
Uma parceria para o futuro do vôlei juiz-forano foi oficializada no início desta semana. A partir de agora, Sesi/Fiemg e JF Vôlei terão um projeto conjunto de categorias de base.
O lançamento da iniciativa, na segunda, dia 17, em evento o Trade Hotel, teve a presença da diretoria do JF Vôlei, como o presidente Antônio Sena Júnior, o Toninho Buda; o diretor técnico Maurício Bara, e o supervisor Heglison Toledo. Representaram o Sesi o presidente da regional Zona da Mata da Fiemg, Aurélio Marangon, e o gerente dos clubes Sesi em Juiz de Fora, José Antônio Bara Miguel.
Além de autoridades como o secretário de Esporte e Lazer, Júlio Gasparette, e o diretor da Faculdade de Educação Físca da UFJF, Jefferson Vianna. Também presente, o multicampeão juiz-forano no vôlei nacional e internacional, José Eduardo Bara, nomeado padrinho do projeto. (confira a íntegra do evento clicando aqui)

Relação antiga
“Com muito orgulho anunciamos essa parceria. O Sesi já é parceiro do JF Vôlei desde o início, ainda como UFJF, nossos primeiros amistosos foram no Clube do Trabalhador. Sempre nos sentimos em casa. Nas últimas três temporadas, fizemos a base de treinamentos por lá. Além da história que a entidade tem no esporte de base e profissional, em Minas e no Brasil”, destacou Maurício.
O diretor também ressaltou o objetivo do projeto. “Poucas iniciativas no Brasil conseguem abarcar todas as categorias de base no vôlei. Sempre há falhas no processo e queremos minimizar essas falhas. Juntos, com os pés no chão e com calma. Começaremos com garotos nascido em 2004, 2005 e 2006. Vamos expandir até os nascidos em 2008”, explica.

Também no feminino
Atualmente, o JF Vôlei possui três núcleos de base nas escolas municipais Tancredo Neves (São Pedro), Fernão Dias (Bandeirantes) e Álvaro Braga (Dom Bosco) cujos recursos vêm da Lei de Incentivo ao Esporte Federal e foram captados junto à Arcelor Mittal e ao Laboratório Melpoejo. Seus alunos formarão a base das equipes iniciais da parceria com o Sesi. As meninas também terão vez.
“Já existe um trabalho no Sesi com o feminino, com uma equipe muito numerosa e até mais avançado, que será abraçado também. Muita meninas procuram nosso núcleos na cidade, e encaminharemos para o Sesi, claro. Formatar essa categoria de base é algo que nos motiva. É um livro aberto a ser escrito ainda e temos certeza que isso será ainda melhor definindo”, espera Bara.

Comandantes e homenagem
O técnico da equipe principal do JF Vôlei na temporada 2018/2019, Marcos “Marcão” Henrique do Nascimento, será o responsável por todas as categorias de base. A seu lado estará a treinadora do time feminino do Sesi-JF, Erika Freitas.
Além dos comandantes, o projeto tem em seu corpo técnico o ex-jogador e padrinho do projeto, José Eduardo Bara, ex-Fiat Minas e Seleção Brasileira, campeão nacional e sul-americano. Homenageado, o ex-atleta que também já foi treinador no Sesi-JF, se disse emocionado. “Fiquei muito feliz por ter sido convidado. Padrinho é uma homenagem. É quem protege, orienta, compartilha e dá apoio. Já me sentia assim. Agora oficialmente. Mãos à obra e bola pra cima”, disse.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Fotos: JF Vôlei/Divulgação