Natureza como cenário: Parque da Lajinha é opção para esportes e lazer em Juiz de Fora

Atividades físicas durante o Domingo no Parque da Lajinha

Aberto para atividades de lazer e turismo ecológico, o Parque Natural Municipal da Lajinha é uma das principais áreas verdes em perímetro urbano do de Juiz de Fora.

O local funciona de terça a domingo, independente de ser feriado, das 8h às 17h, com a entrada permitida até 16h30, na Avenida Deusdedith Salgado, no bairro Teixeiras.

O Parque de Lajinha é um dos temas das matérias preparadas pelo Toque de Bola sobre as normas para uso de alguns espaços na cidade para se exercitar em espaços de Juiz de Fora.

Leia também:

Recorde de visitação

Em fevereiro, de acordo com a Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), o Parque da Lajinha recebeu 5.689 visitantes, um recorde de visitação. Neste fim de semana, recebe dois eventos: o Movimente-se SESC e o Domingo no Parque.

A expectativa da Sesmaur é que haja aumento nos próximos meses devido às diversas  atividades culturais, esportivas, de bem estar e lazer que serão realizadas durante o ano. A programação pode ser consultada no perfil oficial no Instagram.

Atividades em grupo estão liberadas, mas autorização pode ser necessária dependendo do número de pessoas

Palco de atividades de esporte e lazer

No Parque da Lajinha, as pessoas podem fazer caminhada, corrida, passeio de pedalinho, piquenique ao ar livre, yoga, entre outras. No local, é liberada bicicletas até aro 16. Todos devem levar garrafa ou copo individual para utilizar o bebedouro.

Na fase 3 do programa JF Viva, está suspenso o uso obrigatório de máscara ao ar livre, incluindo as atividades físicas. No entanto, para entrar no Parque da Lajinha, é necessário apresentar comprovante de vacinação.

Segundo a Sesmaur, os eventos são permitidos com qualquer quantidade de pessoas. E as atividades em grupo, inclusive as esportivas, são consideradas um tipo de evento. Se envolver até 25 pessoas não precisa de pré-autorização. Acima desse número, a pessoa responsável tem que solicitar a autorização via Instagram.

São proibidas atividades que trazem algum tipo de perigo aos visitantes; consumo de bebida alcoólica; comercializar algum tipo de produto; produzir lixo, estourar balões/confetes e deixar sujeira no Parque. Não é permitido nadar no lago.

Trilha no Parque da Lajinha

Preservação ambiental

O Parque Natural Municipal da Lajinha é atualmente a única área verde de médio porte do município. Ele ocupa a área da antiga Fazenda da Lajinha, havida por desapropriação pela Prefeitura de Juiz de Fora em 1978.

Segundo a secretaria, o espaço busca ser uma ilha de preservação ambiental no meio da grande movimentação da cidade.

O espaço tem 867 mil metros quadrados. No passado, era uma área maior, remanescentes da Mata Atlântica, que abriga um tipo de vegetação caracterizada como Floresta Estacional Semidecidual Montana, formada pelas matas do Campus Universitário, Fazenda Santa Cândida e Mata do Imperador.

Serve de abrigo para diversas espécies da fauna da região, sendo representada predominantemente por aves, peixes, mamíferos de pequeno e médio porte, répteis e artrópodes.

Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira com informações disponibilizadas pela Sesmaur
Fotos: Parque da Lajinha/Instagram

Deixe seu comentário