Desde a confirmação do acesso do Tupynambás no meio do ano, a torcida juiz-forana vive a ansiedade pelo confronto entre Baeta e Tupi no Módulo I do Campeonato Mineiro 2019. A primeira confirmação sobre o clássico Tu-Tu na elite do Estadual é aguardada para esta terça, dia 23, em encontro que ocorre a partir das 14h.
Os clubes participantes do Módulo I do Campeonato Mineiro estarão reunidos em Belo Horizonte, na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF), para o arbitral da competição.
Além dos juiz-foranos Tupi e Tupynambás, participam também do encontro: Cruzeiro – atual campeão mineiro –, Atlético-MG e América-MG, da capital; Boa Esporte, de Varginha; Caldense, de Poços de Caldas; Tombense, de Tombos; URT, de Patos de Minas; Villa Nova, de Nova Lima; Patrocinense, de Patrocínio; e Guarani – vencedor do Módulo II –, de Divinópolis.
Na primeira rodada?
Quanto à montagem da tabela, o torcedor de Juiz de Fora tem manifestado nas redes sociais a vontade de que o Tu-Tu seja realizado já na primeira rodada do Mineiro 2019. Desta maneira, o Tupi – atual campeão mineiro do interior, mas rebaixado à Série D do Brasileiro – e o Baeta – vice-campeão do Módulo II do Estadual em 2018 – aproveitariam a empolgação pelo clássico e a saudade da torcida dos times em campo.
O Toque de Bola questionou os dirigentes de ambos os clubes sobre a proposta. “Acho excelente. Já trazer o torcedor no início da competição. Claro, torcendo pelo Baeta”, considera o integrante do conselho deliberativo e responsável atual pelo futebol do Tupynambás, Cláudio Dias, que deve estar no encontro ao lado do diretor executivo de futebol, Alberto Simão.
Já o diretor de futebol do Tupi, Nicanor Pires, vai em nome do clube à reunião e prefere aguardar as definições da FMF. “Conversamos previamente e, particularmente, não tenho preferência. O mais importante é ser um grande espetáculo para o torcedor de Juiz de Fora. Vamos aguardar a tabela da Federação e definir algumas situações. Se as duas equipes vão trabalhar juntas ou o mandante vai exercer seu direito, por exemplo”, pretende.
Como em 2018
Tradicionalmente, na primeira rodada do Módulo I, o atual campeão mineiro enfrenta o vencedor da Segundona. Caso a tradição seja mantida, Cruzeiro e Guarani se pegam na estreia de ambos no Estadual. Mesmo antes de a reunião começar, um aspecto do torneio de 2019 já está certo: a fórmula de disputa só será ratificada, já que, pelo Estatuto do Torcedor, os formatos de competições têm que ser o mesmo por pelo menos duas temporadas.
Este ano, após sete anos consecutivos classificando apenas quatro times para formar semifinais, o Mineiro teve uma fase de quartas-de-final, com oito dos doze times da etapa de classificação avançando. Isso se repetirá em 2019, por conta da exigência do Estatuto do Torcedor.
Calendário Nacional
Pelo calendário divulgado pela CBF, os campeonatos estaduais têm disponíveis 18 datas entre os dias 20 de janeiro e 21 de abril. No Campeonato Mineiro, são necessárias 11 datas para a primeira fase, duas para a segunda, duas para as semifinais e duas para a final, somando um total de 17 datas.
Além do Mineiro, o Tupi ainda tem para disputar em 2019 a Copa do Brasil, com início previsto para o dia 6 de fevereiro; e a Série D do Brasileiro, começando no dia 5 de março. O Tupynambás tem o Estadual como única competição prevista para a temporada até o momento.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Fotos: divulgação SEL, Faceboock Tupi.F.C e Facebook Tupynambás F.C.