Perto de estrear contra o Furacão, Kaio Wilker receita: “É ter maturidade”

O Carijó pode ter uma novidade na equipe na partida de volta pela segunda fase da Copa do Brasil contra o Atlético Paranaense, quarta-feira, 6, às 19h30, na Arena da Baixada. Trata-se do meia-atacante Kaio Wilker, revelado nas divisões de base do América e ex-Democrata-GV. O jogador de 22 anos que trabalha com o grupo juizforano desde a intertemporada em Lima Duarte teve nome regularizado junto ao Boletim Informativo Diário (BID) da CBF no dia do embate de ida contra o Furacão, vencido pelo Tupi por 1 a 0. Mesmo com a frustração pela ausência em Juiz de Fora, o atleta se mostrou motivado com a chance da titularidade em Curitiba:

“Estava nessa expectativa de jogar na primeira partida contra o Atlético, mas não tive condição. Mesmo assim estou muito feliz porque o resultado nos favorece, mas não vamos sentar em cima dele. Temos consciência de que precisamos fazer um jogo ainda melhor do que a daqui para buscar o resultado. Estamos nos preparando e estou incluído nisso de forma muito positiva. Fiz uma intertemporada muito boa com a equipe e agora é chegar lá bem”, contou Wilker. Titular na goleada do Tupi sobre a AALD em Lima Duarte, Wilker pode ganhar a vaga de Marco Goiano no time.

Neste sábado, 2, o Galo Carijó realizou forte treinamento em Santa Terezinha. O técnico Leston Júnior comandou atividades com bola em campo reduzido, treinando jogadas de ataque contra defesa, simulando situações que devem ocorrer contra o Furacão.

Kaio Wilker (direita) foi titular no jogo-treino do Tupi em Lima Duarte
Kaio Wilker (direita) foi titular no jogo-treino do Tupi em Lima Duarte e pode iniciar partida na quarta

Posturas em campo

O meia-atacante acredita em uma pressão paranaense logo nos primeiros minutos de jogo. Ainda assim, Wilker não descarta a possibilidade do Furacão optar por trabalhar mais a bola, se preparando para as duas situações: “Acho natural que eles pressionem e tentem esse gol o mais rápido possível, mas com certeza estamos preparados para as duas possibilidades. Se eles quiserem conduzir a partida com mais posse de bola também estamos prontos. Já mostramos que temos capacidade, na ida nosso meio-campo conseguiu envolver eles e é tentar fazer isso também mesmo estando na casa do adversário”, projetou.

Impaciência rubro-negra

Quase rebaixado no Estadual e com a desvantagem no confronto, a jovem equipe do Atlético Paranaense poderá ser ainda mais cobrada pelos torcedores se o gol não sair cedo ou a atuação não agradar, contexto que o estreante carijó admitiu poder ser utilizado a favor do Galo: “Pode nos ajudar, mas isso tudo depende do ímpeto que estivermos colocando na partida. Se marcarmos forte, equilibrados e concentrados no que foi nos passado taticamente para a partida, vamos conseguir fazer que essa pressão da torcida colabore com a gente. É ter maturidade e jogar, que vamos sair com um bom resultado”.

Reforços treinam

Contratados na última semana, o zagueiro Everton Luiz e o volante Filipe Alves, que atuou pelo Carijó na Série C de 2014, vêm treinando pelo Tupi desde a quinta-feira, 30. O beque de 31 anos estava no Sobradinho-DF e realizou atividade física à parte neste sábado. Ao Toque de Bola, o reforço projetou um período curto para estar 100% e ainda contou um pouco de suas principais características: “Acabou o Campeonato Candango e fiquei duas semanas parado, então em uma semana acho que já vou estar à disposição do Leston. Sou um jogador alto, bom na bola aérea e mais técnico por ter sido volante nas categorias de base. Sou um jogador de força e que se doa em campo”, afirmou.

Zagueiros Éverton Luiz (esquerda) e Ênio aprimoraram parte física no treinamento deste sábado
Zagueiros Éverton Luiz (esquerda) e Ênio aprimoraram parte física no treinamento deste sábado

Já Filipe Alves, ex-Nova Iguaçu, chega ao elenco alvinegro com ainda mais vontade de conquistar a vaga para a Série B que bateu na trave na temporada passada: “Mais uma vez venho para ajudar. A Série C é um campeonato muito competitivo em que temos de fazer muitos pontos em casa e ser competitivo fora. É um grupo motivado até por ter feito um grande jogo contra o Atlético e estou procurando ajudar da melhor forma possível para esta próxima partida”, relatou o volante, objetivo.

Filipe Alves (direita) era reserva imediato de Genalvo, Gustavo e Leo Salino em 2014 pelo Carijó
Filipe Alves (direita) era reserva imediato de Genalvo, Gustavo e Leo Salino em 2014 pelo Carijó

O Tupi treina no domingo em Juiz de Fora e viaja no início da próxima semana ao Paraná, onde enfrenta o Atlético Paranaense na quarta-feira.

 

Texto: Bruno Kaehler

Fotos: Toque de Bola

O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br

Deixe seu comentário