Dentre todas as áreas públicas municipais, a mais nova é o Parque Municipal, inaugurado em outubro de 2021 na área do antigo SESC Pousada, na rua do Contorno, sem número, no bairro Nova Califórnia.
O Parque Municipal é um dos temas das matérias preparadas pelo Toque de Bola sobre as normas para uso de alguns espaços na cidade para se exercitar em espaços de Juiz de Fora.
Leia também:
- Natureza como cenário: Parque da Lajinha é opção para esportes e lazer em Juiz de Fora
- Caminhada e ginástica: Museu Mariano Procópio amplia projetos de lazer. Veja como participar
- Quer se exercitar na UFJF? Saiba quais atividades físicas estão permitidas no Campus
O acesso é totalmente gratuito e aberto ao público para prática de esporte e lazer, atividades culturais e outros tipos de eventos, de terça a domingo, das 8h às 17h, sendo que a entrada no local termina às 16h.
Além disso, atualmente, o local está com inscrições abertas para quatro projetos, que contam com participação de três profissionais de educação física e outros três de turismo: “Caminhada no Parque”, “Iniciação Esportiva” e o Futebol Feminino.
Projetos Esportivos no Parque
O “Caminhada no Parque” é voltado para pessoas acima de 14 anos, como um estímulo para prática do esporte com a orientação de um profissional de educação física. As turmas são às terças e quintas-feiras, das 8h às 9h e das 9h às 10h.
A “Iniciação Esportiva” é voltada para crianças entre 6 e 10 anos, divididas em duas turmas, às terças e quintas, de 9h às 10h e de 14h às 15h. Oferece aproximação e a vivência com esportes coletivos, individuais, de aventura, aquáticos, lutas, danças, esportes adaptados, jogos de tabuleiro, jogos recreativos e outros.
Sob a orientação de um profissional de educação física com experiência em iniciação esportiva com crianças, crianças vão aprender desde as regras básicas até a vivência na prática com cada modalidade.
O projeto de Futebol Feminino é para garotas entre 10 e 17 anos, com duas turmas às quartas e sextas-feiras das 9h às 10 e das 15h às 16h.
De acordo com a SEL, é uma forma de incentivar e desenvolver as garotas que se interessam pela modalidade, oferecendo a prática de forma sistematizada, com aprendizado técnico-tático do esporte. Além de contribuir para o melhor convívio social e desenvolvimento psicológico dos atletas.
Recentemente, foi anunciado também o projeto “Formação de Goleiros”. De acordo com os responsáveis, “a formação acontecerá às terças e quintas com duas turmas: turma 1, das 8h20 às 9h20; e turma 2, das 14h às 15h. Podem participar homens e mulheres, sem restrição de idade” e “as inscrições são feitas de forma presencial na recepção do Parque Municipal”.
Todos os projetos são gratuitos, com vagas limitadas e as inscrições devem ser feitas presencialmente na recepção do parque municipal. Informações podem ser obtidas nos telefones (32) 3241-6532, (32) 3690-3655 ou no instagram @parquemunicipaljf.
As regras do Parque Municipal
De acordo com as informações da Secretaria de Esportes e Lazer, a área de 5.779,24 m² tem estrutura com quatro campos de futebol, quatro quadras, um ginásio poliesportivo coberto, salão de jogos, pista de caminhada e trilhas, além de estacionamento e áreas arborizadas.
O parque aquático ainda não está funcionando. A entrada com bebida alcoólica é terminantemente proibida.
Para entrar, é necessário apresentar carteira de vacinação ou o aplicativo ConecteSUS, que comprove a aplicação da primeira, segunda ou terceira dose contra o coronavírus, conforme o calendário de cada faixa etária no município.
Desde o mês de março, com a entrada de Juiz de Fora na etapa 3 do Programa JF Viva está suspenso do uso obrigatório de máscara ao ar livre, incluindo em atividades físicas. No entanto, durante a permanência no Parque Municipal, as pessoas devem manter a higienização com álcool em gel.
Quem optar em fazer caminhada com o cachorro no local, há algumas regras. Cães das raças Pitbull e variações – como Staffordishire, Bull Terrier, American Bully -, além do Rottweiler, Fila Brasileiro, Doberman e Mastim Napolitano devem usar a focinheira, pois são considerados como raças de potencial agressivo, segundo a legislação brasileira. Os demais podem passear pelo Parque sem restrições, mas é indispensável o recolhimento dos dejetos, independente da raça.
Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira com informações disponibilizadas pela SE
Fotos: SEL/Divulgação