Rodada termina bem para Botafogo, Palmeiras e Cruzeiro. Ricardo Gomes sofre AVC durante o jogo

Rio de Janeiro (RJ), 29 de agosto de 2011

Pouco mais de oito horas após o término da cirurgia emergencial à qual foi submetido, o quadro de Ricardo Gomes permanece o mesmo (11h08 de segunda-feira, 29) . O estado do técnico do Vasco é grave, mas estável. Ele segue internado em coma induzido na UTI do Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e respira com auxílio de aparelhos. Por volta de 10h (de Brasília), Ricardo será reavaliado pela equipe de médicos para ter uma posição mais concreta e definir os próximos passos.

Alguns exames deverão ser refeitos com o objetivo de avaliar a evolução da cirurgia emergencial, realizada pelo médico José Antônio Guasti. O procedimento teve como meta principal estancar a hemorragia e reestabelecer a circulação do sangue no cérebro de Ricardo Gomes, que sofreu um AVC (acidente vascular cerebral). As possibilidades são muitas e até mesmo uma nova intervenção cirúrgica não foi descartada. Um novo boletim oficial deve ser divulgado no fim da manhã desta segunda-feira.

O meia Felipe, que esteve no hospital na noite de domingo, voltou ao local por volta das 7h desta segunda. Ele não revelou maiores detalhes do quadro. Disse apenas que outros jogadores devem ir ao hospital depois do treino, marcado para 10h em São Januário.

– O Ricardo é uma pessoa muito querida, um amigo que fiz, e o momento é de oração e torcida. Vim prestar meu apoio novamente e seguimos na torcida para que ele volte o mais rapidamente possível – comentou.

O treinador, de 46 anos, vai permanecer no hospital, no mínimo, entre oito e dez dias. De acordo com Clóvis Munhoz, chefe do departamento médico do Vasco, o lado do cérebro afetado pela hemorragia foi o direito, com um edema maior do que dois centímetros (considerado importante) e está relacionado aos movimentos de braço e perna e também à fala.

O treinador do Vasco, Ricardo Gomes, sentiu-se mal durante o segundo tempo da partida contra o Flamengo, no Engenhão. Informações  dão conta que o profissional, então em estado gravíssimo, com quadro de acidente vascular encefálico hemorrágico, respirava com ajuda de aparelhos, e foi submetido a cirurgia, no Hospital Pasteur.

  Cirugia (informação atualizada à 0h10 de segunda-feira, 29)

Após três horas e meia, a cirurgia do técnico Ricardo Gomes na noite deste domingo, 28, chegou ao fim e foi considerada bem-sucedida pelos médicos. Segundo as primeiras informações, a hemorragia no cerébro ocorrida em decorrência do AVC (acidente vascular cerebral) foi estancada, e a circulação, restabelecida. Ele será submetido a uma tomografia e encaminhado à UTI. O médico José Antônio Guasti realizou o procedimento no Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Ele não deu entrevistas. Quem falou sobre o caso foi Clóvis Munhoz, médico do Vasco que acompanha todo o caso. Segundo ele, o caso é grave e ainda há risco de morte, apesar de a cirurgia ter sido alentadora.

– Foi tudo dentro do esperado. A impressão do doutor que o operou foi a melhor possível. O coágulo foi drenado. O quadro é favorável e agora as próximas 72 horas serão decisivas para avaliar e consolidar o quadro clínico, isso quer dizer sequelas ou não – disse Clóvis.

Apesar de ainda ser cedo para prognósticos, o médico do Vasco disse que qualquer possível sequela no pós-operatório pode ser revertida com fisioterapia.

Ricardo Gomes deve seguir no hospital entre oito e dez dias. De acordo com Munhoz, o lado do cérebro afetado pela hemorragia foi o direito, e está relacionado aos movimentos do braço direito e também à fala.

O comandante vascaíno se sentiu mal por volta dos 20 minutos do segundo tempo do clássico entre Flamengo e Vasco, neste domingo, no Engenhão. Ele foi levado, inicialmente, para o centro médico do estádio, e, em seguida, encaminhado para o hospital.

  Rodada boa para Fogo, Palmeiras e Cruzeiro

Botafogo, Palmeiras e Cruzeiro foram as equipes que terminaram bem a 19ª e última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. O Botafogo, que havia derrotado o Fluminense no sábado por 2 a 1, foi beneficiado pelos empates entre Flamengo e Vasco (0 a 0) e Santos e São Paulo (1 a 1) e a derrota do Corinthians para o Palmeiras (2 a 1).

O bloco da frente traz agora: Corinthians, 37 pontos, Flamengo, 36, São Paulo, 35, Vasco, 35, Botafogo, 33, e Palmeiras, 32.

Os outros resultados de domingo foram: Grêmio 2×1 Internacional, Ceará 3×0 Bahia, Figueirense 2×3 Avaí e Atlético Mineiro 1×2 Cruzeiro.

Informações cirurgia: globoesporte.com

  Informações dos jogos: SporTV e agências

[wpfootball id_league=3 id_template=2]

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário