15 jun 2018

Quebra o tabu! Em Tombos, Tupi busca vitória para voltar de vez à briga



Classificação do grupo B da Série C do Brasileiro

  O embate do interior de Minas no grupo B da Série C do Campeonato Brasileiro ganhou tempero a mais pela situação das duas equipes da chave. Assim, o Tombense x Tupi de sábado, dia 16, às 18h, no Almeidão, tem tudo para ser quente.

  Na quarta colocação do grupo, os donos da casa não perdem em seus domínios desde o dia 16 de setembro de 2017, quando o Tombense perdeu para o CSA, de Alagoas, por 2 a 0, na partida de ida das quartas-de-final da Série C daquele ano. O Tupi faz parte desses números, tendo perdido em Tombos na reta final da fase de classificação do Mineiro por 1 a 0 para o Gavião no dia 7 de março.

Receita Inusitada

  Para tentar a quebra dessa invencibilidade, o Carijó tem a seu favor o fato de já ter vencido o Tombense na Série C desse ano, na primeira rodada da competição, por 1 a 0, em Juiz de Fora. Além disso, um treinador que conhece bem os caminhos do Almeidão. Eugênio Souza foi campeão da Série D do Brasileiro em 2014 com o Tombense.

  O atual técnico do Tupi tem uma receita inusitada para vencer os anfitriões. “Atacar para baixo”, crava Souza. “Há uma tradição no Almeidão de que o Tombense, para se beneficiar da inclinação, joga no segundo tempo atacando para baixo. Assim, esperamos ganhar no sorteio e escolher esse jeito para atuar”, explica. “Acima de tudo, sabemos que eles vêm em uma boa fase em casa, mas que temos condições de ir lá e vencer”, completa.

Léo Costa (dir) voltou a ser titular contra o Ypiranga e será mantido no time

Planos alternativos

  Brincadeiras a parte, Eugênio sabe que precisa estar preparado para as mais diversas situações se quiser voltar de Tombos com a vitória. Por isso, no último coletivo antes de deixar Juiz de Fora, aproveitou a ausência do volante Léo Salino – liberado para resolver problemas pessoais – para testar formações.

  Primeiro, com Marcel e Léo Costa na cabeça de área, depois com João Vítor atuando no ataque e somente o Léo Costa como volante. “A primeira formação seria para uma situação de jogo na qual estivéssemos, por exemplo, vencendo a partida no final. Já a segunda é mais normal, com os jogadores de meio e ataque atuando pelas beiradas”, explica.

  Apesar dos testes, o time que titular da vitória por 4 a 1 sobre o Ypiranga em casa no dia 9 deve ser mantido. Desta maneira, o volante Léo Costa, após perder espaço no início da Série C para Marcel, retoma a condição de titular.

Matemática carijó

  Vencendo o jogo por qualquer placar o Tupi ultrapassa o próprio Tombense na classificação, garantindo pelo menos a sexta colocação ao fim da rodada. O Carijó pode pular mais um posto caso vença e haja um ganhador também no confronto entre Luverdense e Cuiabá, em Lucas do Rio Verde, no mesmo dia e horário do embate em Tombos.

Décima rodada do grupo B, a primeira do returno

  Há ainda a possibilidade de o Carijó entrar no G4 já nessa rodada. Para isso, o time juiz-forano tem que torcer por um empate entre Luverdense e Cuiabá e golear o Tombense por 4 a 0 ou, a partir desse marcador, por três ou mais gols de diferença para passar o time de Lucas do Rio Verde nos gols pró ou no saldo de gols.

Em casa

  Depois da derrota para o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, no último fim de semana, por 1 a 0, o Tombense quer se reabilitar no início do returno do grupo B. Para isso, o técnico Ramon Menezes vai contar com a volta do lateral-esquerdo Bruninho, que não atuou no interior de São Paulo por estar suspenso. Guilherme volta ao banco de reservas.

  A equipe de Tombos quer retomar o embalo que conseguiu no turno da Série C, quando ficou cinco jogos sem perder. Na última rodada do turno, se tivesse vencido o Botafogo, o Tombense seria líder do grupo. Outra novidade na escalação deve ser a manutenção do meia Francismar, xodó da torcida do Tombense, entre os titulares. O jogador vinha entrando no decorrer das partidas, mas iniciou o jogo em Ribeirão Preto no dia 10 e deve ser mantido.

TOMBENSE X TUPI

Resultados do Tupi na Série C do Campeonato Brasileiro 2018

Almeidão – 18h

Árbitro: Rafael Martins Diniz

Assistente 1: Marconi de Souza Gonçalo

Assistente 2: Kleber Alves Ribeiro

Tupi: Vilar; Afonso, Sidimar, Mateus e Magalhães; Léo Costa, Léo Salino e Rodrigo Dantas; Diego Luís, Paulinho e Patrick. Téc.: Eugênio Souza

Tombense: Darley; David, Anderson, Wellington e Bruninho; PH; Caio Cesar, Polaco, Cassio Ortega e Francismar; Daniel Amorim. Téc.: Ramon Menezes

Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos

Foto: Nina Proton/Tupi FC

Artes: Toque de Bola


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


17 ago 2018
Fripai campeã geral, masculino e feminino. Veja números finais dos Jogos SESI JF

17 ago 2018
Tite convoca Seleção para amistosos e desfalca times brasileiros

17 ago 2018
Fora de casa, Uberabinha/Tupi enfrenta ADMH

17 ago 2018
Para ficar em cima! UFJF/Asepel encara o Boston em Manhuaçu

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse