“Todos pela Inclusão”. O nome da primeira edição da Corrida e Caminhada da Associação de Livre Apoio ao Excepcional (Alae) resume o objetivo central do evento, de largada agendada para 8h do dia 18 de outubro, no Estádio Municipal, sem integrar o 29° Ranking de Corridas de Rua da Prefeitura de Juiz de Fora. O interessado em participar ainda pode garantir sua presença e escolher entre os percursos de 6,2km e 4km. Mas se apresse. O primeiro lote de inscrições, a R$50, vai apenas até o domingo, 27. A partir da segunda-feira 28, o valor sobe para R$60 até o dia 12 de outubro.
As inscrições para a 1ª Corrida e Caminhada – Todos pela Inclusão podem ser feitas na Camorra (rua Mr. Moore, nº 63, Centro), na Terrabike (rua Roberto de Barros, nº 200, Centro), na Terrabike Sports (Ladeira Alexandre Leonel, nº 211 – Spazio Design), na Ótica Essencial (galeria Phinthias Guimarães, loja 21, Centro) e na Alae (rua Delorme de Carvalho, nº 53, Bom Pastor).
Kit
A coordenação do evento busca a satisfação do inscrito não apenas pela causa da corrida. Os atletas receberão, na véspera da prova, uma camisa 100% poliamida, uma “toalha runner”, squeeze e uma mochila porta-tênis.
Programação
Sábado (17/10):
7h às 19h: Entregas de kits na Alae (rua Delorme de Carvalho, nº 53).
Domingo (18/10):
Local: Estádio Municipal
– 6h30 às 7h30: Entrega de chip para todos os inscritos;
– 8h: Largada;
– 9h15: Término da Corrida e da Caminhada;
– 10h: Premiação;
– 10h às 12h: Festa da Inclusão com participação de assistidos, familiares, profissionais da Alae e inúmeras atrações aos presentes.
Na Corrida pela Inclusão
A inspiração da 1ª Corrida e Caminhada da Alae não vem de hoje. Desde exatamente um ano atrás, a instituição conta com uma equipe de corrida própria, com 80 integrantes sob a coordenação do professor Fábio Antunes: “A ideia de criar uma equipe de corrida da ALAE surgiu quando vencemos o desafio das assessorias promovido pela Camilo dos Santos. Queríamos criar uma assessoria que atuasse de forma diferenciada, com um público heterogêneo, que em um mesmo evento tivesse atletas lá na frente e outros lá atrás”, comenta Fábio.
O objetivo principal ao colocar esse plano em prática foi levantar a bandeira da inclusão social, por meio do esporte, incentivando o convívio e a interação entre pessoas com e sem deficiência: “Nosso grupo está motivado e viciado em atividade física. Os treinos passaram a ser diários e mais intensos. Vivemos e respiramos corrida. Os deficientes passaram a se preocupar mais com a alimentação e com o corpo, percorrendo distâncias cada vez maiores”.
Entre os principais resultados já conquistados pela equipe da ALAE, Fábio destaca os seguintes:
– Meia Maratona de Rio Novo
Isaque de Jesus Costa – 1º na faixa 25-29 anos
Thiago Coimbra – 4º na faixa 25-29 anos
– Corrida de Manhuaçu.
Neander Nascimento – 2º geral na categoria militar
– Circuito de corrida do Sesc
Neander Nascimento – 4º geral
– Corrida do Granbery
Equipe Masculino – 6º lugar
Texto com informações da assessoria da prova
Foto: Arquivo Toque de Bola
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br