Como divulgado em primeira mão na webradio Nas Ondas do Toque nesta segunda, a prática de esportes coletivos está autorizada pela Prefeitura de Juiz de Fora a partir desta terça-feira, 6 de julho.
A liberação consta na Nota Técnica 18, publicada nesta segunda, que enumera as normas a serem cumpridas para garantir a segurança sanitária. O documento revoga as medidas da Nota Técnica 17, que estava em vigor até então.
“Ainda assim, é preciso manter os cuidados devidos. Nas atividades ora autorizadas, as medidas de segurança são de responsabilidade de usuários e proprietários. Precisamos avançar com segurança para não regredir”, destacou em o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade, Ignacio Delgado. Ele, que também é o coordenador do Fórum Municipal em Defesa da Vida se manifestou em texto divulgado pela Prefeitura.
Ele disse que a liberação das atividades é possível conforme o cenário epidemiológico: Faixa Laranja, com tendência de melhora. Ou seja, dentro dos indicadores do programa “Juiz de Fora pela Vida”, o município está classificado em uma faixa de “risco moderado”.
Toque de Bola em cima do lance!
O Toque de Bola acompanha a movimentação para garantir o retorno das atividades em escolinhas e clubes. Em 17 de junho, este foi o tema da Live Especial, com a presença dos professores Alfredo Coimbra, da Iniciação Esportiva São Mateus; Bráulio Reis, do Colégio Santos Anjos e Lucas Fajardo, da Escola de Futebol Wellington Fajardo.
No dia 22 de junho, a Prefeitura publicou Nota Técnica, autorizando retorno das atividades seguindo medidas determinadas pelo protocolo de combate à pandemia da covid-19.
Os professores falaram à webradio Nas Ondas do Toque sobre a importância do diálogo com a Prefeitura para viabilizar a retomada das aulas.
Como ficam as práticas esportivas coletivas
De acordo com a Nota Técnica 18, são obrigatórios o espaçamento de tempo entre as atividades desenvolvidas no mesmo espaço, o controle de temperatura na entrada das quadras e a presença de álcool em gel em todas as áreas de circulação interna nas quadras. E a utilização de máscara é recomendada.
Seguem proibidos a aglomeração para acompanhamento das atividades, o uso de vestiários, o consumo de bebidas alcoólicas e esportes de luta. E também está interditada a promoção de qualquer tipo de consumo coletivo de alimentos (almoços, churrascos, etc.) que envolva aglomeração.
Texto: Toque de Bola
Imagem: