Quer se exercitar na UFJF? Saiba quais atividades físicas estão permitidas no Campus

Atividade física no campus da UFJF
Foto: Caique Cahon

Após quase dois anos de restrição, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) liberou em fevereiro de 2022 o acesso da comunidade à Praça Cívica, aos jardins e aos estacionamentos próximos à Reitoria.

As áreas verdes do campus em Juiz de Fora estão abertas de segunda a domingo, das 7h às 18h, apenas para uso individual e de pequenos grupos.

Outras duas mudanças foram implantadas a partir deste mês. Uma é a suspensão do uso obrigatório de máscara ao ar livre, incluindo as atividades físicas, em Juiz de Fora. A recomendação veio com a entrada da cidade na Etapa 3 do programa JF Viva. A UFJF acompanha a norma municipal.

A segunda é que o Conselho Superior da UFJF aprovou o fim do distanciamento mínimo na retomada da ocupação plena dos espaços internos e externos.

No entanto, a instituição possui uma série de regras para o acesso e o uso do espaço. Por isso, é parte da série de matérias preparadas pelo Toque de Bola sobre os critérios para a prática de exercícios e atividades físicas em espaços públicos de Juiz de Fora.

Leia também:

Ciclista no no anel viário na UFJF

O que pode e não pode no Campus

As atividades físicas individuais e sem uso de equipamentos que impeçam o trânsito de outras pessoas estão permitidas, como correr, caminhar, andar de bicicleta no anel viário. Nos jardins e na Praça Cívica, crianças e adultos podem brincar.

Conforme a autorização do Comitê de Monitoramento contra o Coronavírus, não estão permitidas atividades coletivas, como piqueniques, confraternizações, esportes coletivos, reuniões.

Os banheiros da praça cívica ficarão abertos nos horários de funcionamento da área. Parte do estacionamento da Reitoria é de uso exclusivo aos trabalhadores. E o uso de máscara é facultativo ao ar livre e obrigatório nos espaços edificados da instituição.

Skatista fazendo manobra na pista na UFJF em foto registrada antes da pandemia
Foto: Caique Cahon/UFJF

Os equipamentos da academia ao ar livre e do parquinho estão em manutenção e não podem ser utilizdos.

Já a pista de skate está liberada. Já quem preferir passear com o cachorro deve usar coleira no animal e recolher os dejetos.

O professor da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) e Secretário Geral da UFJF, Edson Faria lembrou a tradição da instituição em ser um espaço de atividades da comunidade. E ressaltou que, mesmo com a liberação, os frequentadores precisam entender que a pandemia não acabou e manter a higienização com álcool em gel e evitar de sair se apresentar sintomas da covid-19.

“Nós estamos em um processo de retomada das atividades normais da nossa vida, mas cuidados conosco e com os outros continuam sendo necessários. Mesmo nas atividades de lazer e mesmo durante a prática de exercícios físicos, é importante que a gente observe alguns comportamentos que se incorporaram ao nosso cotidiano. Isso é importante para que a gente possa ter uma atividade segura e contribui para a nossa comunidade retomar o mais rapidamente possível a normalidade possível dentro dessa situação de pandemia”, ressaltou o Secretário Geral da UFJF, Edson Faria.

  Opções e dimensões

Praça Cívica no Campus da UFJF

O anel viário tem 2.200 metros de pista demarcada para caminhada, corrida e ciclismo no campus. Segundo a UFJF, apresenta condições de proteção e estabilidade para a prática de exercícios, além de segurança para pedestres, atletas e ciclistas.

A pista de street park foi inaugurada em 2013 e tem de 350 metros quadrados. Localizada na Praça Cívica, é aberta à comunidade. É destinada a modalidade street, na qual os skatistas utilizam obstáculos como banks, caixotes e corrimões para executar as manobras.

A Praça Cívica, localizada no centro do Campus, possui 10 mil metros quadrados. Apresenta fontes luminosas, uma grande área aberta e uma concha acústica, com camarins e sanitários. Antes da pandemia, sediou eventos, como Domingo no Campus, Som Aberto e reunião de público para transmissões de jogos, além de festivais de música, dança, circo e teatro.

Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira com informações disponibilizadas pela UFJF
Fotos: Caique Cahon/UFJF; UFJF/Divulgação.

Deixe seu comentário