entregar para os atletas um grande evento, um evento muito proveitoso, de valorização e promoção da saúde e da qualidade de vida, que é o que a corrida faz, transforma a vida das pessoas sempre para melhor, promove a sociabilização, a saúde física e mental das pessoas”, afirmou.

Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira

Foto: RTR Ultra Trail/Divulgação

Deixe seu comentário