Missão cumprida! Esta é a sensação dos integrantes do movimento criado por um grupo de professores de escolinhas de futsal em Juiz de Fora, com adesão de profissionais ligados a outras modalidades, alcançou resultado prático.
Na terça-feira, dia 22, a Prefeitura de Juiz de Fora emitiu nota técnica autorizando o retorno das atividades das escolinhas, desde que obedecendo a tudo que está determinado no protocolo de procedimentos.
A iniciativa surgiu de três professores tradicionalmente envolvidos com a Copa Toque de Bola de Futsal, Alfredo Coimbra (Iniciação Esportiva São Mateus), Bráulio Reis (Colégio dos Santos Anjos) e Lucas Fajardo (Escola de Futebol Welington Fajardo).
Em entrevista ao Toque de Bola e à webradio Nas Ondas do Toque, os integrantes avaliaram a importância da medida e a expectativa de retomada do setor.
O tema também foi debatido na Live Especial apresentada na web rádio do Portal Toque de Bola, Nas Ondas do Toque, na quinta-feira, dia 17, tendo Alfredo e Bráulio como convidados no estúdio.
Diálogo com a Prefeitura
A intenção era buscar um diálogo junto às autoridades para o entendimento do que seria necessário para a volta das escolinhas ser autorizada oficialmente.
A receptividade encontrada, segundo eles, foi a melhor possível. Encontros primeiro na Câmara Municipal de Juiz de Fora e em seguida na Secretaria de Esporte e Lazer foram promovidos no mesmo dia. O corpo de professores, já com mais adesões, criou um grupo no whatsapp para acertar detalhes finais do texto.
Em entrevista à webradio Nas Ondas do Toque, os três professores avaliaram todo o processo de conversas com a Prefeitura em busca de uma solução. Ouça aqui.
Tudo encaminhado, arestas aparadas sobre questão de fiscalização em algumas situações específicas e o entendimento do que é prática do esporte coletivo durante as atividades nos treinos, a Prefeitura emitiu na terça o documento.
Isso trouxe sentimento de alívio aos professores e, ao mesmo tempo, a certeza de que só cumprindo rigorosamente tudo que está determinado na nota oficial os educadores terão a confiança de pais e familiares para deixarem os filhos novamente aos cuidados dos responsáveis pelas escolinhas.
Texto: Toque de Bola
Fotos: Toque de Bola