O torcedor do Baeta vai mergulhar de cabeça na matemática da classificação nesta última rodada da fase inicial do Campeonato Mineiro 2019.
Com todos jogos da série todos disputados no mesmo dia e horário, a noite de quarta promete ser de fortes emoções para a turma alvirrubra.
Para se classificar sem depender de nenhum outro resultado, apenas a vitória interessa ao Leão do Poço Rico diante do Atlético, nesta quarta, às 21h30, no Mário Helênio. Batendo o líder da competição, o Baeta se classifica para as quartas de final e, de quebra, ainda fatura uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2020, garantindo calendário completo no próximo ano.
Cenários animadores
Caso vença o time de Belo Horizonte, o Tupynambás pode até mesmo conseguir enfrentar uma equipe do interior nas quartas de final. Isso acontece caso, além da vitória do Baeta, a Caldense perca para o Cruzeiro, em Belo Horizonte; e o Patrocinense não vença o Tombense, em Tombos.
O Tupynambás também pode faturar a vaga nas quartas de final do Mineiro com um empate com o Atlético. Mas depende que dois times entre Villa Nova, que pega o Boa Esporte em Varginha; Guarani, que enfrenta o América em Belo Horizonte; e Tombense, que recebe o Patrocinense, não vençam seus confrontos.
Com derrota
A vaga na sequência da competição estadual também pode vir mesmo com o Baeta saindo de campo derrotado na quarta. Para isso acontecer, basta que o dois dos três concorrentes diretos – Guarani, Tombense e Villa Nova – percam seus confrontos. Neste cenário, caso empatem, os times de Divinópolis e Tombos não ultrapassam o Tupinambás. Já a equipe de Nova Lima só não passa pelo Leão do Poço Rico na classificação se perder.
O Tupynambás ficará de fora das quartas de final da competição caso perca e dois de seus adversários diretos tenham sucesso. Com derrota do Baeta, o Villa precisa de um ponto para ultrapassá-lo, e Tombense e Guarani precisam vencer para deixar os juiz-foranos para trás.
Série D
Além de valer a classificação para as quartas de final do Mineiro, a última rodada da primeira fase vale a vaga na Série D 2020 para o Baeta.
Basicamente, caso se classifique, o Tupynambás deve garantir um dos postos na competição nacional em 2020. Após a décima rodada, ocupam os postos: Caldense, Patrocinense e o Leão do Poço Rico.
Se não avançar para as quartas, o time de Juiz de Fora fica sem o lugar na Quarta Divisão no ano que vem. Há ainda a possibilidade de o Baeta passar para a etapa seguinte do Mineiro, mas não fazer jus ao posto na Série D. Isso acontece se o Tupynambás for ultrapassado por Villa ou Guarani na última rodada, somado ao fato de nenhum outro concorrente direto também passar os alvirrubros juiz-foranos.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Arte: Toque de Bola
Foto: Patrocínio Photo Studio/Tupynambás FC
.