A juiz-forana Roberta Stopa, 33, venceu neste domingo, 17, a prova de mountain bike válida pela 6ª etapa do XTerra Camp Juiz de Fora. O evento aconteceu na Represa Doutor João Penido e no Campo de Instrução do Exército e os atletas tiveram que realizar 26km de prova. Focada no bicampeonato do Brasileiro de Marathon de Moutain Bike que acontece no próximo final de semana, também em Juiz de Fora, a atleta participou pela terceira edição seguida, tendo vencido todas.
Roberta se mostrou satisfeita com o resultado e avaliou o trajeto da prova disputada, dividindo em duas fases. “O circuito aqui foi bastante rápido, duração de uma hora de prova, mas é um circuito que divide em dois aspectos diferentes. A gente teve um início da prova com mais estradões, uma parte mais de velocidade, e, da metade até o final, uma parte mais técnica, que exigia mais dos atletas.”
A atleta elogiou a estrutura do evento, destacando a realização de provas de triathlon, natação, trial run (corrida de montanha) e mountain bike. “O XTerra é uma competição bem diferenciada das outras, porque consegue unir várias modalidades em um único evento, então isso é super legal, você acaba ainda podendo conhecer pessoas diferentes.” Roberta analisou também o crescimento do esporte que pratica, com um número maior de eventos que tenham a modalidade olímpica no roteiro. “O mais legal é que, de ano em ano, o esporte vem evoluindo cada vez mais. A cada ano temos mais participantes não só no mountain bike, como também nas outras modalidades” – afirmou.
Preparação para o Campeonato Brasileiro
Atual campeã do Campeonato Brasileiro Marathon de Moutain Bike, Roberta disputou a etapa do XTerra como parte de sua preparação para buscar uma das provas mais esperadas do ano por ela. O Brasileiro acontece no próximo final de semana, também em Juiz de Fora. A atleta ressaltou que a etapa do XTerra é um bom teste, apesar da diferença de distância. “Essa prova do XTerra é uma boa base para o brasileiro, e até um estímulo. Meu objetivo hoje era chegar entre os dez e fiz 12º, então acho que o ritmo está bom, apesar do Brasileiro ser uma prova acima de três horas, por ser 60km. É um percurso bastante duro, mas estou motivada. Agora é descansar na semana e partir pra tentar mais uma vitória em casa.”
Quanto a Juiz de Fora receber um evento deste porte, em uma modalidade olímpica, Roberta comentou a possibilidade, lembrando que a cidade vem sediando, esporadicamente, competições como esta. “A gente tem mais um evento de peso aqui, teve o Campeonato Brasileiro de Cross Country, que é modalidade olímpica, e agora vamos ter o de maratona que é uma prova acima de 60km, na qual sou a atual campeã brasileira da modalidade e vou estar defendendo o título dentro de casa.”
Vivendo por meio do mountain bike
Atleta profissional do mountain bike com 18 anos de carreira, a juiz-forana começou arcando com as próprias despesas para praticar o esporte. Atualmente, entretanto, com os resultados obtidos e muita experiência, Roberta consegue uma estabilidade financeira advinda do mountain bike. “Te confesso que nos últimos 5 anos tenho conseguido viver do esporte. Os outros não foram dessa forma, mas agora consigo sobreviver com patrocínios e bolsa atleta.”
Roberta credita a dificuldade na obtenção de recursos para o suporte da prática do esporte à pouca visibilidade que ele possui no país. “O mountain bike é um esporte ainda muito escondido, não é todo mundo que o conhece, então fica difícil, mas com as Olimpíadas no Brasil e por ser uma modalidade olímpica, os organizadores tem que estar realmente fazendo alguns eventos pra poder crescer essa visibilidade e a gente descobrir mais talentos pra poder, quem sabe, estar representando no Rio e crescer cada vez mais.
Texto: Bruno Kaehler
Já conferiram o resultado do XTerra Camp Juiz de Fora? Vejam a matéria com a campeã, Roberta Stopa, no @toquedebolajf http://t.co/YTyAyQZuin
Valtencir N Ciclista liked this on Facebook.
Open Digital liked this on Facebook.
Roberta Stopa vence etapa do XTerra e se prepara para o Brasileiro de MTB: A juiz-forana Roberta Stopa, 33,… http://t.co/r8GcsEC8mf