A tabela do Campeonato Mineiro do Módulo 2, divulgada na última sexta, dia 7, causou estranheza ao observador mais atento: três jogos do Tupi na Segunda Divisão de Minas Gerais estão marcados para o mesmo dia e horário de partidas do Tupynambás pela elite do Estadual, no mesmo local, o Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.
Assim, alguma mudança terá que ocorrer na tabela do Módulo 1 ou do Módulo 2 por conta das coincidências. O Toque foi atrás para saber se existe a chance de serem disputadas rodadas duplas com o Baeta e o Carijó em campo, no mesmo dia, em jogos em sequência. A possibilidade é ventilada, mas ainda está longe de se concretizar.
TABELA DO MÓDULO 2 2020 (clique para conferir a tabela do Módulo 2)
Três coincidências
Na tabela do Módulo 2, divulgada pela Federação Mineira de Futebol (FMF), em três oportunidades há coincidência de datas e horários dos jogos de Tupynambás e Tupi. No dia 15 de fevereiro, o Leão do Poço Rico recebe o Uberlândia, às 16h, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. Para o mesmo sábado e na mesma hora está marcado o confronto entre Tupi e Guarani.
No dia 7 de março, o Baeta recebe o Patrocinense, às 16h, no Estádio Muncipal, mesma data, local e horário do compromisso do Carijó contra o Athletic. Já no dia 21 de março, às 16h, estão previstos para o Mário Helênio: Tupi x Democrata-GV; e também Tupynambás x Caldense.
Pelo regulamento, a FMF pode ela mesma mudar datas e horários dos jogos até dez dias antes da realização da partida. Após esse prazo, o mandante pode tentar a alteração, mas a entidade e o adversário têm que estar de acordo.
Rodadas duplas
Ainda sob direção provisória por conta do imbróglio judicial que se tornou a eleição no clube e sem assessoria de imprensa, o Tupi não se manifestou oficialmente sobre o assunto. Mas, nos bastidores do Carijó, a possibilidade de rodadas duplas é tratada com cautela e sem muito ânimo. Durante essa semana, a tabela será estudada pela direção do clube local e consultas serão feitas à FMF.
No Baeta, a coincidência gerou surpresa e um pedido de prioridade junto à FMF. Segundo o vice-presidente do Tupynambás, Cláudio Dias, a sugestão do Leão do Poço Rico é que os jogos do Tupi passem para o domingo. No Alvirrubro, as informações de bastidor dão conta de que a chance de serem promovidas rodadas duplas é praticamente nula.
Tentativas
As tentativas mais recentes de organização de rodadas duplas com Tupi e Tupynambás não deram certo. Em 2018, ventilou-se a possibilidade de isso ocorrer, mas a promoção conjunta das duas partidas ficou no quase.
Este ano, ao anunciar a organização conjunta da clássico Tu-Tu pelo Mineiro 2019, no dia 23 de janeiro, as duas diretorias chegaram a cogitar novamente a ação. Mas após o jogo, vencido pelo Baeta por 1 a 0, o relacionamento azedou, e as duas partidas em sequência no Estádio Mário Helênio não se realizaram.
A reportagem do Toque de Bola entrou em contato com a assessoria da FMF, mas até agora não recebeu resposta sobre as prováveis mudanças na tabela. As informações extraoficiais repassadas aos clubes dão conta de que esta ordem de jogos divulgada é somente uma base, e mudanças ocorrerão para adequar situações como a marcação dupla de jogos nos mesmos dia, horário e estádio ocorrida com Tupynambás e Tupi.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Artes: Toque de Bola e divulgação Tupynambás