O Funvic Taubaté, terceiro colocado até a sétima rodada desta Superliga Masculina 2014/2015, encara neste sábado, 29, 18h30, em casa, no ginásio do Abaeté, o Vôlei UFJF. O atual campeão paulista tem uma campanha consistente com 17 pontos, seis vitórias e apenas uma derrota, para o líder Sada Cruzeiro. Reforçado com quatro jogadores de seleção brasileira, o Funvic Taubaté chega como uma das principais forças da competição.
A equipe do interior de São Paulo, do levantador Rapha, do ponteiro Lipe, do central Sidão e do líbero Felipe – todos medalhistas de prata no Mundial realizado neste ano de 2014, na Polônia, ainda passou a contar com outros nomes fortes nesta temporada. Chegaram o ponteiro campeão olímpico Dante, o oposto Lorena, o central Mauricio e o ponteiro Thiago Sens.
O grupo segue sob o comando do técnico Cézar Douglas e conta com a experiência de Ricardo Navajas como supervisor. O time conquistou o Campeonato Paulista derrotando o Sesi na grande decisão, e veio embalado para a disputa da principal competição do vôlei nacional.
Se na temporada passada não se classificou para os playoffs da Superliga, a equipe investiu pesado este ano para montar um forte elenco e lutar pelo título. Por enquanto nas estatísticas da CBV, Confederação Brasileira de Voleibol, nenhum atleta do Funvic Taubaté tem sobressaído em algum fundamento. Como equipe, lidera as estatísticas no bloqueio.
Bola fora e derrota para Sada
As duas partidas do Funvic Taubaté que mais chamaram atenção nesta Superliga 2014/2015 até aqui foram os confrontos contra o Brasil Kirin de Campinas e o Sada Cruzeiro.
No encontro paulista, os taubateanos superam os campineiros no tie-break por 21 a 19, e o ponto que deu a vitória ao campeão paulista foi marcado em uma bola fora que a arbitragem não viu. O bloqueio de Lipe passou longe da linha. Ele comemorou efusivamente. A dupla de árbitros e os fiscais de linha não viram que a bola saiu.
A outra partida foi o confronto entre o postulante ao título contra o atual campeão. Em Contagem, vitória mineira por 3 a 0, parciais de 25/ 9, 25/21 e 25/16. Wallace, com 15 pontos, e Leal, com 14, foram os destaques do Sada Cruzeiro.
Após a derrota para o líder, o Funvic Taubaté enfrentou Montes Claros e o Volesul/Paquetá, derrotando ambos – 3 sets a 0 e 3 sets a 1. Agora, busca a terceira vitória consecutiva contra o time de Juiz de Fora, jogando em casa com o apoio da sua torcida, empolgada com as atuações e resultados do time. A equipe não está jogando com seu levantador principal, Rapha, que se lesionou na final do estadual e ainda não atuou na Superliga. Pedro, de 24 anos, vem atuando na posição.
Veja o elenco completo do Funvic Taubaté
Cristiano
Deivid
Diego
Djalma
Leozão
Lorena
Mauricio
Pedro
Rodrigo
Thiago Sens
Sidão
Felipe
Rapha
Dante
Lipe
Alberto
“Fizemos uma boa partida, mesmo que tenhamos pecado um pouco no segundo e no quarto sets. De qualquer forma, foi muito importante termos vencido, quanto mais aqui, em Novo Hamburgo, onde é sempre muito difícil jogar contra eles”, disse Piá, eleito o melhor da partida e dono do Troféu VivaVôlei.
Entre os principais pontuadores, dois destaques, um de casa time, porém os dois opostos. Leandrão, do Voleisul/Paquetá Esportes, e Luan, do Ziober Maringá, marcaram 25 vezes cada um. Após a partida, Leandrão falou sobre o atual momento da sua equipe
“Nosso time apagou um em alguns momentos, mas mostramos que nosso time está pronto para bater de frente com todos e vamos trabalhar ainda mais para o próximo jogo”, disse o oposto, que não valoriza tanto o fato de ter sido maior pontuador. “O resultado final é que importa e não fazer muitos pontos. Preferia a vitória”, complementou Leandrão.
O Volseisul/Paquetá Esportes saiu na frente no set e, com Satiro e Leandrão, fez 2/0. Com Matheus, o Ziober Maringá assumiu o comando do placar em 4/3. O jogo esteve igual em 8/8. No bloqueio de Satro, o time da casa passou a fez e fez 11/10 e, na sequência, abriu três (12/9) e o técnico da equipe paranaense pediu tempo. A diferença no marcador permaneceu favorável ao Voleisul/Paquetá Esportes em 16/13. O Ziober não desistiu e com Luan chegou ao empate em 17/17. No ace de Diogo, o time visitante fez 19/18. A reta final do set foi bem disputada e o Ziober Maringá fechou em 25/21.
O segundo set começou mais uma vez equilibrado. Com Hugo, o Voleisul/Paquetá Esportes colocou dois em 4/2. Com Luan, o Ziober Maringá chegou a 5/4. As equipe seguiram trocando pontos e empataram em 13/13 e, novamente, em 17/17. Quando o Voleisul/Paquetá Esportes fez 20/18, Horário Dileo pediu tempo. Com Leandrão em um momento inspirado, pontuando no saque e no ataque, o time da casa fechou a segunda parcial em 25/22.
O Ziober Maringá saiu melhor no terceiro set e, quando fez 4/1, o técnico Paulo Roese pediu tempo. Com um pouco mais de tranquilidade em relação aos sets anteriores, o time do Paraná abriu boa vantagem em 12/6. A vantagem foi mantida pela equipe visitante, que fez 16/8. Com o oposto Luan, um dos destaques da partida, o Ziober fez o vigésimo ponto, contra oito do Voleisul. Sem enfrentar muita resistência, a equipe do levantador Ricardinho venceu o terceiro set por 25/13.
Apesar da derrota na parcial anterior, o Voleisul/Paquetá Esportes não se abateu e abriu 4/2 logo no início do quarto set. No bloqueio de Robinho, o time da casa chegou ao nono ponto, enquanto o Ziober tinha cinco. Também no bloqueio, desta vez de Leandrão, o Voleisul chegou a 12/8 e o técnico adversário, Horacio Dileo, parou o jogo. Os donos da casa seguiram na frente (16/13) e, depois, 19/16. O Ziober Maringá se aproximou no placar com ponto de bloqueio de Sanchez: 21/20. No final, o time gaúcho fechou em 25/23.
Com empate em três pontos, as equipes começaram o set decisivo com boa disputa. Com Piá, o Ziober Maringá colocou três de vantagem em 7/4. Quando os visitantes fizeram 9/4, Paulo Roese pediu tempo, mas, na volta, o placar ainda foi para 10/4. No ponto de saque de Piá, o Ziober Maringá fez 14/5. Depois, a equipe paranaense fechou em 15/6.
EQUIPES
VOLEISUL/PAQUETÁ ESPORTES – Rafinha, Leandrão, Satiro, Robinho, Japa e Hugo. Líbero – Rafa
Entraram – Mauricio, Renan, Aureliano, Davison
Técnico: Paulo Roese
ZIOBER MARINGÁ – Ricardinho, Luan, Matheus, Sanchez, Piá e Diogo. Líbero – Tiago Brendle
Entraram – Rivaldo, Gelinski, Renato
Técnico: Horacio Dileo