Rodada dupla com Tupi, Baeta, Sport e Flamengo leva nostalgia centenária ao Estádio Procópio Teixeira. Veja fotos

Nas comemorações do centenário do Sport Club Juiz de Fora sobraram emoções. O Estádio José Procópio Teixeira foi palco de reencontros marcantes no domingo, 25. Ex-jogadores profissionais de Sport, Tupi, Tupynambás e Flamengo se reuniram para reviver momentos de glória. Os juizforanos puderam assistir o clássico jogo entre Galo e Baeta, além de fazer a festa com os ídolos do passado rubro-negro que enfrentaram a equipe master do Periquito.

Nomes de gerações diferentes desfilaram no gramado de tanta história no cenário esportivo. Entre eles, estavam Edson Costa, ex-atleta e dirigente do Sport, o ex-zagueiro Gomes, vestindo a camisa alvinegra novamente, o ex-atacante Allan, que desta vez foi Baeta, e os atacantes Nunes e Cláudio Adão, os mais assediados pela torcida  rubro-negra, empolgada com a possibilidade de novo título no Brasileiro de profissionais este ano.

   “Responsabilidade com o patrimônio”

Em meio a tantas comemorações, o presidente do Sport, Jorge Ramos, admite pressão pela volta do futebol profissional ao clube. “São 100 anos de um clube com tradição no futebol, natação, basquete, vôlei, que teve a primeira piscina suspensa da América Latina. Não é fácil chegar ao centenário. Hoje o Sport está financeiramente equilibrado na parte social. Agora a gente começa a ser pressionado. O Baeta está voltando, o Tupi está em atividade e as pessoas começam a questionar sobre o futebol do Sport. Teremos dificuldade para entrar no futebol profissional e precisamos ter responsabilidade com o patrimônio do clube”, explica o presidente.

Rivais dentro de campo

Juiz de Fora possui três tradicionais clubes: Sport, Tupi e Tupynambás. Se a rivalidade dentro de campo é forte, fora dele o clima é amistoso e de companheirismo. As equipes de veteranos de Galo e Baeta foram convidadas de honra do Periquito e participaram da festa. Jorge Ramos enalteceu a presença dos rivais. “É um momento marcante para o futebol de Juiz de Fora. Para nós é gratificante. Em campo é uma coisa e o momento de congratular é outra. É muito bacana ver o Tupi e o Tupynambás jogando no Sport”, disse.

Presidente do Sport, Jorge Ramos, considera a possibilidade de jogar com o futebol profissional, mas preza pela responsabilidade financeira.
Presidente do Sport, Jorge Ramos, considera a possibilidade de jogar com o futebol profissional, mas preza pela responsabilidade financeira.

Dirigente carijó

Quem também marcou presença foi a presidente do Tupi, Myrian Fortuna. “Acho importante participar porque acredito que a rivalidade é só nas quatro linhas. Somos parceiros. A grandeza dos clubes da cidade é importante para a comunidade de Juiz de Fora”, destacou a presidente carijó, que considera possível ter três times profissionais na cidade. Ela também esteve na missa do centenário, ocorrida na véspera, e fez questão de cumprimentar os dirigentes alviverdes pela data.

Tupi x Tupynambás

Para comemorar os 100 anos do Sport, nada melhor do que um clássico centenário para coroar a festa. A preliminar do jogo entre Sport e Flamengo foi uma partida entre as equipes de master de Tupi e Tupynambás. O destaque ficou por conta do Campeão Brasileiro da Série D pelo Tupi, Allan, que no domingo vestiu as cores do Leão do Poço Rico. “É imensa a satisfação de participar. A gente sabe da história da cidade. Tem o Tupi disputando a Série B, o Baeta voltando e, se Deus quiser, o Sport vai voltar também. É uma cidade grande e temos vários atletas na região que podem representar os três clubes”. Dentro de campo os times empataram em 1 a 1.

 

Para Alan, Juiz de Fora tem capacidade para abrigar três clube profissionais.
Para Alan, Juiz de Fora tem capacidade para abrigar três clube profissionais

 

  Amor democrático

Irani Castro, 58, se divide entre duas paixões: a esposa e o Sport Club Juiz de Fora. Ele explica que o carinho pelo clube é de família. “Sou sócio e proprietário do clube há muitos anos. É uma paixão que vem de muitos anos, de pai para filho”. A mulher, Patrícia Machado, 46, fez questão de ir ao clube vestindo preto e vermelho. “Sou flameguista e gosto do Sport. Como hoje o Flamengo está aqui, tenho que ser Flamengo. É uma emoção muito grande”, comenta. Botafoguense, Seu Irani deixou claro que também arrasta a esposa para jogos do alvinegro. “Quando o Botafogo vem, ela também vai prestigiar. Tem que ser democrático”, brinca.

Seu Irani e a esposa AAA foram prestigiar o centenário do Sport.
Seu Irani e a esposa Patrícia foram prestigiar o centenário do Sport

Sport x Flamengo: Nunes aposta no título

O auge da manhã foi quando Sport e Flamengo entraram em campo para partida amistosa. Craques do passado, como Nunes e Cláudio Adão, levaram as centenas de torcedores rubro-negros à loucura. Nunes, atacante campeão da Libertadores com Flamengo, não poupou elogios aos juizforanos. “É uma honra reencontrar a torcida do Flamengo. Sei que em Juiz de Fora tem muitos flamenguistas e fico feliz de participar dos 100 anos do Sport. Quando recebemos o convite, aceitamos de cara. É sempre um prazer vir a Juiz de Fora. As pessoas são gentis, carinhosas”, elogiou. Ele ainda não escondeu sua torcida pelo campeão brasileiro deste ano. “Tem três clubes se destacando: Palmeiras, Atlético e Flamengo. Espero que o Flamengo seja o campeão”, completa.

Nunes foi um dos jogadores mais assediados pela torcida do Flamengo.
Nunes foi um dos jogadores mais assediados pela torcida do Flamengo

Durante o jogo, Sport e Flamengo fizeram duelo equilibrado e o placar apontou vitória do time carioca por 1 a 0, gol de Cláudio Adão.

 

Confira as fotos do evento:

times-4

times-2

times-3

 

times-1

dsc_6322

dsc_6329

dsc_6332

dsc_6333

dsc_6337

dsc_6339

dsc_6340

dsc_6341

dsc_6353

dsc_6367

dsc_6368

dsc_6369

dsc_6372

dsc_6379

dsc_6385

dsc_6386

dsc_6394

dsc_6396

dsc_6403

dsc_6404

dsc_6408

dsc_6409

dsc_6410

dsc_6411

dsc_6316

dsc_6320

 

 

Texto de Cérix Ramon, do Toque de Bola, com supervisão de Ivan Elias, do Toque de Bola

Fotos: Toque de Bola

O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br

Deixe seu comentário