Voltaço e UFJF fazem nesta quarta, 4, em Volta Redonda, partida válida pela nona rodada da Superliga 2013/2014. Adversários há um curto período de tempo na competição nacional, os confrontos realizados em um histórico recente têm como marcas a rivalidade e o equilíbrio, motivados pelas mesmas disputas, como nesta temporada, por uma vaga nos playoffs da competição
A rádio web do Toque de Bola transmite ao vivo UFJF x Kappesberg/Canoas neste sábado, 7, a partir de 17h. Segue link da rádio web:
http://www.toquedebola.esp.br/wp-content/themes/portal-toque/nas-ondas-do-toque.html
No ano passado, houve uma vitória para cada lado no campeonato nacional. Em Juiz de Fora, o time da Cidade do Aço venceu os mineiros por 3 sets a 2 . A Federal devolveu o resultado jogando no Rio, também com o placar de 3 a 2. O Voltaço terminou a Superliga na sétima colocação, enquanto a Federal foi a 11ª colocada. Durante a pré-temporada para a Superliga 2013/2014, ainda foram realizados quatro amistosos entre as duas equipes. Foram três vitórias cariocas e apenas uma do time juiz-forano.
Campanha carioca
O time de Volta Redonda se encontra na 11ª posição nesta edição da Superliga, com apenas três pontos conquistados, cinco a menos que a Federal, oitava colocada. Os cariocas têm sete derrotas e uma vitória.
A estreia do Voltaço na competição ocorreu fora de casa, contra o Kappesberg/Canoas. Vitória de Canoas por 3 sets a 1. O placar foi o mesmo nas próximas quatro rodadas, com derrotas para Sada/Cruzeiro Vôlei, Vôlei Brasil Kirin, Vivo/Minas e Sesi-SP. Na sexta partida da equipe da Cidade do Aço, mais um resultado negativo. Derrota para o RJ Vôlei, no Rio, por 3 sets a 0. Em seguida, perderam para o Montes Claros Vôlei, em seus domínios, por 3 sets a 1.
A única vitória veio sábado, 30, na oitava partida da equipe carioca, contra Funvic/Taubaté, por 3 sets a 0, dando os três primeiros pontos ao adversário desta quarta da UFJF.
Para a edição 2013/2014, o ponteiro Renato Hermely, de experiência internacional, assumiu a função de capitão, que era de Ezinho. A equipe da Cidade do Aço se reforçou com as contratações do levantador Fidele, que estava no exterior, do central Ialisson, ex-Vôlei Futuro, entre outros. Alguns jogadores, como o ponteio Bruno Canuto, o oposto Léozão e o líbero Daniel, seguem na formação do Volta Redonda.
Inscrição polêmica
O período de preparação para a disputa da Superliga 2013/2014 do time de Volta Redonda foi tumultuado e repleto de incertezas. Com salários atrasados da temporada passada, o clube deveria apresentar a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) um documento com comprovação de que os pagamentos seriam realizados até o limite da data de inscrição da equipe para o campeonato nacional. O atraso dos salários violam os artigos 7º e 11º do regulamento, que proíbem a participação na temporada de clubes que não honrarem seus compromissos com os jogadores.
O superintendente executivo da CBV, Fábio Azevedo, relatou ao grupo que em maio de 2013 a instituição recebeu uma denúncia da Comissão de Atletas de que o clube estava em débito com 11 jogadores que disputaram a última temporada da Superliga, fato confirmado pelos próprios atletas via e-mail. Após o anúncio da exclusão da equipe carioca da competição nacional, o Volta Redonda recorreu à Justiça comum e apresentou liminar para participar da Superliga 2013/2014, no dia 19 de julho. A medida cautelar foi expedida pelo juiz Alexandre Custódio Pontual, da 4ª Vara Cível da Comarca de Volta Redonda, no interior do Rio de Janeiro.
Pouco depois, a presença do clube carioca finalmente foi confirmada pela CBV. A assessoria do informou que as pendências financeiras foram resolvidas em acordos com os atletas e que as ações que alguns jogadores mantêm contra o clube dependem de decisão judicial.
Texto com informações da CBV
Denilson Chineis liked this on Facebook.
Rivais em quadra: Voltaço recebe UFJF com histórico equilibrado: Voltaço e UFJF fazem nesta quarta, 4, em Volta… http://t.co/Bfk3iDq3Yk