Os interessados em promover eventos relacionados ao ciclismo em Juiz de Fora têm até 4 de fevereiro para preencher um formulário do Pedala JF.
A iniciativa pretende fortalecer o uso da bicicleta e o ciclismo na cidade, por meio de um calendário para ocorrer ainda em 2022.
Quer saber mais? O Toque de Bola te conta, nesta conversa com Gerente do Departamento de Práticas Esportivas de Participação e Rendimento da Secretaria de Esportes e Lazer (SEL), Fernando Seixas.
Assista à íntegra da entrevista no canal do Toque de Bola no Youtube
Organizar as propostas
É mais um trabalho resultante do Pedala JF, que começou como um fórum de discussão com os representantes dos setores envolvidos. Agora se tornou um projeto do poder público para o fomento do uso da bicicleta.
Professor Nandinho Seixas contou que o período para propor as atividades está na reta final e que a comunidade ligada à modalidade está participando.
“A gente fez contato com a comunidade do ciclismo e lançou um formulário para coletar dados sobre possíveis eventos ciclísticos e de uso da bicicleta em 2022. No início de fevereiro, esses formulários devem retornar para a SEL. Aí a gente vai fazer um grande levantamento e propor um calendário de eventos para 2022 pautado no uso da bicicleta”, explica Seixas.
Possibilidades amplas
O gerente da SEL enumerou possibilidades de atividades envolvendo bicicletas que podem ser cadastradas no formulário disponibilizado aos interessados.
“Ciclismo de estrada, inclusive usando a BR-040. A gente sabe que é possível retornar, já tivemos alguns anos atrás. Outros (são) mountain bike e downhill que, inclusive, tem já planejamento de algumas pessoas que já fazem esse tipo de evento em Juiz de Fora. Também são recorrentes e muito agradáveis os passeios ciclísticos, que devem retornar nesse ano. E a gente também vai incluí-los nesse calendário”, pleneja.
Conscientização no uso da bike
O objetivo é destacar as diferentes potencialidades de uso da bicicleta para a qualidade de vida da população, atuando além do esporte, mas também no trânsito, sustentabilidade, turismo e educação. Por isso, Nandinho Seixas contou que um evento já está garantido no segundo semestre.
“Vamos realizar pela primeira vez, em agosto de 2022, a Semana de Conscientização do Uso da Bicicleta em Juiz de Fora. É uma lei, já institucionalizada que vamos colocar em prática”, garante Nandinho.
A lei 13.546 foi sancionada em 30 de setembro de 2017 e determina a inclusão no Calendário Oficial do Município de Juiz de Fora da celebração anual entre os dias 14 a 21 de agosto. Devem ser realizadas ações para difundir a utilização da bicicleta seja como lazer, opção de exercício físico, ressaltar a importância do respeito entre ciclistas, motoristas, motociclistas e pedestres para mobilidade urbana.
Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira
Fotos: Fernando Barbosa/PJF