Nas semifinais do Campeonato Mineiro 2022, atleticanos alvinegros terão a vantagem nos confrontos entre capital x interior.
As lágrimas da queda são alviverdes, azuis e brancas: Uberlândia Esporte e URT caíram para o Módulo 2.
Além dos rebaixados, os seis jogos deste sábado, 19 de março, marcaram o final da primeira fase. Estão definidos os confrontos das semifinais e do Torneio Independência.
O Toque de Bola preparou o resumo da 11ª rodada. Confira.
Rebaixamento
As maiores emoções vieram na briga para fugir da queda. Jogando em casa, a Patrocinense venceu o jovem time reserva do Cruzeiro por 2 a 1. A curiosidade é que o clube contratou o atacante Jônatas Obina para esta partida. E ele fez valer o investimento: abriu o placar do resultado que salvou o equipe.
O então lanterna Pouso Alegre levou a melhor em um jogo de 6 pontos contra o Uberlândia. Ganhou por 2 a 0, escapou e ajudou a rebaixar o adversário do Triângulo Mineiro.
Em Patos de Minas, a URT saiu na frente e quase escapou. No entanto, levou a virada, perdeu por 2 a 1 para o Democrata de Governador Valadares e também caiu.
Semifinais
Dono da melhor campanha na fase classificatória, Atlético bateu a Caldense por 3 a 0 no Mineirão. Com a vantagem nas próximas fases, o Galo da Capital vai reencontrar a Veterana, que dispensou jogadores por indisciplina, nas semifinais.
O Esquadrão de Aço terminou em 2º, ao vencer o Villa Nova por 1 a 0, em São João del-Rei e terá o Cruzeiro pela frente. Nesta semana, a assessoria do Athletic Club informou que se o time terminasse como vice-líder decidiria a semifinal na Arena Unimed, porque houve uma primeira visita da equipe de VAR e a arena será homologada para a partida. O clube disse que este jogo seria agendado para 11h de domingo, 27.
A primeira partida está prevista para quarta-feira, 23, às 16h30, segundo informações da Rede Globo. As informações sobre locais e horário das semifinais serão confirmadas pela Federação Mineira de Futebol.
Torneio Inconfidência
Não houve alterações entre os quatro times que começaram a rodada entre 5º e 8º lugar – América, Villa Nova, Democrata-GV e Tombense. Eles vão disputar o Torneio Independência, a princípio, nos mesmos dias das semifinais.
A diferença é que o América subiu do 6º para o 5º lugar após vencer o Tombense, em partida sem público por causa da caducidade da concessão da Arena Independência. O Carcará permaneceu em 8º, beneficiado pela derrota do Uberlândia.
O Villa Nova terminou em 6º e, após a vitória de virada contra a URT, o Democrata-GV ficou em 7º com 14 pontos.
Confira os resultados da 11ª rodada
Classificação da 1ª fase do Campeonato Mineiro
Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira
Fotos: Fernanda Trindade/Athletic Club; Instagram de Atlético, Patrocinense e Pouso Alegre; FMF/Reprodução.