Antônio Carlos Roy, 42 anos, ex-jogador do clube, chegou falando ao mesmo tempo manso e grosso, em sua apresentação. Quando perguntamos sobre como será o relacionamento com o elenco, foi claro, mesmo sem alterar o tom de voz: “Sou amigo dos jogadores, mas também não vamos dar mole, até porque também já fui jogador”, afirmou, ao Toque de Bola durante a entrevista coletiva, numa sala no Estádio Salles Oliveira, em Santa Terezinha.
“Já dissemos aos jogadores que quem não quiser colaborar pode sair”, antecipou, referindo-se à conversa que teve, a portas fechadas com o elenco, antes de se apresentar para a entrevista. “Neste momento, quem ficar tem que ser para dar o máximo”.
Roy sabe que não tem o tempo ideal para armar a equipe para os dois próximos jogos em casa – sábado, 8, diante do Macaé, e 15, contra o Madureira. Ele aposta em seu conhecimento do adversário: “Conheço bastante o técnico do Macaé, Toninho Andrada, e já trabalhei com oito titulares deles”, afirmou.
Mais conhecido por seu trabalho em clubes fluminenses, Roy admite que não será fácil encontrar agora, no mercado, jogadores para reforçar o time com a qualidade necessária nesta reta final de fase de classificação da Série C: “Realmente, os mais qualificados teoricamente estão empregados em clubes das Séries A, B e C. Mas vamos procurar melhorar, e se alguém vier, tem que ser para entrar logo, para resolver”.
Logo após a coletiva, Roy reuniu-se com o Diretor de Futebol, Cloves Santos, o Gerente de Futebol, Pitti, o agora novamente auxiliar técnico Felipe Surian e o preparador físico Luiz Cláudio. Em pauta, um relatório das atuações mais recentes do Tupi.
O atacante Ademilson, também em conversa com o Toque de Bola, antes da coletiva, garantiu que não há problemas de relacionamento no grupo: “O nosso problema tem sido mais dentro de campo mesmo, até porque a grande maioria do elenco é a mesma que venceu a Série D e disputou o Mineiro deste ano. Cabe a nós, jogadores, contribuir para tirar o time dessa situação difícil”, analisou.
Ademilson fez questão de isentar o interino-quase efetivo Surian de qualquer responsabilidade: “Ele não tem culpa nenhuma”.
Após a apresentação de Antônio Carlos Roy, o presidente do clube, Áureo Fortuna, disse que a diretoria optou pela mudança na Comissão Técnica neste momento, principalmente em função da quase obrigação de vitórias nos dois jogos diante da torcida. “Fizemos um planejamento para o futebol na Série C, não deu certo, então estamos tentando resolver”, disse, não considerando que Roy seja o quarto técnico na temporada: “É o terceiro. Tivemos o Alexandre Grasseli, o Moacir Júnior e agora o Antônio Carlos Roy. Surian é funcionário do clube, e sempre fomos transparentes com ele, de que se fosse preciso buscaríamos alguém mais experiente”.
Amistoso pode “melar”
O dirigente revelou que pode “melar” o amistoso diante do Botafogo, que estava sendo programado para o dia 15, com a participação de Túlio Maravilha. “O clube carioca nos enviou um contrato, mas há alguns itens que precisamos voltar a conversar, para nós foi novidade. Então no momento não está confirmada a partida”.
Caso o amistoso ainda seja disputado, o jogo festivo seria na manhã do sábado, 15, com o Tupi atuando sem sua equipe principal, e a tarde seguiria reservada para Tupi x Madureira, pela Série C.
Sem melindre
O Vice de Futebol, Cloves Santos, garantiu que Felipe Surian não ficou melindrado com o seu retorno à condição de auxiliar técnico. “Ele foi um dos que nos incentivaram a fazer a mudança, na tentativa de obter os resultados agora”, afirmou Cloves.
Roy disse que o primeiro contato para sua contratação foi um telefonema por volta das 10h de domingo.
Agenda
Veja a programação de treinos da semana, divulgada depois da primeira reunião do treinador com dirigentes e Comissão Técnica:
Terça-feira (04/setembro)
9h – Treino tático, em Santa Terezinha
15h30 – Coletivo, em Santa Terezinha
Quarta-feira (05/setembro)
9h – Treino tático, em Santa Terezinha
14h30 – Trabalhos de musculação, na Academia Higéia.
Quinta-feira (06/setembro)
15h30 – Treino tático, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio
Sexta-feira (7/setembro)
10h – Treino técnico, em Santa Terezinha
13h – Início da concentração, no Ritz Hotel (centro da cidade)
Sábado (8/setembro)
16h – Tupi x Macaé (RJ), no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, pela décima – primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série C