Um dos mais tradicionais times do interior de Minas Gerais vai ser o adversário do Tupi no retorno do Módulo 2 do Campeonato Mineiro.
O Esporte Clube Democrata de Governador Valadares, fundado em 13 de fevereiro de 1932, estará em Juiz de Fora para enfrentar o Carijó às 10h30 do domingo, dia 11, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, com modificações profundas.
A Pantera se reformulou bastante com relação ao time que disputou a primeira parte da Segunda Divisão do Estadual, antes da parada provocada pela pandemia.
Mistério
Se o Tupi recentemente limitou informações para os profissionais de imprensa, o Democrata-GV adotou como regra a restrição desde a volta às atividades no clube, no dia 8 de setembro. Sob o comando do novo técnico Paulo César Schardong, o elenco treina sem a presença de repórteres, abrindo somente o início de algumas atividades para entrevistas.
O novo treinador substituiu Paulo César Catanoce, que comandou a Pantera até a derrota por 2 a 1, em casa, para o Betim, no dia 16 de março, no último jogo do Módulo 2 antes da parada do torneio.
Além de Schardong, que tem passagens por Campinense, da Paraíba, e Paulistano, União Suzano e União Mogi, todos do interior de São Paulo, foram contratados 19 jogadores para a continuidade do Módulo 2, de um total de 32 atletas.
De todos os cantos
Chegaram para atuar na Pantera os goleiros Glaycon e Alexander, além do meia Matheus, todos do Coimbra, onde compuseram o elenco que jogou o Módulo 1 do Mineiro. Os zagueiros Samuel Ramos (Betim) e Arthur Divino (Boston City); o meia Iury (Villa Nova); e o atacante Vitor Hugo (Villa Nova) também chegaram a Valadares vindos do futebol mineiro.
A dupla composta pelo lateral-direito Wemerson e o meia Dodô trocou a capixaba Desportiva Ferroviária pelo Democrata-GV.
De Goiás, chegaram o lateral-direito Luiz Borges (Anápolis) e o atacante Luiz Fernando (Iporá).
Chegaram e saíram
O zagueiro Rafael Caldeira (Operário) vem do Mato Grosso do Sul. Da Paraíba, o volante Roberto (Campinense) chegou a Valadares, assim como o também volante Jonnathan (Porto Velho), que desembarca do futebol de Roraima.
O lateral-esquerdo Lucas Neres (Caucaia) é oriundo do futebol cearense. Já o atacante Rodrigo (Rio Claro), vem do futebol paulista.
Na última semana, o atacante Rômulo (Amética de Natal) chegou do futebol potiguar. E apesar de os ter incorporado ao elenco, o clube liberou o meia Rogerinho (Patrocinense) e o atacante Welder (Guarany de Bagé) para procurarem outros clubes.
Quem ficou
Apenas sete atletas permanecem da campanha do Democrata-GV até aqui na competição. O zagueiro Carlão, o lateral-direito Léo Peixe, o volante Christian, o meia Felipinho, o atacante Robertinho e os centroavantes Alandelon e Jeferson ficam na Pantera para a sequência.
O grupo é completado por atletas captados pelo Democrata-GV na região: Flávio (goleiro), Arthur Enrico (zagueiro), Vitor Henrique (volante), Wallison (volante), João Vitor (meia), Diego (atacante) e Yago Luiz (atacante).
Campanha
Depois de disputar dois jogos-treino contra o Ipatinga, nos quais empatou em 0 a 0 e perdeu por 1 a 0, o Democrata-GV fez um terceiro teste. Mas não permitiu acesso à imprensa ao local da atividade e nem repassou informações aos veículos de Governador Valadares como time base.
Assim, ainda é um mistério o time que entra em campo agora sob o comando de Schardong para enfrentar o Tupi.
Até a parada causada pela pandemia, o Democrata-GV somou oito pontos no Módulo 2. Venceu dois jogos, empatou dois e perdeu também dois. marcou três gols e sofreu o mesmo número.
Se vencer o Tupi, pode terminar a rodada na vice-liderança da primeira fase, dependendo de uma combinação de resultados.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos com informações do GVEsportes e do ge.globo
Fotos: Facebook Democrata-GV