Para o JF Vôlei, é vencer ou vencer! Norde surgiu há oito meses. Saiba mais

  É vencer ou vencer.

O JF Vôlei precisa derrotar o Norde Vôlei, de Fortaleza, nesta terça-feira, dia 1º de abril, às 21h, no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos, para continuar na luta não só pela vaga na final da Superliga B mas principalmente pelo acesso à primeira divisão do vôlei brasileiro.

Como o Norde Vôlei aproveitou o mando de campo e venceu o primeiro duelo por 3 sets a 1 (parciais 17/25, 27/25, 25/19 e 27/25), o JF Vôlei precisa do triunfo nesta terça (por qualquer diferença de sets) para forçar a disputa de uma terceira partida, já prevista para o próximo dia 8, novamente em Juiz de Fora e também às 21h.

De acordo com o regulamento, as duas equipes que chegarem à final da Superliga B estarão classificadas para disputar a próxima Superliga principal.

A expectativa é pelo comparecimento novamente de um grande público. Na vitória do JF Vôlei sobre o Praia Grande (3 sets a 0) que confirmou a passagem para as semifinais, foi anunciado um público recorde de 4332 torcedores.

Pulga atrás da orelha

“A gente está com uma pulga atrás da orelha. Tristes pelo resultado mas confiantes que vamos fazer um grande jogo”, afirmou o levantador do JF Vôlei, Tarik Bellini, ao Toque de Bola, ainda na sexta-feira. Tarik foi convidado para o acendimento simbólico da pira olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Intercolegiais de Juiz de Fora.

    A reportagem do Toque de Bola entrou em contato com o Norde Vôlei para trazer ao torcedor mais detalhes e curiosidades sobre a recém-criada equipe cearense.

    Confira as principais informações sobre a equipe que quebrou a invencibilidade do JF Vôlei.

   Negrão é o “pai” do projeto

Marcelo Negrão com os atletas da equipe

– Baseado em Fortaleza/CE, o Norde Vôlei tem como técnico o ex-campeão olímpico e mundial de vôlei Marcelo Negrão, esportista que combina experiência e paixão pelo esporte.

–  Marcelo Negrão anunciou oficialmente a criação do time de vôlei em julho do ano passado (2024) onde pontuou que ali iniciava-se um grande sonho de sua vida. O comandante foi técnico do Rede Cuca Vôlei, resultado do projeto do Instituto de Cultura, Arte, Ciência e Esporte da prefeitura de Fortaleza/CE.

“No Nordeste, não tem time de vôlei profissional, que almeja primeira divisão. Então foi essa ideia, mudar o conceito do esporte no Nordeste, principalmente em Fortaleza, que me fez dar início a esse projeto”, afirmou o ex-atleta Marcelo Negrão, na ocasião.

–   O nome “Norde Vôlei” faz alusão à região Nordeste, onde o time tem como base a cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará. Patrocinados pela empresa Entrepay que tem como maior objetivo o desenvolvimento de jovens talentos e o fortalecimento do esporte no Brasil, a marca abraçou a ideia de trazer maior visibilidade para a região.

   CEO destaca potencial da região Nordeste

   “A região tem um potencial imenso. Queremos ajudar a desenvolvê-lo, não só com nossos produtos, mas também apoiando outras áreas, como os esportes. É uma proposta em linha com nossa missão de democratizar o acesso aos serviços financeiros para aumentar a inclusão e a geração de renda para todos os envolvidos em nosso ecossistema”, afirmou Antonio Freixo, o Mineiro, CEO do Grupo Entre.

Campanha invicta na Superliga C

– Estreante na competição e dando os primeiros passos na Superliga do Brasil, a equipe do Norde Vôlei foi campeã invicta na Superliga C 2024, com  cinco vitórias, todas por 3 sets a 0, garantindo o acesso para a Superliga B em apenas dois meses após a criação do clube, com sede em Fortaleza, aproveitando a estrutura do Clube BNB.

Início ruim na Superliga B

Atletas do JF Vôlei comemoram ponto conquistado no jogo de volta contra Praia Grande pelas quartas de final da Superliga B

– O início do Norde Vôlei na Superliga B não foi dos melhores (curiosamente a estreia foi em Juiz de Fora em 6 de dezembro e o JF Vôlei venceu por 3 sets a 0 – 25/22, 25/22  25/22) e a equipe comandada por Marcelo Negrão sentiu a pressão de um novo torneio, mas com pés no chão, teve uma “virada de chave” ainda no início da Superliga B, chegando às semifinais da competição.

–  Em 13 jogos na primeira fase classificatória, foram nove vitórias e quatro revés e a quarta colocação geral.

– Nos playoffs das quartas de final, o Norde Vôlei derrotou duas vezes o Brasília Vôlei – a primeira por 3 sets a 1 e a segunda, em casa, por 3 sets a 0.

Vantagem

– O time está em vantagem nas semifinais da Superliga B para garantir uma vaga na tão sonhada elite da Superliga de Vôlei por ter vencido, em 26 de março, o Norde Vôlei no Ginásio Aécio de Borba, em Fortaleza/CE: 3 sets a 1.

Norde, equipe treinada por Marcelo Negrão, será o próximo adversário do JF Vôlei, caso a equipe juiz-forana avance às semifinais da Superliga B

– O Norde Vôlei pode cravar um feito inédito e garantir uma vaga na Superliga A e escrever o nome do Nordeste de vez na história da elite do vôlei brasileiro. Caso vença, a equipe cearense estará automaticamente garantida na Superliga A e aguardará a definição entre Montes Claros e Monte Carmelo, para saber quem será o adversário da final, que será em jogo único.

(nota da redação: no primeiro jogo, Monte Carmelo, fora de casa, superou Montes Claros por 3 a 0, parciais 25/22, 26/24 e 34/32. O segundo encontro mineiro da semifinal também está marcado para esta terça-feira, 1º de abril, começando mais cedo, às 18h).

 

Dois ex-JF Vôlei são titulares

Levantador Felipe e Pablo Bertolo em ação: dupla já defendeu o JF Vôlei e agora é adversária em momento decisivo

– Curiosidade: o levantador Felipe Santos e o central Pablo Bertolo, ex-atletas do JF Vôlei, foram contratados pelo time cearense em agosto de 2024, enquanto Marcelo Negrão, juntamente com a administração do grupo, montava o grupo para a Superliga C.

Thiago Salles

Em 20 de dezembro do ano passado, o Norde Vôlei anunciou oficialmente a contratação do ponteiro Thiago Salles, de 30 anos, que disputava a Superliga A pela Neurologia Ativa, equipe que enfrenta problemas financeiros. Thiago foi considerado um dos principais nomes do primeiro confronto diante do JF Vôlei.

 

 

Texto: Toque de Bola, com informações da assessoria do Norde Vôlei e das redes da equipe e da CBV

Fotos: X Fotografia e Stephan Eilert

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário