A intenção do retorno do público ao Estádio Municipal Radialista Mário Helênio é compartilhada pela Prefeitura e o Manchester, mas esbarra em um último entrave.
Única equipe de esporte profissional em atividade no momento na cidade, o Manchester já deixou clara a vontade de contar com torcida no Estádio o mais rápido possível. Em postagem no Instagram na quarta, dia 13, a Prefeitura destacou que a fase atual do programa JF Viva – Cidade em Movimento já autoriza o retorno do público às arquibancadas da arena local.
Mas, a volta da torcida aguarda a superação de um último obstáculo burocrático para se concretizar: a obtenção do laudo de prevenção e combate a incêndio e pânico.
Falta um
O Toque de Bola apurou que, para que o Manchester possa comercializar ingressos para as partidas que fará em casa no returno da primeira fase da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, é necessária a entrega deste último documento à Federação Mineira de Futebol (FMF). Segundo o site oficial da entidade, nenhum dos laudos exigidos para o Estádio Municipal está em vigor.
Mas a reportagem apurou ainda que os demais documentos necessários já foram recebidos pelo Departamento Técnico da Federação. Só resta pendente, portanto, o laudo de prevenção e combate a incêndio e pânico. Assim que este for encaminhado à entidade em Belo Horizonte, representantes do setor responsável da FMF marcarão uma audiência com o Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) para a liberação do Estadio Municipal Radialista Mário Helênio.
Em breve
Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Marcelo Matta, o documento está sendo providenciado. “Os laudos de segurança, engenharia e de condições sanitárias e higiene já foram entregues e estão OK. Realmente temos essa questão do laudo de prevenção e combate a incêndio e pânico, mas vamos resolver em breve, no mais curto espaço de tempo possível.”
Depois da vitória fora de casa deste sábado, dia 16, contra o Boston City, em Manhuaçu, o Manchester recebe o Betis, no dia 23 de outubro, às 11h. Esta seria a primeira possibilidade de o time local ter público nas arquibancadas do Estádio Municipal Radialista Mário Helênio de acordo com as novas regras de retomada das atividades em Juiz de Fora.
O segundo e último jogo da equipe juiz-forana, em casa, pelo returno da primeira fase da Terceirinha está previsto para o dia 7 de novembro, às 11h, contra o Contagem. Caso a situação não seja resolvida até lá, os Capivaras só poderão vender ingressos caso se classifiquem para a segunda etapa da competição.
Sem púbico
Na última sexta-feira, dia 9, o Executivo juiz-forano divulgou orientações para a presença de torcedores no Estádio Municipal. Desde março de 2020 e até então, Tupi e Tupynambás, que disputaram o Módulo 2 do Campeonato Mineiro este ano, não manifestaram a intenção de receberem torcedores no local. Assim, os laudos, incluindo o de prevenção e combate a incêndio e pânico, não eram uma exigência para a realização dos jogos do Carijó e do Baeta.
Com as novas orientações do JF Viva – Cidade em Movimento e a intenção do Manchester de ter público nas arquibancadas a situação mudou. Por isso, os laudos passaram a ser condição para a volta do torcedor às arquibancadas.
A expectativa é que a vistoria ocorra nos próximos dias, e o laudo de prevenção e combate a incêndio e pânico seja emitido. Isso daria tempo para o Departamento Técnico da Federação deliberar com o MP-MG e conseguir a liberação do Estádio Municipal Radialista Mário Helênio pelo menos para a próxima fase da Terceirinha.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Fotos: Toque de Bola; reprodução/site oficial FMF; e Daniel Braga/Manchester
Temos de torcer para o Manchester classificar para segunda fase da competição, para vê se teremos a possibilidade de presenciar um jogo do novo time profissional da cidade em nossa cidade.
Vamos aguardar novembro chegar…