Atual campeã do Campeonato Brasileiro Marathon de Moutain Bike e primeira colocada também na prova de mountain bike da 6ª etapa do X Terra, Roberta Stopa foi premiada com o Mérito Esportivo Panathlon. A atleta revelou que a partir de 2014 seu objetivo é classificar o Brasil e consequentemente brigar por uma vaga nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
Roberta contou que fez uma temporada de estreia, já que ela também começou a agir como empresária e se disse satisfeita com os resultados.
“Foi uma temporada, meio que de estreia. Além de atleta eu estreei também fazendo alguns eventos em Juiz de Fora. A gente teve a oportunidade de trazer o campeonato nacional, que é o evento mais importante que temos no cenário do mountain bike e consequentemente isso acabou alavancando outros campeonatos importantes para a cidade”.
Apoio dos empresários da cidade
Roberta é atleta profissional de mountain bike há 18 anos. Ela fez uma avaliação da sua temporada e acredita que mesmo tendo que se dividir entre ser empresária e atleta, conseguiu cumprir os objetivos e terminar bem o ano. Além disso, Roberta destacou a importância de os empresários de Juiz de Fora investirem nos atletas da cidade.
“Eu tive alguns resultados positivos nessa divisão empresária -atleta. Fiz o Duathlon Thiago Machado, modalidade que eu nunca tinha participado, que é correr, pedalar e correr, terminei em segundo lugar, terminei o X Terra dentro da cidade também como campeã. Acho que foi muito produtivo, além de nesse ano a gente ter tido algumas empresas que investiram e acreditaram nos atletas da cidade e precisamos cada vez mais disso para buscar coisas maiores”, disse a atleta.
Querendo a Olimpíada
A partir de 2014, os atletas começam a se preparar em busca de uma vaga nas Olimpíadas de 2016, marcadas para o Rio de Janeiro. Roberta diz que a partir de março começa o ciclo olímpico e o objetivo dela é conseguir os pontos para classificar o Brasil.
“Meu 2014 na verdade já começou. A gente tem alguns períodos de treinamento durante o ano todo. Eu tive sete dias de férias, entrei em um período de transição e em dezembro já iniciei o período de base que já faz parte da temporada de 2014. Em março, já começamos os pontos para o ciclo olímpico, aonde nós somamos pontos para classificar o país para as Olimpíadas. Esse é o meu objetivo daqui para frente, de 2014 até 2016 é estar participando dessas provas e somar esses pontos para primeiramente classificar o País e depois sim disputar uma vaga e representar o Brasil no Rio”, contou Roberta.
Texto: Mari Sequeto