Primeiro árbitro de vídeo da Libertadores será brasileiro. Vangasse explica as 4 situações em que ele pode atuar

 

 

  Pela primeira vez, o árbitro de vídeo será utilizado na Taça Libertadores da América e na Copa Sul-Americana. O juiz-forano do quadro da FIFA, assistente Marcelo Vangasse, compareceu à quarta rodada da 5ª Copa Toque de Bola de Futsal, disputada sábado, na Academia, e explicou as quatro situações em que o recurso poderá ser utilizado.

   Antes de explicar como será o procedimento da arbitragem, Vangasse fez questão de destacar o crescimento e a valorização do esporte local, proporcionados pela Copa Toque de Bola. O filho de Marcelo, João pedro, participa desde a primeira edição da Copa, e defende as cores da Escola São Mateus, que tem como coordenador um dos idealizadores da Copa, o professor Alfredo Coimbra, do  Panathlon Club Juiz de Fora.

  “Serão quatro situações em que iremos recorrer ao árbitro de vídeo: o cartão vermelho, lances que antecedem o gol, identificação de jogadores e área penal”, revela Vangasse.

  O primeiro jogo com a implantação do recurso está marcado para esta terça-feira, às 20h15 (horário brasileiro), na semifinal entre os argentinos River Plate e Lanús, no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. O árbitro “físico” será o brasileiro Wilton Sampaio e o árbitro de vídeo também será do Brasil, Sandro Meira Ricci.

  O gol

  “Tudo que ocorrer em relação ao gol vai ser revisado. Todo lance que culmina no gol vai ser revisado. Bola entrou, bola não entrou, impedimento, falta etc. Sendo assim, o que ocorrer antes do gol será revisado.”

 Cartão vermelho

 “O árbitro que identificar uma jogada que se faz necessário o uso do cartão vermelho, imediatamente o árbitro de vídeo vai revisar essa jogada para confirmar esse cartão vermelho. Se o árbitro mostrar cartão amarelo, mas perceber que a jogada é para vermelho o profissional de vídeo também pode entrar nessa situação. Todas as jogadas que envolverem cartão vermelho o árbitro de vídeo será utilizado.”

 Confira, abaixo, a íntegra da entrevista com Marcelo Vangasse

 

 

  Veja, abaixo, a escala de arbitragem para River Plate x Lanús divulgada pela Conmebol:

  Vangasse no Mundial de Clubes

A FIFA convocou quatro brasileiros para a arbitragem do Mundial de Clubes de 2017 que será realizado entre 6 e 16 de dezembro, nos Emirados Árabes Unidos (EAU): Sandro Meira Ricci, Emerson de Carvalho, Marcelo Vangasse e Wilton Sampaio.

Os representantes da arbitragem brasileira e sul-americana na competição internacional vão chegar a Abu Dabi no dia 30 de novembro para finalizar a preparação. Sandro Ricci, de 42 anos, atuará como árbitro principal. Emerson, de 45, e Vangasse, de 41 anos, foram chamados por seu trabalho como assistentes. Já Wilton Pereira Sampaio, de 35 anos, será um dos árbitros de vídeo (AV).

A CBF recebeu a convocação dos brasileiros nesta segunda-feira (23), em documento oficial enviado de Zurich pelo secretário Geral Adjunto da FIFA, Zvonimir Boban, que também direcionou a comunicação à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

 

Texto: Ivan Elias, Toque de Bola, com informações complementares do site da CBF

Foto: Toque de Bola

Arte: site Conmebol

Deixe seu comentário