Tem definição na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro!
Neste final de semana serão disputados os jogos de volta da semifinal da competição, que apontarão os dois times que estarão automaticamente habilitados a participar do Módulo 2 de 2023, ao lado de Tupi e Tupynambás.
No sábado, 15h, o North Esporte Clube enfrenta o Valério Doce, no José Maria Melo, em Montes Claros. Esse jogo vale o acesso para o Módulo II e a disputa do título. O primeiro jogo terminou empatado em 0 a 0.
Nos mesmos dia e horário o Itabirito encara o Coimbra, no estádio Coronel Afonso de Moura Castro , em Itabirito. O primeiro jogo entre as equipes foi 3 a 1 para o Coimbra.
Para a disputa desse ano, o Itabirito já conquistou o acesso. Isso porque o Coimbra disputou o Módulo II com seu time principal e acabou rebaixado. Só que inscreveram um time B na Segunda Divisão. A ideia se deu para que alguns atletas da faixa dos 20 anos vinculados ao clube estivessem em disputa, ganhando mais tempo de competição e bagagem. A campanha foi positiva, só que mesmo com o bom desempenho, o time está proibido de conquistar o acesso.
A Federação Mineira de Futebol já havia estabelecido que, caso o Coimbra B chegasse à decisão da Segunda Divisão, a vaga para o Módulo 2 ficaria com o time de melhor campanha na primeira fase. Neste caso, o próprio Itabirito.
O único representante juiz-forano na competição, Esporte Clube Villa Real, recém-criado e em sua primeira participação, chegou até a fase quartas de final, sendo eliminado pelo Itabirito após dois jogos com resultados iguais – 1 a 0 para o visitante nas duas ocasiões. Pelo regulamento, o adversário avançou por ter feito melhor campanha na fase de classificação.
O curioso no regulamento é que o Itabirito, assim como as outras três equipes melhores colocadas na primeira fase, “pulou” direto para as quartas, sem ter que disputar as oitavas, também em função da pontuação na fase inicial.
Texto: Toque de Bola, com informações da Federação Mineira de Futebol
Arte: site FMF