Rio de Janeiro (RJ), 18 de agosto de 2011
O craque rubro-negro Ronaldinho Gaúcho foi convocado, na manhã desta quinta-feira, pelo treinador Mano Menezes, da seleção brasileira. O treinador divulgou a lista de convocados para o amistoso contra Gana, no dia 5 de setembro, em Londres, e o nome do vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro está incluído entre os 24 atletas.
Segundo a CBF, os dez jogadores que atuam no Brasil estarão de volta ao país até o dia 6, terça, para que estejam à disposição dos clubes na quarta, dia de rodada do Brasileirão. Assim, Ronaldinho e o volante Ralf poderiam entrar em campo na partida entre Corinthians e Flamengo, que pode até definir a liderança da competição.
Porém, os atletas de clubes nacionais poderão perder duas rodadas do Brasileirão, já que a apresentação está marcada para o dia 30 deste mês: há jogos nos dias 31 e 1º de setembro, quarta e quinta, e no final de semana seguinte (confira a tabela completa). A CBF ainda pode liberar que os jogadores se apresentem após as partidas do campeonato.
Confira abaixo a lista completa de Mano Menezes:
GOLEIROS
Julio César (Inter de Milão)
Fabio (Cruzeiro)
Jefferson (Botafogo)
LATERAIS
Daniel Alves (Barcelona)
Danilo (Santos)
Marcelo (Real Madrid)
Adriano (Barcelona)
ZAGUEIROS
Lúcio (Inter de Milão)
Thiago Silva (Milan)
David Luiz (Chelsea)
Dedé (Vasco)
VOLANTES
Lucas Leiva (Liverpool)
Ralf (Corinthians)
Luiz Gustavo (Bayern de Munique)
Elias (Atlético de Madri)
MEIAS
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Lucas (São Paulo)
Fernandinho (Shakhtar)
ATACANTES
Alexandre Pato (Milan)
Robinho (Milan)
Neymar (Santos)
Hulk (Porto)
Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)
Leandro Damião (Inter)
Brasileirão
Se um campeonato de 38 rodadas e pontos corridos é conquistado pelo clube que tem o melhor elenco, a 17ª rodada do Campeonato Brasileiro é uma boa prova de fogo. Em função de contusões ou suspensões, várias equipes entram em campo sem alguns de seus principais jogadores.
Já na abertura da rodada, nesta quarta, 17, o Fluminense não teve o atacante Fred, com dores musculares, no Engenhão, diante do Figueirense. O ataque foi formado por Rafael Moura e Rafael Sóbis, e Abel lançou o argentino Lancini, que teve boa estreia. Os gols surgiram no segundo tempo. Edinho fez o primeiro em jogada de Rafael Moura e o próprio He-Man marcou o segundo, aproveitando falha da zaga. Com 6 minutos de etapa final, o Flu vencia por 2 a 0. O terceiro gol foi marcado de novo pelo He-Man, de cabeça, em belo cruzamento de Mariano.
No mesmo horário, em Florianópolis, o Vasco não teve Felipe, lesionado, e Bernardo, suspenso, mas superou o Avaí, adversário que, por sinal, atuava sem nove titulares – sete lesionados e dois suspensos. Os gols foram de Diego Souza, no primeiro tempo, em jogada em profundidade, e Dedé, com oportunismo depois de escanteio, na etapa final. O Vasco, campeão da Copa do Brasil, encosta nos líderes com a vitória por 2 a 0.
Já o Cruzeiro, que não teve problemas entre seus principais jogadores, perdeu para o Atlético Paranaense por 2 a 1 na Arena da Baixada, em Curitiba. O primeiro tempo terminou 1 a 1, gols de Marcinho para o Atlético e Welington Paulista empatando. Aos 44 do segundo tempo, Cléber Santana marcou o gol da vitória do time treinado por Renato Gaúcho.
O Botafogo enfrentou o Internacional, em Porto Alegre, sem Loco Abreu, contundido, e Elkeson, suspenso. Perdeu para o Internacional por 1 a 0, gol de Leandro Damião, de cabeça, no segundo tempo, na estreia do técnico Dorival Júnior.
No mesmo horário, em Ipatinga, o líder Corinthians virou para cima do desesperado Atlético Mineiro. O primeiro tempo terminou 2 a 0 para o Galo, e o Timão virou para 3 a 2 na etapa final, e ainda desperdiçou um pênalti, aos 45: 3 a 2. Entre as “baixas” estavam Chicão, suspenso, no Corinthians, e a sempre opção do segundo tempo, Neto Berola, contundido, no Galo de BH.
Também nesta quarta, Ceará 3×0 Grêmio e Santos 2×3 Coritiba.
No complemento da rodada, nesta quinta, 18, o Flamengo recebe o Atlético Goianiense sem Ronaldinho Gaúcho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O craque vive a sua melhor fase na volta ao Brasil. Voltou à seleção brasileira, é o vice-artilheiro da competição (foi ultrapassado na quarta-feira por Borges, do Santos) e tem “servido” os companheiros com belos passes em praticamente todos os jogos recentes. Outro desfalque rubro-negro será Renato Abreu, também suspenso.
Mundial Sub-20
O Brasil derrotou o México por 2 a 0, gols de Henrique, depois dos 30 minutos do segundo tempo, na noite desta quarta-feira, 17, na Colômbia, e vai decidir o Mundial Sub-20, contra Portugal, que na outra semifinal, derrotou a França por 2 a 0. Brasil x Portugal será no sábado, 20, às 22h (hora de Brasília).
Texto com informações do SporTV e das agências
[wpfootball id_league=3 id_template=2]