Protocolos, destaques e análises: confira o seu Guia da Champions no Toque!

Estádio da Luz será o palco da finalíssima. Foto: Getty Images

  No caminho da Luz. A partir desta quarta, dia 12, as oito melhores equipes da Europa disputam as fases de quartas, semis e finais da Super Champions League, que terá sua finalíssima no Estádio da Luz no dia 23 de agosto, às 16h, em Lisboa, capital de Portugal.

Duelos e cruzamentos definidos

  Em campo, os jogadores de Atalanta, Atlético de Madrid, Barcelona, Bayern de Munique, Lyon, Manchester City, PSG e RB Leipzig serão os protagonistas da competição mais desejada do planeta.

  As chaves até a decisão estão desenhadas: o vencedor de Barcelona x Bayern de Munique pegará quem sair de Manchester City x Lyon. Do outro lado, quem triunfar em PSG x Atalanta enfrentará o vencedor de RB Leipzig x Atlético de Madrid.

  Os confrontos serão todos em jogos únicos, diferentemente do formato consagrado nas últimas décadas. Em caso de empate no tempo regulamentar, os duelos serão decididos na prorrogação ou, se necessário, na disputa de pênaltis.

  As semifinais estão marcadas para os dias 18 e 19 de agosto, também em Lisboa. A grande decisão será no dia 23, no Estádio da Luz.

Protocolos

Neymar e Mbappé tentarão levar o PSG ao título inédito. Foto: L’Équipe

  A pandemia do novo coronavírus fez com o que a UEFA, entidade máxima do futebol europeu, e o governo português estabelecem um rígido protocolo aos oito clubes.
   Após o desembarque em Lisboa e a acomodação nos hotéis da cidade, elencos e demais profissionais de cada equipe precisaram se manter em total confinamento, com permissão apenas para o deslocamento “hotel-treino-hotel e hotel-estádio-hotel”.

  As equipes que disputarão as quartas de finais contarão com oito locais de treinamentos, de modo que não haja, assim como também nos hotéis, compartilhamento de instalações.
  A UEFA divulgou nesta terça, dia 11, os gramados de treinos escolhidos pela entidade e distribuição para cada time.

 Confira abaixo:

Atalanta: Estádio Pina Manique, utilizado pelo Casa Pia e pelo Biqueiras D’Aço
Atlético de Madrid: Campus do Benfica, Centro de Treinamento do Benfica
Barcelona: Estádio Nacional, utilizado pelas Seleções Portuguesas
Bayern de Munique: Estádio Municipal de Mafra, utilizado pelo CD Mafra
Lyon: Estádio do Restelo, utilizado pelo Belenenses
Manchester City: Cidade do Futebol, Centro de Treinamento da Seleção Portuguesa
PSG: Academia do Sporting, Centro de Treinamento do Sporting
RB Leipzig: Estádio António Coimbra da Mota, utilizado pelo Estoril

Desfalques preocupam Simeone e o elenco do Atleti. Foto: Getty Images

PSG x Atalanta

  Pelo PSG, Neymar é o grande nome. Após três temporadas consecutivas de lesões graves nos momentos de decisão, o craque brasileiro pode levar os Azuis ao topo da Europa.
  Sob o comando do alemão Thomas Tuchel, a equipe parisiense terá o retorno de Kylian Mbappé, que sofreu uma lesão no tornozelo na final da Copa da França.

  O adversário é a Atalanta, estreante em Champions League. Em grande fase, os comandados de Gian Piero Gasperini não terão duas companhias importantes em campo.
  O esloveno Ilicic, artilheiro na temporada com 21 gols, voltou ao seu país por problemas pessoais. O goleiro Gollini, titular da posição, lesionou o joelho na partida contra a Inter de Milão e estará fora por dois meses.

RB Leipzig x Atlético de Madrid

  Assim como a Atalanta, outra boa surpresa da Champions League 2020 é o RB Leipzig. A equipe do Leste da Alemanha fundada há apenas 11 anos é comandada por Julian Nageslmann, o mais jovem técnico entre os classificados para as quartas, sendo, inclusive, um mês mais novo que Lionel Messi.
  O desfalque é o pior possível. Timo Werner, negociado com o Chelsea, era o destaque dos alemães com 34 gols na temporada. Sem ele, o austríaco Marcel Sabitzer e o tcheco Patrik Schick são as esperanças de gol diante do Atlético.

Lewandovski é o cara do Bayern na temporada. Foto: Bayern de Munique

  Do outro lado, os “colchoneros”, como é conhecido o Atlético, ganharam problemas de última hora. O meia-atacante argentino Ángel Correa e o lateral-direito croata Vrsaljko testaram positivo para o coronavírus e não viajaram com a delegação para Portugal.
  Entre os destaques, o goleiro esloveno Jan Oblak é o grande nome da temporada, sendo o único jogador presente em todas as rodadas do Espanhol e da Champions League. No ataque, o hispano-brasileiro Diego Costa e o espanhol Álvaro são as esperanças de Diego Simeone.

Barcelona x Bayern de Munique

  Após despachar o Napoli no Camp Nou, o Barcelona chega a Lisboa para encarar o Bayern, que passou por cima do Chelsea, no único duelo das quartas que tem equipes campeãs europeias.

  O destaque da equipe espanhola é, como de costume, Lionel Messi. O argentino ganhou ainda mais protagonismo com Suárez ausente durante boa parte da temporada e Griezmann abaixo das expectativas.

   Nesse cenário, os jovens Ansu Fati e Riqui Puig, da base catalã, ganharam espaço. “Luizito” está 100% para encarar os alemães, assim como Piqué e Jordi Alba, recuperados de lesão, e Busquets e Vidal, que voltam de suspensão. Força máxima!

Kevin de Bruyne chega como o melhor jogador da Premier League. Foto: Premier League

  Nos Bávaros, Robert Lewandowski é quem está “voando”. O atacante polonês chegou a 51 gols (12 na Champions, sua melhor marca no torneio) em 43 jogos.
   Nenhum outro jogador das cinco grandes ligas da Europa chega perto. Além dele, Thomas Müller, autor de 12 gols e 25 assistências em 46 jogos, e o ponta Serge Gnabry, que contribuiu com 12 gols e 10 assistências, chegam com moral.
   O lateral-direito Pavard, que sofreu uma lesão no pé direito, dará lugar a Kimmich, que volta à sua posição de origem. Quem então ganha espaço é Thiago Alcântara, que ainda não sabe se segue no clube na próxima temporada.

Manchester City x Lyon

  O lado azul de Manchester tem em uma espinha dorsal a sua força. O goleiro brasileiro Ederson, o meia belga De Bruyne e o atacante inglês Sterling mantiveram o desempenho antes e depois da paralisação e são os destaques dos Citizens.
   Entre eles, menção honrosa a Kevin De Bruyne. O belga igualou o recorde de Henry de assistências em uma só edição da Premier League, com 20 passes para gol, e chega como candidato a melhor do mundo. Ele será o maestro dos comandados de Pep Guardiola, que terá o desfalque de Sergio Aguero.

  No Lyon, acompanhado do brasileiro Bruno Guimarães, o holandês Memphis Depay é o cara. O atacante de 26 anos é o principal nome no ataque da equipe e tinha 14 gols em 19 jogos, quando sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo, em dezembro.
   Até então fora da temporada, a paralisação acabou dando a Depay a oportunidade de atuar novamente na Champions e, inclusive, marcar o gol em Turim que classificou os franceses e despachou Cristiano Ronaldo e companhia.

  Todo o elenco está disponível para o técnico Rudi Garcia. O departamento médico do clube ficou vazio em meio à pandemia, e não há jogadores suspensos para o confronto do dia 15.

Veja a tabela da Liga dos Campeões:

Memphis Depay é a esperança de gols do Lyon diante do City. Foto: Getty Images

QUARTAS DE FINAL

Quarta, 12 de agosto, às 16h – Estádio da Luz – Atalanta x PSG

Quinta, 13 de agosto, às 16h – Estádio José Alvalade – RB Leipzig x Atlético de Madrid

Sexta, 14 de agosto, às 16h – Estádio da Luz – Barcelona x Bayern de Munique

Sábado, 15 de agosto, às 16h – Estádio José Alvalade – Manchester City x Lyon

SEMIFINAIS

Terça, 18 de agosto, às 16h – Estádio da Luz – Atalanta ou PSG x RB Leipzig ou Atlético de Madrid

Quarta, 19 de agosto, às 16h – Estádio José Alvalade – Barcelona ou Bayern de Munique x Manchester City ou Lyon

FINAL

Domingo, 23 de agosto, às 16h – Estádio da Luz

Texto: Toque de Bola – Pedro Sarmento, supervisão de Ivan Elias – Toque de Bola
Foto de capa: Francisco Secco/AFP

Deixe seu comentário